Morre Nelson Freire, maior pianista do Brasil, aos 77 anos

Por - 01/11/21

Morre Nelson Freire, maior pianista do Brasil, aos 77 anosMorre Nelson Freire, maior pianista do Brasil, aos 77 anos. Foto: Reprodução/GloboNews

Ainda sem causa divulgada, Nelson Freire morreu aos 77 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Ele é considerado o maior pianista brasileiro de seu tempo. Ele vivia com o esposo no Rio de Janeiro, além dele, também deixa um irmão vivo. O óbito aconteceu nesta segunda-feira, 1º de outubro; velório e enterro na terça-feira, 2 de novembro. Coincidentemente, Dia de Finados.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro vai receber as últimas homenagens ao artista, um dos maiores nomes da música clássica no Brasil. O público também poderá se despedir de Nelson, através do Foyer do teatro, entre 11h e 16h. Depois disso, o corpo segue para o Memorial do Carmo, cemitério no Caju, zona oeste do Rio de Janeiro.

Leia+: Matheus Costa viverá romance com Maísa Silva nas telonas

Nelson deixou um legado para os pianistas do Brasil e fez história no mundo. Ele era um dos maiores intérpretes das obras de Chopin e Beethoven. Ademais, também gravou discos registrando a obra de Debussy. Para quem entende um pouco de música clássica, é possível entender a diversidade presente nas obras dos três artistas. Por consequência, a habilidade de Nelson em registrar a identidade de cada um.

O Globoplay tem em seu catálogo um documentário em homenagem ao artista. Dirigido por João Moreira Salles, a obra de 2003 registra turnês mundiais, a infância em Boa Esperança, no interior de Minas Gerais e os detalhes da vida privada do músico.

Leia+: A Fazenda 13: Bil se irrita ao ouvir sonho erótico com Dayane Mello

CARREIRA

Mineiro, ele se apresentou pela primeira vez num palco aos cinco anos de idade, no Teatro de São João Del Rey. Desde então, nunca mais parou de estudar música. A inspiração foi a irmã, que fazia aulas do instrumento. Aos 12 anos, foi estudar na Europa, com os chamados ‘melhores professores do mundo’ sobre música.

Leia+: Faustão na Band e BBB22 estreiam na mesma data

Cumprindo o que se esperava, aos 15 anos o artista já fazia seus primeiros concertos musicais por terras europeias. Não é de se esperar que seu nome tenha ficado às margens do grande público brasileiro. Afinal, como acontece em diversos casos, o ‘Primeiro Mundo’ agraciou Nelson com a fama e o prestígio que um desses talentos merece.

Ainda assim, o bom filho à casa torna e ele pode dar ao público brasileiro todo o talento que levou primeiro às grandes potências do Velho Mundo.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Bell Marques abre temporada de cruzeiros temáticos
Larissa Manoela muda o visual para o Halloween
Mariana Rios contesta nota de Boninho no Show dos Famosos
Katy Perry inova e aparece de ‘vacina’ para o Halloween

---

Tags: