Matuê desbanca Anitta, Luísa Sonza e Taylor Swift no Spotify
Por Raphael Araujo - 11/09/24 às 17:33
Um presente dedicado aos jovens. É como Matuê define 333, seu mais novo álbum, lançado de surpresa às 15h33 da segunda-feira (09). Gravado com métodos analógicos, o disco é o resultado do amadurecimento pessoal do artista. Além disso, foi concebido como uma narrativa cinemática, inspirada pela jornada do herói e por vivências do rapper no mercado fonográfico.
Após cancelamento da cerimônia, Anitta e Matuê conquistam MTV EMA
“‘333’ nasce depois de um longo período de bloqueio criativo”, afirmou o músico, em suma, que vem instigando fãs sobre seu segundo registro de estúdio há cerca de dois anos. Ou seja, o projeto era extremamente aguardado por seu público. “Após o sucesso de ‘Máquina do Tempo’, tive que me reconectar com o que importava de fato. Foi um processo de amadurecimento pessoal e os estágios disso são narrados nessas faixas”.
Pois bem, com esse lançamento, Matuê agora é dono da maior estreia de um álbum no Spotify Brasil. Nesta terça-feira (10), “333” atingiu a incrível marca de 16 milhões de plays em suas primeiras 24 horas no ar, um recorde absoluto na plataforma. O projeto foi lançado de forma independente.
“Esse é o disco da minha vida. Foi produzido do jeito que eu queria, no meu tempo, indo contra o que o mercado tenta exigir dos artistas. Tenho muito orgulho desse projeto”, afirmou Matuê, em síntese. O sucessor de “Máquina do Tempo” cravou ainda 11 das 12 faixas do projeto no Top 50 das mais tocadas no Spotify Brasil – duas delas dentre as cinco primeiras posições. Isso apenas 6h após o lançamento.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Quem divide o top 5 de estreias do Spotify Brasil com Matuê e foram destronados pelo rapper e o álbum são: Luísa Sonza com “Escândalo Íntimo” (15.638.798 reproduções); Taylor Swift com THE TORTURED POETS DEPARTMENT (11.836.644 reproduções); Anitta com “Funk Generation” (10.783.158 reproduções); e Jão com “SUPER” (8.118.835 reproduções).
Relembre carreira e vida de Matuê
Matuê nasceu em Fortaleza, Ceará, e aos oito anos de idade, se mudou com seus pais para Oakland, cidade localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, morando durante três anos no país. Com isso, aliás, ele conseguiu se tornar fluente em língua inglesa, e voltou para o Brasil em 2004, aos 11 anos de idade, e aqui, estudando em escola pública, o artista começou a ter contato e se interessar pelo mundo do Rap.
Posteriormente, ele começou a trabalhar como vendedor em uma loja de roupas de um shopping, e depois de um tempo, virou professor particular de inglês, e com isso, pode juntar dinheiro para começar a investir na sua carreira musical. Com início em 2015, em 2016 ele já se destacou na cena nacional com seu primeiro lançamento de trap, “RBN”. Atualmente, Matuê tem 7,1 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Matuê lança música com rapper norte-americano. Ouça ‘Conexões de Máfia’!
Foi 2020, Matuê lançou seu primeiro álbum, “Máquina do Tempo”, com sete faixas e uma espécie de faixa bônus dentro da canção título, intitulada de “A+”. O lançamento do disco quebrou na época o recorde de melhor estreia no Spotify Brasil, totalizando 4,6 milhões de reproduções na plataforma nas primeiras 24 horas, e tornou-se o primeiro disco do rap nacional com cinco músicas acima de 100 milhões de execuções, além do próprio album ter passado de 110 milhões de visualizações no YouTube em uma semana.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.