Sam Moore, lenda do soul e inspiração de Michael Jackson, morre aos 87 Anos

Por - 11/01/25 às 09:27

Sam MooreSam Moore era uma referência na soul music - Foto: Reprodução/ Instragram @legendarysammoore

Sam Moore, lendário cantor do duo Sam & Dave, morreu aos 87 anos na sexta-feira, 10 de janeiro, em Coral Gables, Flórida. O falecimento se deu por complicações no período de recuperação após uma cirurgia.

Ao lado de Dave Prater, Moore marcou os anos 1960 com sucessos como “Soul Man” e “Hold On, I’m Comin”. A dupla transformou o estilo gospel em espetáculos eletrizantes, colaborando com os renomados Isaac Hayes e David Porter.

“Eles criaram sucessos como ‘You Don’t Know Like I Know,’ ‘When Something is Wrong With My Baby’ e ‘I Thank You,’ que se tornaram clássicos do soul”, destacou a AP.

Mesmo com o declínio da popularidade após os anos 1960, “Soul Man” voltou a ganhar destaque em 1978, com a versão gravada pelos Blues Brothers.

Ele, que influenciou músicos como Michael Jackson, Al Green e Bruce Springsteen, tinha sentimentos conflitantes sobre a associação da canção ao duo cômico de Saturday Night Live. “Os jovens achavam que a música era deles, e isso me incomodava”, comentou Moore em entrevistas.

Sam Moore: Conquistas e controvérsias

Sam Moore chegou ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1992, juntamente com Dave Prater, reconhecendo a importância de sua contribuição à música. No entanto, sua carreira também foi marcada por disputas judiciais, tanto com Prater, que morreu em 1988, quanto com a indústria fonográfica.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!          

Em 1993, Moore processou gravadoras bem como a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio, alegando ter sido enganado quanto à aposentadoria. “Dois mil dólares para minha vida toda?”, questionou ele na época. “Se você está lucrando comigo, me dê um pouco também. Não me dê pão de milho e me diga que é biscoito.”

Nascido em 12 de outubro de 1935, em Miami, Moore iniciou sua trajetória na música cantando em igrejas. Ele também foi um dos poucos artistas que se apresentaram na posse de Donald Trump em 2017, apesar de ter criticado o uso de suas músicas por campanhas políticas anteriores.

Sam Moore deixa sua esposa, Joyce, sua filha, Michell, e dois netos. Seu legado, porém, continua vivo em cada nota de suas músicas icônicas.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino