Notícias às 18:50

Neiva Guedes ganha homenagem pela Turma da Mônica

Divulgação

Nesta terça-feira (11), comemora-se o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, e para homenageá-las a MSP (Maurício de Souza Produções) contou a história de Neiva Guedes.

Por meio do projeto Donas da Rua, mas especificamente no Donas da Rua da Ciência, o público pode conhecer melhor a bióloga e conservacionista responsável por preservar a população de Araras Azuis.

Ela estudou a vida dessas aves, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes e, acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de manter as araras livres na natureza.

Desta forma, esses animais voltaram a ser comuns e abundantes em várias regiões do Pantanal e Estado do Mato Grosso do Sul, e segundo a própria Neiva, são um importante indicador de saúde ambiental que quase chegou ao fim.

"Essa bela ave que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre vem sofrendo com a destruição de seus lares e com a captura ilegal para tráfico de animais silvestres. Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história", destacou Neiva.

Neiva Guedes foi homenageada pela MSP no projeto Donas da Rua

O Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 2015 para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas da participação integral na ciência. Segundo levantamento da Unesco, menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

Para Mônica Sousa, Diretora Executiva da MSP e criadora do projeto Donas da Rua (além de inspiração da personagem símbolo da turma), é necessário trazer visibilidade para ações que tragam benefícios, não apenas locais, mas para a humanidade.

"É com muito orgulho que homenageamos a pesquisadora que segue na linha de frente lutando pela conservação do nosso meio ambiente. Enaltecer o papel das mulheres no campo da ciência é muito importante para inspirar meninas e mulheres que são apaixonadas pela área", declarou ela.

Vale lembrar que o Donas da Rua foi criado em março de 2016 e tem o apoio da ONU Mulheres, com a MSP tornando-se signatária dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres.

Uma de suas áreas, o Donas da Rua da Ciência, tem como objetivo resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua/ddr-da-historia.php.

Notícias Relacionadas