Imprimir

Notícias

02/04/2021 | 04h00m - Publicado por: Michele Marreira | Foto: TV Globo/Divulgação/Montagem

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: A inserção do tema na dramaturgia

As personagens Linda e Benê, fizeram um recorte do assunto na TV

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: A inserção do tema na dramaturgia  - TV Globo/Divulgação/Montagem

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é celebrado em 2 de abril. O dia de hoje visa falarmos mais do transtorno no desenvolvimento do cérebro, que afeta cerca de 70 milhões ao redor do mundo.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007. O objetivo é quebrar a barreira do preconceito com bastante informação e esclarecimento.

Como foi dito anteriormente, o autismo não é uma doença, e sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA).

Não necessariamente quem possui autismo, possui atraso mental – o transtorno varia de pessoa para pessoa. Contudo, no geral, os sintomas para uma identificação são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e relacionamento.

Malhação: Benê emociona em sua apresentação ao piano

Autismo na teledramaturgia brasileira

Sabemos que o papel de uma novela vai além do entretenimento, ela cumpre um papel social importantíssimo na difusão de temas, em variadas esferas da vida real. O tema foi inserido, ganhando bastante destaque em pelo menos duas tramas da Rede Globo: Amor à Vida (2013) e Malhação Viva a Diferença (2017).

Linda (Bruna Linzmeyer)

Em Amor à Vida, Linda era filha de Neide e Amadeu, irmã de Daniel e Leila. Autista, a família não sabia lidar com as dificuldades e limitações da moça. No decorrer da trama, a personagem despertava um amor puro do advogado Rafael.

Linda se apaixonava por Rafael em Amor à Vida

Benê (Daphne Bozaski)

Filha de Josefina, Benedita, mais conhecida como Benê, era uma jovem autista e encantadora. Tinha um divertido excesso de sinceridade, mas também sofria para expressar suas emoções. Conheceu Guto, por quem se apaixona e passa a fazer aulas de música.

A linda história de amor de Bebê e Guto em Malhação

Leia um depoimento comovente do apresentador de TV, Marcos Mion, que é pai de um jovem autista, Romeu, de 15 anos.

“Se seu filho autista tem uma vontade, um interesse, um hiperfoco, apoie ele. Na verdade esse conselho não é apenas para pais de autistas, mas sei de muitos pais que cortam o hiperfoco por ‘não aguentarem mais meu filho só falando disso, só assistindo isso’! Nunca esqueçam que foi graças a esse pensamento em algoritmos e o super poder do hiperfoco que nossa tecnologia evoluiu tanto. Lembro de uma história sobre um menino que tinha hiperfoco em aspirador de pó. Sabia tudo sobre todos modelos. Pode parecer, para os desavisados, um interesse banal ou inútil, mas ele, dentro dessa indústria, pode ser uma peça MUITO valiosa. Pode ser responsável por uma evolução ou reviravolta, de um eletrodoméstico que todo mundo usa, por pensar nisso mais que qualquer outra pessoa. Resumindo: autismo não é doença, é uma forma diferente de funcionamento, e o que faz alguém diferente é o que lhe faz bonito! Autismo não é incapacidade, pelo contrário, se conseguir trabalhar nas terapias e fazer o autista se desenvolver, ele pode ser uma luz, uma inspiração, uma benção para milhares de pessoas. Romeo, meu anjo, se não fosse por você...se não fosse por você...eu não sei o que seria de mim como ser humano, como homem, como pai. Única certeza que tenho é que quero honrar sua escolha de ter me escolhido pra ser seu pai, perante a permissão de Deus. Gosto de acreditar que todos pais que recebem crianças especiais são escolhidos. Pelo anjo. Por Deus”, disse ele.

Surgiram mais dúvidas sobre o autismo? Deseja saber outros detalhes e adquirir conhecimento em relação ao assunto? Então entre na página oficial do AMA - Associação de Amigos do Autista, a primeira associação de autismo no Brasil (www.ama.org.br).

Malhação: Benê fica em choque ao descobrir que tem autismo
 





Notícias Relacionadas



Instagram

Instagram

OFuxico