Notícias às 14:14

João Cortês assume homossexualidade: ‘É tempo de coragem’

Reprodução/Instagram @joao_cortes

O domingo (28), dia em que se comemorou o orgulho LGBTQA+, foi mais que representativo para o ator João Cortês. Em suas redes sociais, o artista abriu o coração e falou abertamente, pela primeira vez, sobre sua homossexualidade.

"Eu sabia que era gay quando tinha uns 14 anos. Foi por aí. Eu sabia, mas na época isso era só um leve impulso. Uma sensação. Era um sentimento abstrato e distante. Nunca soube o que fazer com aquilo. Então eu dobrei e guardei em uma caixinha, embaixo do meu caos emocional. Ninguém liga para isso mesmo…", começou ele em seu relato.

 "Escondi de mim, dentro de mim, por anos e anos, na esperança de que isso se tornasse cada vez menor, e menor. E o que era distante ficava cada vez mais presente, o leve e ingênuo impulso se transformava em vergonha. Vergonha do tamanho de um carrapato, mas ainda assim, vergonha."

O ator contou que ainda sente um certo bloqueio diante da situação.

"Isso me bloqueou emocionalmente e ainda bloqueia. É uma luta contínua. Eu sou um homem branco, cis, de uma família de classe média alta liberal. Ser aceito nunca foi uma questão, mas isso jamais passou pela minha cabeça. E mesmo sendo privilegiado, eu travei".

João, que se assumiu na vida pessoal há alguns anos, contou que escondeu por muito tempo, por sentir vergonha. E relatou o porquê só falou somente agora sobre sua opção sexual.

"Eu tô falando isso agora justamente porque nunca falei. Eu já me aceitei e me assumi há alguns anos na minha vida pessoal, mas nunca publicamente.  E não me deixa de ocorrer o quão importante a representatividade é. Cada vez mais.

Relacionamento com mulheres

O ator detalhou a fase em que precisou fingir ser quem não era.

"Passei por todas essas fases do processo. Sim, joguei esse joguinho insuportável e tedioso. Saía com amigos e fingia olhar para as mulheres, ouvia todos eles falando sobre mulheres e eu falava junto. E ainda namorei mulheres. Neguei a muita gente, mesmo a amigos que me olhavam e sabiam que eu estava me enganando. Eu dizia não, pensando em sim. Pavor da palavra gay. Pavor de me tornar outra pessoa. Pavor de aceitar o meu lado desconhecido. Para mim era o abismo. Era compactuar com uma força estranha querendo entrar. E eu gastando toda a minha energia para me manter fiel a um papel que simplesmente não me cabia mais", desabafou.

O artista enfatizou que se controlava ao máximo, desde a maneira de falar, de vestir de sentar, de dançar, de olhar. E encerrou o relato falando sobre o sentimento de vergonha.

"Eu fugia de mim mesmo como um rato foge do gato. A vergonha pode ser pesada e muito barulhenta, mas ela também pode se esconder atrás do conforto e da conveniência. Mas, a vergonha de si mesmo é sempre violenta. Te corrói. Prometo que depois da tempestade, a vida fica bem melhor! Confia!".

Apoio dos amigos

O longo relato de Cortês comoveu a classe artística. Vários amigos do ator comentaram a postagem.

"Além de te amar muito, eu tenho muito orgulho de você, meu amor!", disse Taís Araújo.

"Estou completamente emocionado com seu depoimento", disse Silvero Pereira.

"Tocante e lindo esse texto, essas verdades todas", disse Marcelo Airoldi.

"Te amo", escreveram Maicon Rodrigues, Kéfera, Giovana Lancellotti, entre outros.

Posta da página do ator no Instagram: @joao_cortes

Post do ator João Côrtes sobre sua homossexualidade

João Côrtes conta sobre sua homossexualidade

 

João Côrtes revelando sua orientação sexual

João Côrtes revela ser gay

Notícias Relacionadas