Velório e funeral de Artur Xexéo será restrito
Por Flavia Cirino - 28/06/21 às 12:55
O corpo de Artur Xexéo, que morreu no último domingo, 27 de junho, aos 69 anos, será velado nesta segunda-feira, 28, no Rio de Janeiro em cerimônia fechada. O local e horário não foram informados para evitar aglomeração em virtude da pandemia da Covid-19.
Jornalista, escritor e dramaturgo, ele era um dos principais representantes da imprensa cultural no Brasil, com passagens marcantes dor redações do Jorna do Brasil, Jornal O Globo, entre outras. Há duas semanas ele havia descoberto um linfoma e começou o tratamento na última quinta-feira, dia 24 de junho. À noite, ele passou mal. No dia seguinte, Artur Xexéo teve uma parada cardiorrespiratória, logo revertida. Mesmo assim, em função dela, acabou não resistindo.
Veja+: Famosos repercutem morte de Artur Xexéo
Viúvo do jornalista, Paulo Severo, fez um comovente relato.
“Estou anestesiado pela realidade. Eu perdi o meu companheiro na assepsia da palavra. E a minha vida, como a conheço, agora ser foi. Vida que segue e se impõe de maneira impositiva. A vida é má, a gente é que não se dá conta. The show must go on”, escreveu.
Homenagem no ‘Mais Você’
Ana Maria Braga abriu o coração na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, e fez uma linda homenagem a Artur Xexéo, que morreu no último domingo (27), aos 69 anos.
Veja+: Ana Maria Braga emociona ao falar de Artur Xexéo
No Instagram, a apresentadora relembrou um clique ao lado do amigo e abriu o coração sobre a sua partida, além de rasgar elogios a trajetória dele e desejar muita força a Paulo Severo, com quem o jornalista foi casado por 30 anos.
“Que triste! Tivemos mais uma grande perda na noite de ontem. Artur Xexéo nos deixou depois de uma luta de duas semanas contra um linfoma. Meus sentimentos a família, principalmente ao seu companheiro de 30 anos de casamento Paulo e ao Brasil que perde uma mente brilhante. Descanse em paz, meu querido”, escreveu.
Referência no jornalismo cultural
Artur Xexéo era colunista do jornal O Globo e comentarista do canal GloboNews. Seu primeiro trabalho no jornalismo foi no Jornal do Brasil, em 1978. Quatro anos depois passou a trabalhar na revista Isto É e, no ano seguinte, se tornou subeditor da Revista de Domingo, suplemento semanal encartado no JB, além de exercer a função de editor do Caderno B. Em 1992 passou a assinar uma coluna no mesmo jornal.
Em 2000 começou a trabalhar no jornal O Globo, sendo editor do suplemento Rio Show e do Segundo Caderno. Ele também trabalhou na Revista Veja. Desde 2015, Xexéo participava como comentarista da cerimônia da entrega do Oscar, na TV Globo.
Xexéo também é autor dos livros “Janete Clair: A Usineira de Sonhos”, “O Torcedor Acidental” e “Hebe, a Biografia”. Para o teatro escreveu os musicais “A Garota do Biquíni Vermelho”, “Nós Sempre Teremos Paris” e “Minha Vida Daria um Bolero”, além de ser responsável pela dramaturgia do musical “Cartola – O Mundo é Um Moinho” e a adaptação de “A Cor Púrpura”.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino