Toni Garrido defende mudança de letra: ‘Homenagear as mulheres’

Por - 06/10/2025 - 13:22

toni garrido cantando no altas horasFoto: Reprodução/Instagram @tonigarridooficial

Toni Garrido, vocalista do grupo Cidade Negra, se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais depois de alterar um trecho da música “Girassol”, um dos maiores sucessos da banda. A mudança aconteceu durante sua participação no programa “Altas Horas”, da TV Globo, exibido no último sábado, 04 de outubro, apresentado por Serginho Groisman.

The Voice Brasil: Batalhas começam com Gaby Amarantos e Toni Garrido

O trecho original dizia: “Já que pra ser homem tem que ter/a grandeza de um menino, de um menino”. A nova versão passou a dizer: “Já que pra ser homem tem que ter/a grandeza de uma menina, de uma mulher”.

A alteração dividiu opiniões. Muitos fãs consideraram a mudança um gesto de homenagem às mulheres, enquanto outros criticaram o cantor, classificando a decisão como um reflexo de uma “militância errada”. As reações tomaram conta das redes sociais desde o último domingo, 05 de outubro, levando Toni a se pronunciar.

Marcelo Falcão e Toni Garrido se juntam em “Refletir (Resista)”

Confira o pronunciamento de Toni Garrido

“Gente, que curioso a polarização das palavras. De uma coisa tão simples e que dentro de tantas coisas incríveis, a gente vê uma discussão enorme por causa da semântica, do entendimento dessas palavras. Na realidade, de uma mudança, de uma palavra”, ele falou logo de cara.

Em seguida, Toni Garrido continuou: “As pessoas podem cantar como elas quiserem, elas conhecem a música de um jeito. ‘Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino’. Eu fico muito feliz que elas gostem disso e que cantem a música dessa forma. Quem sou eu pra dizer se você pode cantar ou não pode cantar do jeito que você quiser?! A arte é livre”.

“No meu entendimento, na minha brincadeira amorosa eu queria homenagear as mulheres. Todo grande homem tem a grandeza de um pai e de uma mãe. E de um menino também, poeticamente falando. Eu queria muito dizer que todo grande homem, tem por trás dele, ou a frente dele, ou junto dele uma grande mulher. E a gente não fala muito isso”, apontou o cantor, posteriormente.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Então, é por isso que eu coloco aqui que ‘já que pra ser homem tem que ter a grandeza de uma mulher’. Que é a mãe, a pessoa que cuida dele, ou a irmã, ou qualquer elemento feminino.. Que o conduz e que dá uma sensibilidade, um equilíbrio, na personalidade dele para ele ser um ser humano querido, legal, gente fina. É só isso. Fiquem em paz e com muito amor no coração!”, concluiu Toni Garrido, por fim.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.