Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, morre aos 70 Anos

Por - 16/09/24 às 07:32

Morre Tito JacksonTito Jackson fez parte do Jackson 5 - Foto: Divulgação

O cantor Tito Jackson, um dos fundadores do Jackson 5, morreu aos 70 anos no domingo, 15 de setembro. A família confirmou o óbito, mas as causas da morte não foram reveladas.

Jackson 5 fica de lado em documentário. Entenda!

“Estamos chocados, tristes e com o coração partido. Nosso pai era um homem incrível que se importava com todos e com seu bem-estar”, declararam seus filhos em nota oficial.

Toriano Adaryll Jackson, mais conhecido como Tito, nasceu em uma família musical. Ao lado dos irmãos Jackie, Jermaine, Marlon e Michael, integrou o icônico “Jackson 5”.

O saudoso grupo fez história nas décadas de 1960 e 1970 com sucessos como por exemplo “ABC”, “I Want You Back” e “I’ll Be There”. Embora Tito não tenha tido tanto destaque quanto seus irmãos, ele desempenhou um papel crucial como guitarrista e corista do grupo.

Carreira solo de Tito e projetos em família

Com a saída de Michael Jackson para seguir carreira solo, entretanto, o grupo continuou como “The Jacksons” e seguiu em turnê ao redor do mundo. Tito – que já esteve no Brasil – também traçou seu caminho fora da banda, colaborando com outros artistas e lançando projetos pessoais.

Nos últimos anos, contudo, Tito investiu em sua carreira solo e colaborou com os três filhos no projeto musical “3T”. Em 2016, ele lançou seu álbum solo de estreia, “Tito Time”, marcando uma nova fase de sua trajetória artística. Além disso, Tito Jackson colaborou em várias faixas com sua irmã Janet Jackson e outros produtores renomados dos Estados Unidos.

Michael Jackson, seu irmão mais famoso, reconheceu o papel de Tito na família. “Ele está sempre lá quando precisamos dele e consegue projetar uma calma interior que é vital dentro de uma família unida”, comentou Michael em uma entrevista sobre Tito.

Michael e Tito Jackson
Os irmãos Michael e Tito Jackson – Foto: Gregg Cobarr/WireImage.com

Saudade de Michael Jackson

Michael Jackson morreu aos 50 anos em junho de 2009, e a perda afetou profundamente os irmãos. Tito falou sobre como a morte de Michael uniu ainda mais a família.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Eu diria que definitivamente nos aproximou. Reconhecemos o amor que temos uns pelos outros quando um de nós não está mais aqui, que grande perda”, afirmou Tito em entrevista à Associated Press no final daquele ano.

Ainda em 2014, Tito mencionou que ele e os irmãos não conseguiam se acostumar a se apresentar sem Michael. “Eu não acho que nos acostumaremos a nos apresentar sem ele. Sentimos muito a falta dele”, disse ele.

Pouco antes de sua morte, Tito Jackson publicou uma homenagem ao irmão em uma rede social, diretamente de Munique, onde ele e os irmãos visitaram um monumento dedicado a Michael Jackson.

“Antes do nosso show em Munique, meus irmãos Jackie, Marlon e eu visitamos o belo monumento dedicado ao nosso querido irmão, Michael Jackson. Estamos profundamente agradecidos por este lugar especial”, escreveu Tito.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino