Milton Nascimento: Último show da turnê será transmitido ao vivo. Saiba!
Por Luigi Civalli - 11/11/22 às 15:10
O Globoplay transmite neste domingo (13), com exclusividade, o último show da turnê “A Última Sessão de Música”, que marca a despedida do cantor Milton Nascimento dos palcos. A apresentação, que acontecerá no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), terá duas horas de duração e trechos do espetáculo serão exibidos no “Fantástico” deste domingo, na TV Globo.
Ao todo, 13 câmeras espalhadas pelo estádio farão a captação das imagens, incluindo drone, gruas, trilhos e câmera sem fio no meio do público. As imagens também serão usadas em um documentário que está sendo produzido para o Globoplay.
Durante todo o ano de 2022, após 43 discos gravados, cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston, Milton cantou seus maiores sucessos nesta turnê que passou por Brasil, Europa e Estados Unidos. Canções inesquecíveis como “Coração de Estudante”, “Nos Bailes da Vida”, “Canção da América”, “Caçador de Mim”, “Maria Maria” e “A Última Sessão de Música”, que dá nome à turnê, fazem parte do repertório preparado para este domingo, celebrando os 60 anos de carreira e 80 anos de vida do cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro.
O show de despedida de Milton Nascimento dos palcos tem direção geral de Augusto K. Nascimento. O projeto de cenário é assinado pelos artistas OSGEMEOS, e os figurinos usados por Milton são do estilista Ronaldo Fraga. A direção musical é do maestro Wilson Lopes. A transmissão exclusiva no Globoplay, que ficará disponível para assinantes por três meses na plataforma, tem direção de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro.
DESPEDIDA DOS PALCOS
Milton Nascimento completou 80 anos no dia 26 de outubro. O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou um estudo especial em homenagem ao cantor e sua obra. O levantamento do instituto apontou que a canção “Maria Maria”, em parceria com Fernando Brant, é a música mais regravada até hoje, com 144 regravações cadastradas no banco e dados, e também é a música mais tocada de seu repertório nos últimos 10 anos no Brasil. Vale lembrar que ela foi lançada em 1978, no álbum “Clube da Esquina 2”.
Leia+ Spotify homenageia grandes nomes da música com projeto inédito
Bituca, como é carinhosamente apelidado, nasceu em 1942 e sempre declarou um amor por Minas Gerais, onde nasceu e cresceu. O artista, premiado com Grammys, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa por sua obra pela Universidade de Berklee, em Boston.
Sua obra tem mais de 400 canções e mais de 1.100 gravações no banco e dados da gestão coletiva da música no Brasil. 90% de seus rendimentos, nos últimos 10 anos, vieram de direitos autorais da execução pública do segmento de TVs, Shows e Rádio.
No ranking de regravações, na sequência de “Maria Maria”, vem “Travessia”, “Cais” e “O cio da terra”. Já nas mais tocadas, o ranking fica com “Clube da Esquina N 2”, “Encontros e Despedidas”, seguida de “Canção da América”.
SHOW
No mesmo dia 26 de outubro, o Canal Brasil realizou uma exibição do show “Milton Nascimento — Uma Travessia — 50 Anos de Carreira ao Vivo”, que completa uma década em 2022. Com 60 anos de profissão, o artista é um dos mais relevantes para a cena musical brasileira, e está se separando dos palcos neste ano.
Na apresentação divulgada, Milton Nascimento reviveu momentos marcantes da sua trajetória e comentou sobre canções que fazem parte do imaginário brasileiro. O evento contou com participações especiais, como de Wagner Tiso e Lô Borges, seus eternos companheiros do Clube da Esquina. O artista cantou mais de 20 músicas, incluindo composições próprias e outras que ficaram eternizadas com a sua voz.
Leia +: Milton Nascimento realiza show nos Estados Unidos com casa lotada
O show começa com a canção “Cais”, a segunda do álbum “Clube da Esquina”, de 1972. Em seguida, títulos clássicos como “Canção de Sal”, lançada em 1967, e “Clube da Esquina nº 2”, de 1979, e que traz forte teor político. No repertório, o artista celebra ainda sucessos como “Maria, Maria”, “Nos Bailes da Vida”, “Coração de Estudante” e “Canção da América”. Gravado ao vivo no Teatro Vivo Rio, no Rio de Janeiro, em novembro de 2012, o show também contou com lançamento em DVD e um CD duplo.
O carioca foi vencedor da maior premiação musical do mundo, o Grammy´s, em 1998, além de possuir músicas famosas mundialmente e o álbum “Clube da Esquina” como uma das obras mais importantes da MPB.
Leia +: Milton Nascimento atrai olhares ao chegar em teatro no Rio
Em uma de suas apresentações, nos Estados Unidos, o cantor emocionou seus fãs brasileiros, com canções como “Cravo e Canela”, “Cais”, “Nos Bailes da Vida”, “Pra Lenon” e “McCartney” e “Nada Será Como Antes”. O momento mais impactante foi quando Nascimento cantou “Maria Maria”, com um grande coral dos espectadores, levando muitos deles às lágrimas.
A turnê, denominada “Última sessão de música”, é da Brazil in Concert e da La Ovelha Negra. Além de possuir uma banda encantadora, a apresentação conta com um cenário de belíssimos painéis projetados no fundo do palco, fruto de criação dos consagrados artistas plásticos, Os Gêmeos. Além disso, o show contou com a ilustre presença do diretor Spike Lee, amigo de Milton, além de Zabele, Josimar Moreira e Mário Martinez.
Sobre a despedida dos palcos, Milton disse, em uma entrevista ao G1 que “Foi uma coisa muito natural. Isso é algo que meu filho e eu temos pensado já tem um tempo. E acho que agora foi a hora certa disso acontecer. Essa turnê de despedida foi algo muito bem planejado entre a gente”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais