Zayn Malik grava cover de Jimi Hendrix para homenagem

Por - 29/11/22 às 14:00

Zayn em preto e brancoZayn em preto e branco / Reprodução / Instagram /@zayn

Zayn Malik surpreendeu seus fãs com o lançamento de sua nova música: um cover de “Angel” de Jimi Hendrix! O cantor de 29 anos fez o cover da faixa em comemoração ao que seria o aniversário de 80 anos do falecido guitarrista, e confessou que se sentiu honrado por ter sido convidado para esse importante projeto.

Leia+: Liam Payne revela briga do One Direction e ataca Zayn Malik

Zayn disse em suas redes sociais: “Ser convidado a colaborar para comemorar o aniversário de 80 anos de @jimihendrix foi uma grande e inesperada honra. Eu tenho muito respeito e admiração por Jimi, sua música e seus fãs”, comentou o artista.

“‘Angel’ já está disponível – espero que você ame a faixa tanto quanto eu. Feliz 80º Jimi”, escreveu o ex-One Direction.

Segundo a revista NME, “Angel” foi originalmente apresentada no álbum “The Cry of Love” de Jimi Hendrix, um álbum póstumo lançado em março de 1971, quase seis meses depois que ele faleceu.

Leia+: Zayn mostra novo look no Instagram

Outros artistas que fizeram covers da música incluem Rod Stewart e Jeff Healey.

80 ANOS DE JIMI HENDRIX

A lenda da guitarra Jimi Hendrix completaria 80 anos no domingo, 27 e novembro. A sua morte em novembro de 1970, em Londres, interrompeu uma das carreiras de sucesso da história do rock mundial. O artista é reconhecido mundialmente, e, no Brasil, a sua música segue viva.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento reunindo o seu legado musical. O estudo da instituição indicou que “Little wing” foi a música de autoria de Jimi Hendrix mais gravada e tocada nos últimos 10 anos no país nos principais segmentos de execução pública.

Entre as mais tocadas, também se destacaram canções como “Purple haze”, “Foxey lady”, “Voodoo child” e “Red house”. Jimi Hendrix tem 230 obras musicais e 781 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos 10 anos, quase 80% dos seus rendimentos em direitos autorais no Brasil foram provenientes dos segmentos de shows, TV e rádio.

Esses valores são destinados aos herdeiros do artista por 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias). Todo artista estrangeiro tem seus direitos autorais em execução pública garantidos no Brasil. Isso porque as associações de gestão coletiva (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) possuem contratos de representação ou reciprocidade com sociedades estrangeiras da mesma natureza em todo o mundo.

Desta forma, quando uma música estrangeira é tocada no país, o Ecad arrecada os valores referentes aos direitos autorais dessa execução e os distribui para as associações brasileiras, que garantirão os repasses a esses artistas.

Leia+: Museu na Islândia adiciona pênis de Jimi Hendrix à coleção. Entenda!

Top 10 músicas de autoria de Jimi Hendrix mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

1 – Little wing
2 – Purple haze
3 – Foxey lady
4 – Voodoo child
5 – Red house
6 – Fire
7 – Bleeding heart
8 – The wind cries Mary
9 – Bold as love
10 – Angel

TOP 10 DA BILLBOARD

Em 2018 o álbum Both Sides of the Sky, com 10 faixas inéditas de Jimi Hendrix, foi lançado pela Legacy Recordings e Experience Hendrix no dia 9 março e já estreou no Top 8 da Billboard 200 dos Estados Unidos, alcançando também terceiro lugar das listas Top Current Albums e Top Rock Albums. O álbum conquistou também o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica e Áustria, estreando no Top 10.

Both Sides of the Sky é composto de gravações do cantor, guitarrista e compositor norte-americano que não haviam sido liberadas pelas gravadoras até então, completando a trilogia de álbuns de Jimi Hendrix, junto com Valleys of Neptune(2010), que alcançou o Top 4, e People, Hell and Angels (2013), que ocupou o Top 2.

Gravado nos últimos anos da vida de Hendrix, entre janeiro de 1968 e fevereiro de 1970, o disco conta com participações de Stephen Stills, Johnny Winter e Lonnie Youngblood.

 O projeto foi coproduzido por Eddie Kramer, engenheiro de som de Jimi Hendrix, além de Janie Hendrix e John McDermott.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.