Duo Siqueira Lima se apresenta no Teatro Vivo com a projeto Toda Quinta
Por Luigi Civalli - 18/11/21 às 18:31
Interrompido pela pandemia após a estreia, quando realizou apenas o primeiro show, de Hermeto Pascoal, em março de 2020, o Toda Quinta já foi retomado. Mais nova iniciativa do Projeto Memória Brasileira, criado para desenvolver ações de valorização da música brasileira, o novo projeto musical das quintas-feiras volta com a proposta de oferecer ao público uma programação de qualidade em um espaço ideal para os amantes da boa música. O Toda Quinta marca a estreia da programação musical do Teatro Vivo, voltada à diversidade cultural. O Teatro Vivo voltou à cena cultural paulistana após passar por grande modernização, trazendo também uma programação variada e independente que o consolida como espaço multicultural de São Paulo.
Idealizado por Myriam Taubkin e Gabriel Fontes Paiva, que assinam, respectivamente, a direção musical e a direção de arte, o Toda Quinta reúne elenco de notáveis. Para brindar esta iniciativa, as atrações fazem uma saudação a Dominguinhos, executando uma ou duas composições do repertório do artista que faria 80 anos em 2021. Myriam Taubkin, diretora musical e curadora, ressalta a ideia de conquistar o público para a música e oferecer uma programação permanente.
“Pensamos em receber o público com o respeito que ele merece por disponibilizar seu tempo para um espetáculo ao vivo. Ela ressalta também a volta ao presencial. “É muito importante neste momento oferecer uma programação especial, de qualidade, para quem está saindo de casa, buscando um retorno às salas de teatro.” Na idealização e direção de arte, Gabriel Fontes Paiva comenta que “o projeto foi pensado para levar música ao cotidiano das pessoas. A direção de arte vai mergulhar no universo de cada artista convidado e, ao mesmo tempo, buscará criar um ambiente acolhedor para receber o público que quer dar uma pausa na rotina e viver uma experiência íntima com alguns dos maiores músicos brasileiros”. Paiva também destaca “a importância de receber o público que está voltando a frequentar as salas de espetáculo”.
Nesta quinta-feira, 18 de novembro, é a vez do Duo Siqueira Lima, Prêmio Profissionais da Música 2015, no Brasil, e do Brazilian International Press Awards 2014, nos Estados Unidos. Eles fazem um duo de violões que ultrapassa várias barreiras de períodos e estilos musicais. Em 18 anos de trabalho, tem se apresentado pela América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. A uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima são solicitados pelos mais representativos festivais dedicados ao violão em todo o mundo.
Cecília Siqueira e Fernando de Lima se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC, em 2001, em Caxias do Sul (RG), onde, surpreendentemente, dividiram o primeiro prêmio na competição. Este acontecimento foi decisivo para a formação do duo e o início de uma promissora carreira internacional. Em 18 anos de trabalho o duo tem se apresentado pela América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados pelos mais representativos festivais dedicados ao violão em todo o mundo, atuando em palcos como do Lincoln Center (Nova Yorque), New World Center (Miami), Het Concertgebouw (Amsterdam) e Sala São Paulo (São Paulo). A discografia reúne cinco álbuns, sendo os mais recentes lançados pelos selos GHA Records (Bélgica) e GuitarCoop (Brasil). O CD The Art of Duo Siqueira Lima (GC – 2016), onde estrearam a versão feita pelo próprio duo de Bachianas Brasileiras N.4, de Villa-Lobos – considerado pela revista francesa Guitare Classique como um dos melhores álbuns de violão do ano ( “Finamente detalhado como um Ovo Fabergé” – The New York Times – 22 de janeiro de 2014.)
Repertório do show reúne
1. Villa-Lobos,
2. Debussy,
3. Ernesto Halffter,
4. Paulo Bellinati,
5. Sérgio Assad,
6. Hermeto Pascoal,
7. Hugo Fattoruso
8. Lamento Sertanejo (Dominguinhos)
9. Nilopolitano (Dominguinhos)
Horário da Bilheteria: de terça a quinta: das 14h às 20h. De sexta a domingo: das 14h até o início da apresentação. Fechado em horário de almoço: de terça a sábado, das 16h às 17h. No domingo, das 15h às 16h. Estacionamento no local – Valor: R$ 25,00.
Ficha Técnica
Idealização: Myriam Taubkin e Gabriel Fontes Paiva. Direção musical: Myriam Taubkin. Direção de arte: Gabriel Fontes Paiva. Engenheiro de som: Alberto Ranelucci.
Luz: André Prado. Produção: Gustavo Martins. Coordenação de projeto: Luana Gorayeb. Projeto gráfico: Teresa Maita. Assessoria de Imprensa – ArtePlural Comunicação. Realização: Projeto Memória Brasileira.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Enquete A Fazenda: Aline, Solange ou Valentina? Quem deve SAIR do reality?
A Fazenda 13: Rico abraça Dayane após vencer prova do Fazendeiro
Termina o namoro de Camila Cabello e Shawn Mendes
A Fazenda 13: Rico Melquiades vence mais uma Prova do Fazendeiro
Marília Mendonça: Ministério Público acompanha apurações do caso
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais