Escândalo Íntimo: Polêmicas e detalhes de novo álbum de Luísa Sonza

Por - 29/08/23 às 08:00 - Última Atualização: 28 agosto 2023

fotomontagem de luisa sonza no clipe de principalmente me sinto arrasada, em buenos aires e no clipe de campo de morangoFoto: Pam Martins/ Reprodução Instagram @luisasonza/Reprodução Twitter @luisasonza/Montagem

Luísa Sonza promete quebrar a internet mais uma vez nesta terça-feira, 29 de agosto, às 21h da noite, quando lançar oficialmente seu novo álbum, “Escândalo Íntimo”, que vem tendo uma divulgação e repercussão muito diferentes do restante da carreira da cantora, e OFuxico vamos listar os detalhes e polêmicas envolta do disco. Confira!

CONCEITO E ESTILO

Luísa Sonza estilosa em coletiva de "Escândalo Íntimo"
Luísa Sonza estilosa em coletiva de “Escândalo Íntimo” (Foto: Manu Scarpa/Brazil News)

“Escândalo Íntimo”, novo disco de Luísa Sonza, mostra um trabalho artístico mais maduro. Com pegada conceitual, o álbum, com um total de 26 faixas, reflete uma viagem no interior da artista. A cantora, inclusive, afirmou que as 26 músicas estão divididas em quatro blocos, cada um com uma temática ou sonoridade específica para o grupo de faixas presentes nele.

Autorais, as músicas da obra representam quase como uma psicanálise da vida de Luísa, passando pelo seu consciente, subconsciente e inconsciente ao explorar os acontecimentos tangíveis de sua vida, assim como as angústias e inseguranças.

Os conceitos surrealistas e psicanalíticos também permeiam o ponto criativo do projeto, sendo inseridos nos visuais do trabalho. Todo produzido em Los Angeles, com músicas em português, inglês e espanhol, o disco chega com grandes feats nacionais e internacionais, além de muitas surpresas para o público.

Aliás, ela afirmou por meio de postagens no Twitter que o álbum só terá seu sentido completo se escutado inteiro e da maneira que chegar ao mundo, e que os singles soltos deixariam diversas dúvidas na cabeça dos fãs. Inclusive, “Campo de Morango” foi cortada pela metade ao ser lançada.

Ao mesmo tempo, surgiram conversas de que, assim como “Doce 22”, alguns singles estariam bloqueados para erem lançados posteriormente com um foco maior, e até teorias de que os lançamentos se dividiriam em dois ou quatro blocos chegando nas plataformas foram feitas.

VISÃO DE LUÍSA SOBE O PROJETO

Luísa Sonza estilosa em coletiva de "Escândalo Íntimo"
Luísa Sonza estilosa em coletiva de “Escândalo Íntimo” (Foto: Manu Scarpa/Brazil News)

Ao anunciar “Escândalo Íntimo” em 09 de agosto, junto com a capa e contracapa, Luísa Sonza comentou sobre o álbum nas redes sociais: “Bem-vindos ao meu ‘Escândalo Íntimo’. Nesse momento tô na estrada, indo pro outdoor que colocamos pra anunciar esse álbum”.

“Tô escutando agora no carro “Outra Vez” uma das mais dolorosas (das várias que tem). Esse álbum é longo, e como é! É uma longa história… Me doeu tanta coisa por tanto tempo e agora tudo do meu eu mais íntimo vai estar aí, pra todo mundo ver e escutar. Vocês vão entender aos poucos…”, continuou ela.

“Esse álbum é sobre histórias de amor que deram errado, sobretudo, a de mim comigo mesma. Pesadelos. Uma autoanálise de um relacionamento abusivo, antes comigo, do que com os outros, que eu só descobri no meio de todo o processo. Que burrice a minha achar que alguém além de mim era culpada por tudo que fiz comigo”, concluiu a artista.

SPOILER DO NOME

Ainda, antes de revelar o nome do disco, ela já tinha feito uma avaliação do disco em seu aniversário: “25. Cheguei nesse ano orgulhosa de mim, eu não poderia me dar um presente melhor do que fazer o álbum que fizemos. LS3 é a coisa mais linda que eu poderia ter feito por mim”.

“Tá um escândalo, com toda a certeza, mas muito mais interno do que externo, mesmo que quando o assunto é escândalo externo eu não deixe a desejar, esse álbum todo se passa dentro de mim. E eu to orgulhosa do que consegui por pra fora. Criar esse álbum longe de tudo que me conhece fez eu me lembrar de mim”, afirmou.

“Lembrar do que eu gosto, do que eu canto, do que eu sou, esse álbum me fez lembrar que eu me amo sim. Talvez eu já não tenha mais tanto medo do escuro, nem dos fantasmas da minha cabeça. E agora, claro, eu tô muito, mas muito ansiosa pra vocês verem o que a gente fez”, concluiu Luísa Sonza.

THE TOWN ESTREARÁ O NOVO SHOW

Luísa Sonza estilosa em coletiva de "Escândalo Íntimo"
Luísa Sonza estilosa em coletiva de “Escândalo Íntimo” (Foto: Manu Scarpa/Brazil News)

Aliás, não vai demorar muito para os fãs escutarem as novas músicas ao vivo, afinal, Luísa Sonza estreará sua nova turnê baseada no disco neste próximo domingo, 03 de setembro, quando abrir o dia do Palco Skyline do The Town, mais novo festival de música brasileiro dos mesmos criadores do Rock in Rio.

Inclusive, ela compartilhou uma foto nas redes sociais mostrando toda a setlist de sua apresentação no festival, na qual ela dividiu em seis etapas e mistrou as canções novas com as antigas, e até distorceu algumas faixas que não forma reveladas.

Entre as músicas reveladas que estarão presentes no show, podemos citar Carnificina”, “Campo de Morango”, “Surreal”, “Penhasco 2”, “Principalmente Me Sinto Arrasada”, “Dona Aranha”, “Luísa Manequim”, “Modo Surto” e “Lança Menina”. Hits marcantes como “Anaconda”, “Toma”, “Café da Manhã”, “Htel Caro” e “Cachorrinhas” continuam na apresentação.

“CAMPO DE MORANGO” E GRANDE POLÊMICA

cenas do clipe campo de morango, de luísa sonza
Reprodução/YouTube

Há duas semanas atrás, Luísa Sonza lançou “Campo de Morango” como o primeiro single de “Escândalo íntimo”, e o que chamou a atenção no clipe e rendeu muitas polêmicas foi o suco de morango vermelho espalhado pela cama, com muitos internautas associando como sangue visualmente.

Isso gerou comentários sobre como era desconfortável de se assistir, que poderia ativar alguns gatilhos, e alguns acabaram associando a temas mais delicado ao juntar a imagem com o trecho da letra que fala “Acordei, tu tava me chamando/Eu tava de ladinho e tu ia colocando”. Outros pensaram em aborto, mas todos diziam como era uma sensação ruim.

Ainda, ela chegou a ser acusada de que havia feito um pacto com o demônio, e que ela teria sido possuída por um espírito que quebraria objetos caso ela não cumprisse que ele exigisse para compor o trabalho, que Sonza negou veementemente no podcast “PodDelas”.

Outro ponto criticado foi que a música é muito similar à lançamentos mais comerciais da artista, e a propaganda do disco era de algo novo e conceitual. Entretanto, muitos apontaram que a escolha do primeiro single ser essa foi proposital para gerar comentários e o álbum vir na contramão, mostrando que “nada é o que parece”.

“PRINCIPALMENTE ME SINTO ARRASADA” É BEM DIFERENTE DA ANTERIOR

Luísa Sonza
Luísa Sonza mostra novo lado e vira a sua carreira com “Principalmente Me Sinto Arrasada” (Reprodução/Youtube)

Muito do que foi discutido no último parágrafo acima aconteceu com a chegada do segundo single, “Principalmente me sinto arrasada”, que é completamente diferente de “Campo de Morango”, sendo de fato uma produção mais intimista e ficada na artista, com seu tema principal sendo a “ansiedade”.

Em diversos trechos, ela aborda os sentimentos que são evocados em crises que chegam com ela, como no verso abaixo, onde ela relembra as ‘Vozes da Cabeça’: “Grito na cabeça, voz que me sai arranhada/E eu não faço porque os outros querem que eu faça”.

Fã Sonza
Fã aclama Luísa Sonza em nova fase vulnerável (Reprodução/Twitter)

As dores do dia a dia também são abordados: É muito comum a ansiedade e a depressão andarem lado a lado. No trecho abaixo, ela canta sobre aquela dor interna, o cansaço, a vontade de não sair da cama, mesmo quando o mundo e o seu lado profissional estão gritando e ‘tocando feito despertador’: “Menina, tá ficando muito tarde/Tá tocando o teu alarme/Tu tem coisa pra fazer”.

No final, ela ainda chega com a famosa crise: Será que somos suficientes? Será que estamos sendo completos? Será que as pessoas estão levando a sério nossos desabafos? Luísa volta a falar sobre isto e reflete o questionamento de ‘ser uma fraude’, que causou comoção: “Será que alguém vai querer saber?/Ou ninguém mais tá interessado no que eu tenho a dizer?/Será que eu sou uma fraude?”.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.