Gloria Groove sobre ‘Futuro Fluxo’: ‘Quero um documento histórico do funk’

Por - 20/01/23 às 19:50

gloria groove e valesca popozuda posando juntas em festa de lançamento de proibidonaFoto: Patrícia Devoraes/Brazil News

Na última quarta-feira, 18 de janeiro, mesmo dia de seu aniversário de 28 anos, Gloria Groove deu início à nova etapa da de sua carreira com o lançamento do single “Proibidona”, em parceria com Anitta e Valesca Popozuda, sendo esta a primeira canção revelada do vindouro projeto “Futuro Fluxo”.

Durante sua festa de aniversário, a artista conversou com a imprensa (e OFuxico esteve presente) sobre essa nova Era, que está ligada ao álbum “Lady Leste” e toda a Era que ela percorreu desde 2021, revelando novos detalhes do que está por vir e do que os fãs podem esperar deste novo projeto.

“O Futuro Fluxo é uma experiência anexa à Era Lady Leste, que não acabou ainda, vem uma grande surpresa pela frente, então esse novo projeto é pensado para ser a nossa grande curtição, um momento de celebrar as conquistas de ‘Lady Leste’. Poderia ser um Deluxe, poderia ser um EP, mas vai ser toda uma Era dedica a celebrar isso e ao futuro, aos novos ares e mirar de volta ao nosso futuro, que será brilhante”, garantiu a drag queen.

DIVERSÃO E EVOLUÇÃO PESSOAL

Ao falar da relação entre os dois projetos citados, Gloria explicou: “‘Lady Leste’ é um alter ego milimetricamente calculado para eu poder me expressar como eu sou, de onde eu vim, sem depender necessariamente do recorte drag ou de algum estilo musical, se tratando exatamente de uma cultura, de um lugar real e de onde nasci. Ajudou a me entender muito melhor e o mundo a me entender mais”.

Groove pretende dar continuidade a isso em “Futuro Fluxo”: “Costumo tratar o ‘Futuro Fluxo’ como um lugar mental, um estado de espírito, como se eu estivesse mirando na minha evolução pessoal e aprendendo a celebrar minhas conquistas, sair de um lugar de apenas trabalhar sem parar e ter pouquíssimo para comemorar as vitórias”.

“Em 2021 e 2022 aprendi que, tão importante quanto lutar e batalhar e conseguir, é você comemorar junto com quem você gosta. O ‘Futuro Fluxo’ é pensado para que eu me divirta, senão eu nem tento”, garantiu ela.

TRAP, PARCERIAS E FUTURISMO

Por conta de “Proibidona”, muitos imaginaram que o funk seria o único gênero presente do no projeto, tal qual foi o R&B para “Affair”. Porém, Gloria Groove negou que fosse o caso: “Dentro do Futuro Fluxo, o gênero secundário vai ser o trap, com certeza, tenho experimentado mais com esse gênero, até porque tenho escutado muito mais, então além do funk marcante, o trap também estará no meio”.

“Um dos grandes trunfos do projeto Futuro Fluxo serão as participações especiais, mesmo porque, fazendo esse projeto, vim a entender que ele é sobre vozes, sobre a originalidade e peculiaridade que cada voz do funk tem, é muito característico como cada voz se destaca de uma maneira e por um motivo completamente diferente, então quero retratar esse contraste dentro do Futuro Fluxo. Então, vocês podem esperar grandes feats com grandes nomes do funk atual, do funk raiz, e do rap/trap que estão despontando na cena”

Tá, mais qual o objetivo maior de “FuturoFluxo”? A cantora respondeu: “Ele foi pensando para ser um baile funk do futuro! Como seria um baile funk em 3023? Quais serão as peças fundamentais do funk? O que seria viver em um mundo distópico onde tudo foi extinguindo e o funk sobrou, o som sobreviveu, a luz do renascimento estava focada na criação de uma semente da contracultura que retrata a vida e o dia a dia de pessoas de verdade”.

“O Futuro Fluxo ainda está acontecendo, está rolando enquanto falo com vocês. É um dos processos que estou deixando vocês entrarem mais na metade possível, é uma coisa que é recorrente e ainda estou criando, ainda vou compartilhar quando ele vai ser lançado”, completou.

HOMENAGEM AO FUNK E CONQUISTAS

Sobre o fato de “Futuro Fluxo” ainda estar em produção conforme é revelado ao público, Gloria vê isso com bons olhos: “Ele ainda está nascendo e crescendo, o que é muito legal para mim porque tenho a oportunidade de colher as opiniões de vocês e ir evoluindo estudando, de repente trazer mais alguma novidade, e fico feliz demais que dentro dessa nossa estratégia, eu tenho tempo de explicar do que se trata cada música”.

“Em ‘Proibidona’, eu quis homenagear a trajetória das mulheres no funk e, obviamente, fazer uma menção honrosa à atemporal estética da Furacão 2000, originada pela Valesca e pela Anitta, e trazer elas duas nessa música é quase uma benção, trazer duas deusas do funk para iniciar uma Era pautada nesse estilo”, afirmou a artista.

“Espero que com outros singles eu crie um cenário de profundidade tão coeso e não somente para curtir, mas que seja um documento histórico do funk. Quero que o ‘Futuro Fluxo’ seja isso, uma cápsula do tempo que daqui mil anos abram e vejam o que era o funk de hoje em dia”.

“Então é sobre conceber esse baile funk futurista puxando todas as referências que a gente sempre amou, que já era muito forte nos anos 2000 e 20 anos depois vemos os resultados dessa força, pois estamos voltando a nos interessar pela estética dessa época, puxa referências, então acredito que o Futuro Fluxo vem em boa hora não só por conta disso, mas também porque nunca se viram tantos funks no Top 50 Brasil, momento inédito para história do gênero, além de ser um dos lugares em que mais encontro e reconhecendo a cultura brasileira”, garantiu Groove.

Festa de aniversário de Gloria Groove
Foto: Patrícia Devoraes/BrazilNews

CONEXÃO COM SUAS ORIGENS

A drag queen ainda relembrou sua história com o funk: “Eu tive o privilégio de crescer e ter uma educação bastante ambígua. Ao mesmo tempo que eu tinha acesso ao máximo do preciosíssimo da música pelos amigos da minha mãe, que erma conceituados, eu ia de manhã para a escola pública e tinha um contato muito grande com o funk. Então quando falo desse gênero, acabo voltando muito para casa, Vila Formosa, é inevitável, pois faz referência direta ao tempo que eu convivia com essa galera da quebrada”

“Foi nessa época quando aprendi a batucar e a improvisar! Eu gostava muito de rap, então uma coisa ia direto de encontro uma com a outra, eu era literalmente a gay que aprendia os versos da Nicki Minaj e fazer para a sala inteira, era a maneira de mostrar meu talento, pois ainda não escrevia”, lembrou ela.

“Quando passei a compor, passei a me entender melhor e ver como o funk ia me ajudar no resto da vida conseguir incluir esse elemento foda da rima ao mesmo tempo que faço algo extremamente brasileiro e nosso, sinto que estou contribuindo com nossa cultura de maneira grande”, garantiu.

Por fim, Gloria Groove prometeu que seu bloco de Carnaval, o ‘Bloco das Gloriosas’, terá inspirações no “Futuro Fluxo”: “O Bloco das Gloriosas por enquanto será exclusivo para São Paulo, mas claro já mirando poder se expandir para outras cidades. Eu quero ter amadurecido muito para tirar esse evento daqui, aprender novas maneiras de fazer essa festa. Mas o pessoal pode esperar um line-up completamente novo, uma nova experiência inspirada nessa Era do ‘Futuro Fluxo’, convidados ilustres, e a gente se encontra lá com certeza!”

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.