Relembre ações promocionais do pop brasileiro que deram o que falar
Por Raphael Araujo - 20/10/22 às 08:00 - Última Atualização: 19 outubro 2022
Pabllo Vittar e Gloria Groove são, além de as maiores drag queens do mundo nas redes sociais e nas plataformas digitais, dois dos maiores nomes do pop brasileiro, sempre agitando os fãs quando anunciam um novo single ou projeto, e por conta disso, a parceria entre as duas está sendo extremamente aguardada.
A faixa, que se chamará “AMEIANOITE”, teve sua capa finalmente divulgada, assim como a data de estreia: nesta quinta-feira, 20 de outubro, às 23h59 da noite, e um clipe lançado posteriormente, que será inspirado em “Stranger Things”, conforme as prévias mostraram ao referenciar o vilão Vecna, seja no som do relógio, seja em uma pessoa levitando igual da série.
Porém, isso foi apenas a fagulha da divulgação da canção, que já vinha sendo teorizada há algum tempo e teve seus passos estritamente calculados, como quando apareceu, no clipe de “Descontrolada”, música de Pabllo com MC Carol, um cartaz escrito “Lady Leste”, nome do segundo álbum e atual persona de Gloria.
O clímax até o momento das ações de divulgação foi quando, no último domingo, 16 de outubro, no centro da cidade de São Paulo, um grupo de pessoas com look preto com o símbolo da parceria ao corpo, surgiram misteriosamente, sem maiores explicações, apenas a referência direta.
A promoção do lançamento de “AMEIANOITE” está excepcional, porém, não foi a primeira vez que isso aconteceu no pop brasileiro, e nós do OFuxico vamos relembrar outras ações de marketing que deram o que falar. Confira!
LUÍSA SONZA – ANACONDA
Uma ação de marketing extremamente similar à de Pabllo e Gloria para “AMEIANOITE” foi a de Luísa Sonza para “Anaconda *o* ~~~”, pois ela também cotou com um grupo de pessoas vestidas de preto no MASP com um cartaz gigante com uma cobra desenhada. Eles ficaram um bom empo segurando a imagem.
Ainda, diversos lambe-lambe foram espalhados pela capital paulistana com a mesma imagem, tal qual fosse uma organização de respeito, chamando muito a atenção nas redes sociais, que deixaram os fãs assustados e curiosos, e até mesmo internautas que nem sonhavam ser música.
Coroando este momento, Sonza posou em uma banheira rodeada de cobras para anunciar a chegada de “Anaconda *o* ~~~”, confirmando que as imagens de cobra eram de sua ordem.
PABLLO VITTAR – AMA SOFRE CHORA
Sim, Pabllo Vittar estará mais uma vez nesta lista para falarmos de um lançamento solo da drag queen, mais especificamente de “Ama Sofre Chora”, lead single do álbum “Batidão Tropical”, que contou com a maior “trollagem” da artista para o público-geral.
Tudo começou na apresentação da cantora no “BBB21”, em que ela expôs uma bela aliança de noivado e afirmou que “estava noiva”, levantando uma pulga atrás da orelha de todo mundo. Do público-geral, de a artista estar comprometida de uma hora para outra, e dos fãs mais assíduos, de não acharem que ela estaria buscando uma relação estritamente compromissa tão cedo.
Ainda, imagens de que ela já teria casado em uma cerimônia fechada vazaram, aumentando as duas suspeitas. Todavia, o segundo grupo estava certo, conforme a própria Pabllo confirmou posteriormente se tratar de uma estratégia de divulgação, assim como seu desinteresse em casar no momento. Mas o “casório” não parou por aí!
O clipe da canção contou o tal casamento divulgado, com o vestido que Vittar utilizou sendo exposto antes nas redes sociais e até mesmo na Vogue como algo oficial, e foi se encerrar mesmo com a chegada do vídeo, que conta com a artista sendo abandonada no altar.
JÃO – TODOS OS ÁLBUNS
Apesar de não ser uma ação midiática e que deixe o público teorizando, Jão conseguiu criar, mesmo que sendo mais direto que seus colegas, uma técnica de anúncio e divulgação de seus álbuns: liberando nas redes sociais uma carta aberta aos fãs.
Exatamente isso que você leu! O cantor pop, sempre que seu vindouro disco está para ser lançado, ele divulga um texto contando as expectativas com o projeto e como estava penando e se sentindo na composição do mesmo, podendo já introduzir os seguidores à atmosfera que ele deseja entregar.
Um momento que precedeu a divulgação da carta-aberta de “Pirata”, terceiro e mais recente álbum de Jão, foi o fato de ele ter arquivado todas as publicações já feitas em seu Instagram, que até o momento não ficaram disponíveis novamente, dando um susto em todos e deixando qualquer um atento.
GLORIA GROOVE – A QUEDA
Colocar textos indicativos? Divulgar vídeos promocionais? Contar uma história ficcional supostamente real propositalmente para gerar burburinho? Casar isso tudo com a atmosfera do lançamento em questão? Foi o que Gloria Groove fez com “A Queda”, seu maior lançamento até o momento, que completou um ano na semana passada e conquistou diversos recordes.
Primeiro de tudo, a drag queen postou em seu twitter: “é seguimores, a queda veio aí”, sem maiores detalhes. Dias depois, seu canal no Youtube aparentou estra hackeado, com todos os vídeos sendo arquivados, a foto de perfil alterada e um suposto vídeo de “exposed” de uma câmera de segurança da artista empurrando uma pessoa na escada de incêndio estava disponível.
Ainda, Groove publicou um stories afirmando que havia de fato sido hackeada, e que a “pessoa” estava querendo destruir sua imagem com o tal vídeo misterioso, “mas que não ia ficar assim”. Apesar dos fãs já estarem vendo que era marketing, muita gente acreditou no ataque hacker.
No dia seguinte, um vídeo publicado tanto no Youtube quanto nas demais redes sociais trazia uma espécie de teaser, em que o marido de Gloria, Pedro Luís, estava no celular assistindo TV, quando a repórter menciona que “revelações recentes sobre Gloria Groove poderiam causar a sua queda”. Ao fim do conteúdo, Gloria aparecia já com um dos trajes de “A Queda no esgoto caminhando”.
FICÇÃO “CONTINUOU” REAL
Isso confirmou que se tratava sim de um novo lançamento, e não restaram mais dúvidas no público, mas Gloria Groove levou a história até o fim, e em um vídeo em parceria com o Metrópoles, ela aparecia sendo presa e colocada num camburão enquanto fotógrafos e jornalistas tentavam arrancar uma fala.
Mais vídeos ainda cotaram com uma notícia de rádio noticiando a suposta prisão de Gloria e depois, ela estaria sendo entrevistada por Léo Dias demonstrando uma face bem sombria e misteriosa, mencionando termos como ”circo” e “corda-bamba”, já entregando detalhes visuais do clipe, que quando chegou, foi a cereja do bolo com sua superprodução bem investida.
MANU GAVASSI – AUDIO DE DESCULPAS E DEVE SER HORRÍVEL DORMIR SEM MIM
Vamos fechar esta lista com uma das jogadas de marketings mais sensacionais dos últimos anos, que não se restringe s[o a música, mas também se expande para a participação de Manu Gavassi no “Big Brother Brasil”, que deu tão certo que a estratégia passou a ser adotada por participantes de reality shows em edições posteriores ao “BBB20”.
Tanto Manu quanto Boca Rosa se mostraram verdadeiras rainhas do marketing ao apresentarem um planejamento estratégico midiático, com conteúdos preparados especialmente para serem postados enquanto elas estão confinadas.
Além de ter virado meme nas redes sociais – afinal ela disse várias frases ‘sensatas’ e caras e poses que sabia que viria a gerar buzz -, Manu Gavassi também fez vídeos próprios debochando de sua participação no reality show, explicando quem é ela, o que ela faz e por que decidiu entrar no BBB, se apresentando para um público totalmente novo que talvez não a conhecesse.
Assim como Bianca, a cantora também usou as roupas que usava nos vídeos dentro da casa, assim parece que é ela mesma quem está postando tudo, gerando um maior engajamento com essa estratégia multimídia.
Mas como isso entra nos lançamentos musicais? Bom, vamos lá…
ÁUDIO DE DESCULPAS
Durante a participação da artista no reality, foi lançado o clipe “Áudio de Desculpas” em meio a badalada ação de marketing dela, com o vídeo sendo indicado a dois festivais, um, inclusive, realizado na Califórnia.
No dia em que o vídeo ficou disponível, a artista utilizou a mesma roupa que veste na produção dentro da casa mais vigiada do país, e como isso foi no meio do programa, os seguidores já estavam atentos, e captaram a mensagem que Manu Gavassi estava desejando passar, e correram para conferir o clipe e a canção, que era outro desabafo sobre sua vida pessoal e personalidade, criando uma conexão ainda maior com os fãs.
DEVE SER HORRÍVEL DORMIR SEM MIM
Posteriormente, a artista gerou muito buzz com o lançamento de “Deve Ser Horrível Dormir sem Mim”, que trouxe junto um novo fator marcante: a troca de visual para os fios loiros e a persona temporária de Malu Gabatti. A artista apagou todas as suas fotos das redes sociais na época e deixou apenas uma com o novo cabelo, revelando se tratar de uma personagem diretora.
No Tik Tok, Malu Gabatti apareceu supostamente demitindo dois funcionários, e em seguida, faz outra ligação e pede para falar com ninguém mais, ninguém menos, que Gloria Groove. Em seguida, ela compartilhou mais uma foto na qual aparece em sua cadeira de diretora, mas agora com novos detalhes: uma cadeira para Gloria com a própria drag queen sentada e outra para Manu Gavassi.
Alguns dia depois, o hit foi lançado, e claro que a canção ganhou um clipe em versão mini-curta de dez minutos, na qual Malu Gabatti se apresenta oficialmente ao público, ensinando no decorrer do conteúdo como criar um clipe pop de sucesso e quais são os itens necessários para que faça sucesso. Mais referências ao “BBB20” e ironização das críticas que Manu recebeu posteriormente marcaram o roteiro da produção.
Em meio a isso, ela está preparando a filmagem do clipe de Manu Gavassi e Gloria Groove, mas a primeira está sumida e não quer aparecer de jeito nenhum para o trabalho, afirmando “não querer se expor”. Todavia, a Maior surpresa foi na aparição do casal Chay Suede e Laura Neiva, mostrando que está tudo certo entre eles e Manu, que já teve um relacionamento com o ator no passado.
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Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.