Notícias às 11:25

Adele é acusada de apropriação cultural em foto no Carnaval

Reprodução / Instagram @adele

Adele se viu envolvida em uma polêmica recentemente. Isso porque a cantora pulou o Carnaval de Notting Hill, no Reino Unido, e foi criticada pelo look escolhido.

A famosa usou tranças no cabelo, penas amarelas nos ombros, calça legging estampada e um biquíni com a bandeira da Jamaica. 

Por conta dos elementos de cultura negra do Caribe, muitos internautas atacaram-na e disseram que aquilo era apropriação cultural. 

Rihanna, Michael Jackson… Conheça os covers brasileiros de artistas internacionais

"Por que você fez isso, Adele? Eu realmente pensei que você não fosse problemática, mas aí você vai e faz isso. Não importa quantos jamaicanos dizem que isso não os incomoda pessoalmente – eu acredito neles – mas apropriação cultural de uma cultura preta por uma pessoa branca sempre será errado. Não há outro lado nisso", criticou uma pessoa. 

"Um americano preto poderia ser morto simplesmente por usar esse penteado que Adele está usando. Eles têm todo o direito de se sentirem incomodados quando uma popstar branca usa esse estilo. Ela não é preta. Vocês estão defendendo ela e dizendo para que as pessoas pretas calem suas vozes", disparou mais um. 

"Não me surpreende como muitos negros de fora da América não ligam para como nós nos sentimos afetados por coisas assim. Nós temos diferentes sentimentos, porque nossas relações são diferentes e as repercussões também. Bom para você que, onde quer que esteja, esse tipo de engajamento cultural de turistas não impactem negativamente vocês. Mas aqui, só perpetua a cultura de pegar da cultura negra apenas o que é bonito, enquanto apagam o resto da nossa cultura. Aqui, eu tinha ataque de ansiedade todos os dias por causa do meu cabelo natural quando ia trabalhar no meu escritório só com gente branca (antes de ser demitida depois de três semanas) e Adele tem 5 milhões de likes usando no Instagram. Para todos os negros com vivências diferentes e que não se sentem afetados, está tudo bem, mas seria legal se vocês se importassem conosco", escreveu outra. 

Nos comentários da foto, também teve gente que a defendeu e justificou que aquilo não era estético, mas uma homenagem aos jamaicanos e que isso não era errado. 

Adele: Um sucesso diferente e sem prazo de validade

"Engraçado como muitos não-jamaicanos ou os jamaicanos-americanos que não conhecem nada sobre a cultura e nem estiveram na Jamaica estão dando opiniões sobre como devemos nos sentir. Como sou nascido e criado na Jamaica, eu vejo que não há problema nenhum nisso. Há muitos jamaicanos brancos que são parecidos com Adele. Então você vai dizer a essas pessoas que elas estão roubando a cultura também? Jamaica é sobre equidade e aceitar todo mundo, não importa como eles são por fora. Nosso lema está literalmente espalhado entre os povos, que é basicamente sobre não importar como você é, você é parte de nós", escreveu um internauta jamaicano. 

"É engraçado como os jamaicanos (como eu) não estão ofendidos com isso, mas os americanos e outras pessoas brancas estão reclamando. Isso é tão retrógrado. Garota, você está sexy. Pise nos haters!", comentou mais uma. 

"Alguns de vocês não sabem a diferença de apreciação cultural e apropriação. Isso está claro", acrescentou outra. 

Essas foram apenas algumas mensagens que dividiram os seguidores de Adele na internet. 

Adele é acusada de apropriação cultural

Notícias Relacionadas