Legião Urbana: Turnê chega com André Frateschi no vocal

Por - 25/04/23 às 10:37

André Frateschi, Marcelo Bonfá e Dado Villa-LobosFoto: Divulgação

Vem aí uma nova turnê do Legião Urbana! As apresentações contarão com Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e André Frateschi no vocal. Também estarão no palco Lucas Vasconcellos (guitarra), Mauro Berman (baixo e que assina a direção musical, encarregada de juntar as canções dos dois álbuns) e Pedro Augusto (teclado).

E os shows não são um retorno da banda que fez o maior sucesso nos anos 1980-1990, com o saudoso Renato Russo (1960 – 1996), ao contrário, é um encontro dos integrantes da banda para homenagear a mesma.

Batizada de “As V Estações”, a turnê reúne sucessos de dois álbuns do grupo, são eles “As Quatro Estações” (1989) e “V” (1991), onde o peimriro álbum vendeu dois milhões de cópias. Segundo Dado, “A Legião virou uma entidade, e essa entidade está aí. Só precisamos mantê-la viva.”

À partir do dia 05 de maio a turnê cai na estrada, começando por Sorocaba, no Interior de São Paulo, no Recreativo Campestre. Depois eles chegam a São Paulo, no Unimed Hall (06/05), Brasília (13/05), Belo Horizonte (20/05), Porto Alegre (24/06), Rio de Janeiro (01/07), Curitiba (26/08), João Pessoa (15/09), Recife (16/09), Manaus (26/10), Belém (28/10), Teresina (24/11) e Fortaleza (25/11).

“RESPONSA”

O ator e cantor André Frateschi enviou um texto à imprensa, falando da nova temporada de shows da Legião Urbana tendo ele nos vocais.

“Em 2015, quando nos juntamos para essa celebração dos 30 anos de lançamento dos álbuns da Legião Urbana, o projeto previa algo em torno de 20 shows. Agiu, então, a lei do encontro; formamos uma banda que criou raízes e assim foram – até agora – sete anos, duas turnês e centenas de apresentações. E, agora, estamos prontos para embarcar numa próxima estação. Dado e Bonfá são a corporização disso tudo, e eu presencio a cada subida no palco, olhando nos olhos do público, o tamanho desse reencontro. São apresentações analógicas, cheias de som e fúria, que mantêm viva a chama do rock.”

NA JUSTIÇA

Em outubro de 2022, aconteceu o julgamento na 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tomou a decisão de que a Justiça do Rio de Janeiro deve seguir apurando o recurso que envolve divisão de lucros da turnê comemorativa do Legião Urbana.

Há quase nove anos a produtora do ex vocalista da banda, Renato Russo, que morreu em outubro de 1996 e segue administrada pelo filho do cantor, Giuliano Manfredini, pediu a divisão de lucros a Dado Villa Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria), referente a turnê que comemorou os 30 anos do LP “Legião Urbana”, lançado em 1985.

Giulianno afirmou na época, ter os direitos totais pelo nome do grupo, e notificou os dois que usaram o nome da banda, recebendo a réplica de que eles também têm os direitos, visto que estão juntos desde a época da formação da mesma.

Em 2018, o TJ do Rio de Janeiro relatou a conclusão de que os músicos deveriam repassar um terço dos lucros à produtora.

REGISTRO

Em 1987, a empresa Legião Urbana Produções Artísticas, de propriedade de Renato Russo, Renato Rocha (também já falecido) Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, registrou o nome da banda no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Anos depois, Marcelo e Dado venderam suas cotas da empresa para Renato. Após a morte do vocalista, em 1996, a empresa foi herdada por Giuliano Manfredini.

Em 2014, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro assegurou a Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá o direito de usar a marca. A decisão permitiu aos remanescentes do grupo fazer uma turnê comemorativa dos 30 anos dos dois primeiros discos da banda, “Legião Urbana” e “Dois”. Guliano decidiu recorrer ao STJ e passou a exigir que os músicos pagassem multa de R$ 50 mil por cada show. Na defesa, o advogado do herdeiro citou que, após a morte de John Lennon, ninguém jamais se apresentou com nome dos Beatles.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.