Silvio Santos foi enredo de desfile histórico na Sapucaí. Vídeo!
Por Flavia Cirino - 17/08/24 às 11:56
Apesar da tristeza por sua morte, ocorrida lamentavelmente neste sábado, 17 de agosto, pensar em Silvio Santos traz à memória as muitas alegrias vividas pelo apresentador. Uma delas por exemplo, em 2001, quando a escola de samba carioca Tradição homenageou o empresário, transformando o icônico apresentador em tema de seu desfile.
Morre Silvio Santos, aos 93 anos
A decisão de celebrar a trajetória do “Homem do Baú” surgiu em julho de 2000, através do publicitário Wagner Jacopetti. Ele negociava desde 1997 com Cintia Abravanel, filha mais velha de Silvio, mãe de Tiago Abravanel. Na ocasião, Silvio aprovou o tema, mas não garantiu que iria desfilar. Balela!
O desfile narrou toda a história de Senor Abravanel, desde seus tempos como camelô até sua consagração como apresentador e empresário.
Como foi o desfile
A confirmação de que Silvio Santos desfilaria veio apenas 10 dias antes do evento. O desfile contou com 38 alas e oito carros alegóricos. Narrava a jornada do camelô que se tornou dono de uma das maiores emissoras do Brasil.
Relembre a trajetória de Silvio Santos
Alas inspiradas em programas populares como “Namoro na TV” e “Qual é a Música?” compuseram o espetáculo, reforçando a forte presença do SBT na época, que competia diretamente com a Globo.
Apesar dos rumores de um possível boicote ao desfile por parte da Globo, Nésio Nascimento, então presidente da Tradição, refutou essa possibilidade. A escola de samba desfilou em um domingo à noite, logo após o “Fantástico”, garantindo uma exposição significativa.
Sob os gritos de “é campeão” e “Silvio Santos, cadê você?”, o apresentador, vestindo um terno prateado, emocionou o público e garantiu 39 pontos de audiência para a Globo.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Além de Silvio, outras estrelas do SBT, como Gugu Liberato, Babi Xavier, Ratinho, Moacyr Franco e Hebe Camargo, participaram do desfile, reforçando o impacto da homenagem. Embora o desfile tenha sido um sucesso de público e crítica, a Tradição terminou o Carnaval de 2001 em oitavo lugar, com o título ficando com a Imperatriz Leopoldinense.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino