BTS: Ausência do grupo pode causar impacto bilionário na Coreia do Sul

Por - 21/10/22 às 19:15

Integrantes do BTS posando para fotoFoto: Reprodução/Twitter

Após a confirmação do alistamento dos integrantes do BTS no serviço militar, obrigatório na Coreia do Sul para homens dos 18 aos 28 anos, os fãs do grupo, que deverá voltar às atividades em meados de 2025, não foram os únicos afetados com a notícia. Isso porque, no país asiático, o BTS vai muito além da música e alegria que os sete membros trazem para seus ouvintes, já que eles impactam, e muito, na economia sul-coreana. 

Leia+: BTS: Jin abre o jogo sobre sucesso do grupo em programa

Com o notável crescimento do interesse pela cultura sul-coreana, o K-pop passou a ser um dos principais investimentos do governo e, segundo o portal Yahoo! Finanças, só o BTS é responsável por um impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul. Já de acordo com o site Fortune, desde 2014 o grupo já gerou cerca de 24,1 trilhões de dólares para o país, valor em torno de 150 bilhões de reais na cotação atual.

Leia+: BTS: Confira os lançamentos dos integrantes durante a pausa do grupo

Além disso, em um relatório do Hyundai Research Institute, realizado em 2018, ano em que o BTS ainda não tinha tanto prestígio mundial como agora, mostrou que o septeto foi o motivo pela viagem de um em cada 13 turistas que visitaram o país asiático em 2017. Não parando por aí, a pesquisa ainda aponta que, no período de apenas um ano, o BTS gerou, aproximadamente, 1,1 bilhão de dólares em exportações de artigos de consumo, como mercadorias e cosméticos. 

Leia+: K-pop cresce 36% no Brasil e BTS lidera lista de artistas mais escutados

Vale destacar também que, em 2021, o BTS foi o responsável por gerar mais de 11 bilhões de dólares para a economia da Coreia do Sul, valor correspondente a, em média, 0,3% do PIB do país. Agora, em outubro de 2022, o septeto recebeu cerca de 100 mil pessoas, sendo diversas delas fãs internacionais, no Busan Asiad Main Stadium, na cidade de Busan, em um show gratuito, intitulado “Yet to Come in Busan”.

Leia+: BTS: Integrantes não serão pagos por show em Busan, afirma a HYBE

Além disso, outras 10 mil pessoas acompanharam o concerto simultaneamente no estacionamento do Terminal Internacional de Passageiros do Porto de Busan e mais 49 milhões de fãs também aproveitaram a apresentação através da transmissão ao vivo no aplicativo Weverse. 

SERVIÇO MILITAR

Agora é oficial: o BTS irá cumprir o serviço militar, obrigatório para homens dos 18 aos 28 anos na Coreia do Sul. Na última segunda-feira, 17 de outubro, a BigHit Music, agência responsável pelo grupo, que realizou um último show antes do alistamento no último sábado, 15, divulgou um comunicado anunciando a decisão do septeto sobre o assunto, que já estava sendo discutido entre os parlamentares sul-coreanos há alguns meses

Leia+: BTS: Confira os lançamentos dos integrantes durante a pausa do grupo

“Olá

Esta é BigHit Music. 

Gostaríamos de informar que começamos os preparativos específicos para o BTS cumprir suas obrigações no serviço militar. Primeiro de tudo, é planejado que o membro Jin, que fará suas atividades solo em breve no final de outubro, solicitará o cancelamento do adiamento do alistamento. Depois disso, ele seguirá os procedimentos relacionados ao alistamento da Military Manpower Administration”, começou o pronunciamento. 

Leia+: K-pop cresce 36% no Brasil e BTS lidera lista de artistas mais escutados

Logo em seguida, a empresa ainda confirmou o alistamento dos outros seis membros do BTS: “É planejado que os outros membros também cumprirão seu serviço militar em sequência, de acordo com seus planos individuais. Durante esse tempo, nossa empresa, junto aos artistas, viemos trabalhando em um plano para o cumprimento do serviço militar.

Enquanto pensávamos bastante sobre quando íamos contar [aos fãs] sobre isso, julgamos que agora que finalizamos o show em Busan em prol de apoiar a candidatura [da cidade] para sediar a World Expo 2030, é a hora mais apropriada para contar a vocês sobre isso. Nossa empresa e os membros temos a esperança de retomar as atividades como grupo em aproximadamente 2025, mas, por favor, pedimos que entendam o ponto de que é difícil identificar a hora exata no momento atual. 

Leia+: In The Soop: Disney+ anuncia data de estreia de reality com V, do BTS

Em conformidade, o BTS se concentrará em atividades individuais de acordo com o plano de serviço militar de cada membro. Pedimos que, por favor, deem, de agora em diante, muito interesse e encorajamento a caminhada do BTS também. 

O lançamento de seu primeiro álbum de antologia no início deste ano, abriu o caminho para permitir que os membros levassem algum tempo para explorar projetos individuais. Como parte da família HYBE, apoiamos e encorajamos nossos artistas e estamos orgulhosos que agora cada um deles terá tempo para explorar seus interesses únicos e cumprir seu dever, servindo ao país que chamam de lar. 

Leia+: BTS: Além de ‘Permission to Dance On Stage – LA’, conheça os outros filmes do grupo!

‘Yet To Come (The Most Beautiful Moment)’ é mais do que uma faixa de seu mais recente álbum, é uma promessa, há muito mais por vir nos próximos anos do BTS. Obrigado”, finalizou a agência. 

Vale lembrar que, durante o show “Yet To Come in Busan”, os discursos de J-Hope e RM, líder do BTS, se destacaram, considerando o momento delicado, tanto para eles, quanto para os ARMYs. 

Leia+: BTS lança nova versão de ‘Yet To Come’ em celebração à Copa do Mundo

“Bem, eu acho que esses discursos de encerramento, que estamos fazendo durante esse show, são muito significativos. Pessoal, primeiramente, acho que eu realmente senti saudade deste momento. Eu, na verdade, fui o primeiro a ter um lançamento solo, mas realmente senti muito o vazio sem presença dos outros seis membros. Sem dúvida, quando eu estou com os membros, percebo que adquiro forças e sinto que recebo muita energia […]. Na verdade, eu queria tentar falar também sobre o futuro, não é coisa ruim, pessoal apenas que, a partir de agora, penso que é um momento que precisamos de confiança entre nós e ARMYs. Penso que é a hora de desenharmos o futuro através da nossa confiança que se tornou uma, pessoal”, disse J-Hope. 

https://twitter.com/UniversBTS_/status/1581371761090007041?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1581371761090007041%7Ctwgr%5E29b7bf802bd781cb394154aedabd912ca8267a31%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ofuxico.com.br%2Fmusica-e-shows%2Fbts-jin-divulga-detalhes-sobre-o-projeto-solo-the-astronaut-veja%2F

RM, por sua vez, concordou com o colega de banda e reforçou o pedido da confiança dos fãs neles: “Mesmo que as coisas acontecessem na nossa frente, nós sete sentimos e pensamos o mesmo. Contanto que vocês acreditem em nós, não importa o que aconteça no futuro, continuaremos a avançar sinceramente e faremos música com alegria, portanto, como Hoseokie disse, espero que vocês tenham fé em nós”. 

PRÓXIMAS ATIVIDADES E PRONUNCIAMENTO DO GOVERNO

Além do anúncio do alistamento, a BigHit também enviou uma carta aos acionistas, informando sobre as próximos passos do grupo, tanto antes, quanto durante o serviço militar. De acordo com a empresa, além dos lançamentos individuais de cada membro, os sete integrantes prepararam conteúdos com antecedência, que serão liberados durante o período militar.

Leia+: BTS: RM comenta sobre o futuro do grupo e tranquiliza fãs. Veja!

Vale ressaltar, também, que, durante o serviço obrigatório sul-coreano, os artistas são autorizados a se comunicarem com os fãs através das redes sociais, algo que varia da vontade de casa um. Por isso, a agência também afirmou que uma nova rede de comunicação já está em desenvolvimento.

Leia+: BTS faz história como ‘Grupo do Ano’ no VMAs 2022. Entenda!

“Já existem várias atividades individuais de alguns integrantes que estão programadas para serem divulgadas até meados do ano de 2023. Os membros do BTS poderão interagir com os fãs através de diversos conteúdos que foram preparados com antecedência. Uma plataforma de comunicação diferente entre artistas e fãs está sendo desenvolvida”, adiantou a empresa. 

E não para por aí! Quem também se pronunciou sobre o assunto foi o governo sul-coreano. De acordo com o jornal local, o Ministério da Defesa Nacional está discutindo a possibilidade dos integrantes se apresentarem no exterior em simultâneo com o serviço militar. 

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---