Magia Amarela: Juliette explica caso de plágio de Emicida e aponta novo crime

Por - 19/10/23 às 13:40

juliette falando da polêmica de plágio de magia amarela

A polêmica de plágio de Juliette e Duda Beat com a campanha “Magia Amarela” segue pegando fogo e a campeã do “BBB21”, TV Globo, surgiu nas redes sociais para falar pela 1ª vez sobre o assunto. Após o irmão de Emicida, dono do projeto “AmarElo”, acusar a dupla de copiar a ideologia por trás do disco, a cantora se explicou.

Juliette disse que já conversou com a dupla e a situação está resolvida: “Eu preciso conversar algumas coisas com vocês. A primeira dela é sobre o que aconteceu ontem na campanha publicitária, que vocês já viram em vários lugares. Eu coloquei um resumo aqui, se é que é possível resumir, mas quero reforçar aqui. Tudo foi entendido, conversado, eu conversei pessoalmente e com todo o respeito do mundo, com a Emicida, com o Fióti. Enfim, não há lados opostos, não há intenção nenhuma, nem deles, nem minha, nem de ninguém, que pessoas sejam machucadas, que tenham essa energia aí, que não é legal. Enfim, tá tudo bem, tudo tranquilo, ok?”.

Então, seguiu refletindo sobre as críticas da web: “Depois de tudo esclarecido, começou o tribunal da internet, que acontece sete dias por semana, 24 horas por dia. Tem alguns poucos juízes que se auto-intitulam juízes e eles determinam quem é artista, quem não é, o que é arte, quem não é, quem é bom, quem não é. Escolhem a cabeça da vez e fazem acusações. Nesse caso, me acusaram de, já que a cabeça era minha, me acusaram de que os meus trabalhos tinham plágio. Vamos lá. Primeiro que, já que vocês sabem de tudo, eu espero que vocês entendam as características de um plágio e que isso é crime e que imputação de crime também é crime”.

“Não acreditem no que vocês veem na internet. São tantos interesses por trás de tudo, há tanta manipulação, vocês não têm noção. Uma coisa é repetida várias vezes para que você coloque isso na sua cabeça. Não é verdade, não acreditem. Antes eu imaginava que era assim, agora eu tenho certeza. Há três anos eu vivo isso de perto. Mas enfim, voltando ao tribunal. Há uma diferença entre referências e inspirações que está aí para todo mundo, é de domínio público. E plágio”, continuou.

Ela ainda relembrou que os internautas já a acusaram de plágio com a música “Não Sou de Falar de Amor”, com João Gomes: “Eu vou citar um dos casos que falaram que era plágio aqui, que é uma capa da minha música Não Sou de Falar de Amor, que é uma capa com fundo azul”.

Ela explicou as referências para capa da música: “Quando eu pensei nessa capa de Inácio Não Sou de Falar de Amor, primeiro que é uma música que tem em Bahia, que tem xote, que é do Nordeste, que acho que com João Gomes e tudo isso. Eu pensei, naquelas casas de interior que tem a parede de carro azul e tem uma foto das pessoas como se fosse uma pintura que na casa dos nossos avós tem”.

@ofuxico.oficial Juliette se pronuncia sobre caso de plágio. #juliette #juliettefreire #emicida #fioti #plagio ♬ som original – OFuxico

Entenda o caso!

A polêmica começou quando os internautas detectaram semelhanças no conceito geral do trabalho, nas artes de divulgação e até no cenário para a fotografia do projeto. Evandro Fióti, produtor e irmão de Emicida, foi o primeiro a falar do assunto.

O projeto de Emicida, “AmarElo” envolve três partes: o disco “Amarelo”, o doc “Amarelo – é tudo pra Ontem” e o “Amarelo ao vivo”.

“Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?”.

“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar”.

Diante da repercussão negativa, Juliette e Duda Beat resolveram se pronunciar sobre o caso.

“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

Juliette se pronunciou
Juliette se pronunciou – Reprodução/Instagram

A equipe de Duda Beat revelou até ter percebido certa semelhança com o projeto, mas aceitou mesmo assim, após ver que o nome de Felipe Vassão, um dos autores do projeto AmarElo, foi citado em uma reunião da negociação.

Duda Beat se pronunciou
Duda Beat se pronunciou – Reprodução/Instagram

Bauducco cancela projeto

Depois, a Bauducco, empresa contratante, cancelou a peça publicitária. Em nota, a marca revelou que tinha apenas “o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos”.

A Bauducco afirmou ainda que escolheu Juliette e Duda Beat para a campanha por conta do forte laço afetivo das duas.

“A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base em laços de afeto, de profundidade e da arte”.

Porém, após tantos questionamentos e acusações de plágio, a marca decidiu cancelar a proposta, mas seguirá dialogando para uma nova ação publicitária.

“A Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifestam total respeito e admiração”, finalizou.

Veja a nota completa!

“A música ‘Magia Amarela’, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e postagens das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base em laços de afeto, de profundidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringe à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifestam total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.