Notícias às 10:15

Relembre a história de Império, ganhadora do Emmy

Reprodução/Instagram

Nesta segunda-feira (12), volta ao ar um dos grandes sucessos da Rede Globo, Império. Protagonizada por Alexandre Nero, Chay Suede, Marina Ruy Barbosa, Lilia Cabral, entre outros, a trama foi ao ar originalmente entre julho de 2014 e março de 2015.

Agora, ela volta numa edição especial, substituindo Amor de Mãe, durante a pandemia do novo coronavírus.

A trama de Aguinaldo Silva já foi exibida e muito bem aceita na Espanha, Angola e em Portugal e ganhuo o prêmio Emmy Internacional em novembro de 2015, na categoria de Melhor Novela.

Relembre a história!

Império: Print de Lilia Cabral gera dúvida sobre Marina Ruy Barbosa

No alto do Monte Roraima, estão José Alfredo (Alexandre Nero) e sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). Diante de uma paisagem suntuosa, ele conta que foi ali que sua vida mudou. Após uma decepção amorosa, José Alfredo decidiu nunca mais viver do passado. E seu foco passou a ser sempre o futuro. A partir de segunda-feira (21), uma história de amor impossível, com um destino guiado pelos acasos da vida, estarão em cena, com Império, novela de Aguinaldo Silva, com direção geral de Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder e de núcleo de Rogério Gomes. A trama é focada na persistência de José Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero), homem obstinado pelo poder, que fará de sua vida o palco de um grande império.

Tudo começa quando o jovem pernambucano José Alfredo de Medeiros resolve morar no Rio de Janeiro. Desempregado, ele se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins), sem imaginar que ali estaria seu grande amor: Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), sua cunhada, mulher de seu único irmão. Um amor proibido, um romance tão incontrolável que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante desta paixão avassaladora, o casal só enxerga uma saída: armar um plano e fugir.

Para tentar amenizar o sofrimento de Evaldo, cada um escreve um bilhete pedindo perdão e contando o que aconteceu. José Alfredo deixaria o seu no trabalho do irmão. Já Eliane, em sua própria casa. No dia combinado, Eliane passa muito mal. Cora (Marjorie Estiano/Drica Mores) resolve ajudá-la, mas o que Eliane não imagina é que sua irmã já sabe de tudo há tempos. Cora é mais experiente, sabe que os sintomas de Eliane são de gravidez e consegue convencê-la a não fugir, argumentando que, pelas suas contas, provavelmente o filho que ela espera é de Evaldo, e não de José Alfredo. Sem saber o que fazer, Eliane pede que Cora vá atrás de José Alfredo, e o explique o que aconteceu e o impeça de entregar o bilhete. Ela promete, mas não cumpre com a sua palavra, fazendo questão de se certificar de que a carta já foi entregue. Depois, vai ao encontro de José Alfredo e diz que Eliane desistiu de fugir com ele, distorcendo a história e deixando-o inconformado. Desesperado, ele diz que vai voltar para convencê-la, mas é surpreendido quando Cora afirma que ela está esperando um filho. Mas não seu, e sim de seu irmão Evaldo. Ele cai em si e desiste de lutar por Eliane. Para o bem de todos, toma a decisão de sumir pelo mundo sem deixar vestígios.

Vem matar a saudade dos personagens de Império

O plano não deu certo, mas vai levá-lo a lugares onde jamais imaginou um dia poder chegar. Sem rumo, José Alfredo se vê sozinho em meio às lágrimas de dor em uma rodoviária no Rio de Janeiro, onde se depara com Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria). Sem saber quem ele é, José Alfredo começa a falar. Só quer desabafar e conta sua história, fala sobre a perda de seu grande amor que agora não tem mais volta. Não tem para onde ir. Não pode voltar para casa e muito menos rever o irmão.

Verdadeiramente comovido com o que José Alfredo acabara de contar, Sebastião lhe convida para viajar com ele, a seu serviço, e conta que  trabalha para uma empresária portuguesa, que mora na Suíça e negocia pedras preciosas brasileiras. O papel de Sebastião é buscar pedras nos garimpos brasileiros e depois transportá-las, de forma irregular, para a Europa. Sem nada a perder, José Alfredo aceita.

Monte Roraima: José alfredo (Chay Suede) em seu tesouro

O Monte Roraima

Quando chega ao Monte, junto com Sebastião, ele se depara com um enorme garimpo. A paisagem estonteante é de tirar o fôlego e esconde o perigo do trabalho que ali é praticado. Sebastião lhe conta que nesse mundo dos garimpos há muitos inimigos e pede para que José Alfredo fique de olho em tudo o que acontece ao redor deles durante a noite. Mas, exausto por tudo o que lhe aconteceu e sem forças por conta da longa viagem, ele acaba pegando no sono. No calar da madrugada, é surpreendido com a presença de um homem que mata Sebastião e pretende assassiná-lo também. Sem pensar, pega a arma dada por Sebastião, que estava na sua mochila, e dá dois tiros no agressor, que cai morto bem na sua frente. Mais uma vez José Alfredo se vê sozinho, desesperado, mas agora sabe o seu destino: a cidade de Genebra, na Suíça.

Antes de morrer, Sebastião consegue passar todas as informações sobre como deve proceder com as pedras preciosas e como chegar à tal empresária portuguesa. José Alfredo realmente não imaginava que no momento em que colocasse os pés no Monte Roraima, sua vida tomaria um rumo tão inesperado…

Relembre curiosidades da novela Império

José Alfredo chega à Suíça. E, diante do Braga, que na verdade é Maria Joaquina Braga (Regina Duarte), conta o que foi capaz de fazer para chegar até ali: perdeu o amor de sua vida, matou um homem e enterrou seu melhor amigo. O acaso junta o nordestino à Maria Marta (Adriana Birolli/Lilia Cabral), uma aristocrata falida e cheia de ex-maridos. Os dois se conhecem quando José Alfredo vai depositar, em um banco suíço, seu primeiro pagamento pela entrega dos diamantes.
 
Maria Marta chega cheia de pompa e mal olha para aquela "figura pobretona" que em nada lhe interessa. A situação logo se inverte quando ela percebe que vai sair sem um tostão daquele banco. O ex-marido lhe pregou uma peça e agora é Maria Marta que não tem para onde ir… Os dois iniciam um relacionamento e, após alguns meses, Maria Marta descobre que está grávida. José Alfredo a pede em casamento. Maria Marta lhe empresta o sobrenome importante e José Alfredo lhe promete um reino com muitos herdeiros.

Nos primeiros anos de casamento, Maria Marta tem três filhos: José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha), irmãos que mais tarde vão disputar a todo custo a herança deste império.

Maria Marta (Lilia Cabral), José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Íris (Marina Ruy Barbosa)

A família real hoje

De volta ao Monte Roraima, onde tudo começou… José Alfredo desembarca no seu local sagrado com sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). Ele não esconde a predileção, mas vai manter em sigilo a primeira viagem com ela ao Monte, já que Maria Marta, José Pedro e João Lucas não sabem da forte relação que ele tem com aquele lugar. Maria Marta, no entanto, hoje mais uma rainha exilada por conta da relação desgastada, descobre a viagem do marido com a filha.

O preferido da mãe para ficar à frente dos negócios do pai é José Pedro.  Casado com Danielle (Maria Ribeiro), uma mulher fútil e consumista, José Pedro já foi um playboy e agora vive submisso à esposa. Diz que tem nela tudo o que precisa. O casal tem uma filha adotiva chamada Bruna (Kiria Malheiros). Já Maria Clara, a filha do meio, é uma renomada designer de joias e a menina dos olhos do pai. E João Lucas  é o caçula. Um exemplo claro de rebelde sem causa, com uma personalidade problemática. Tão diferentes entre si, mas todos com um objetivo comum: conquistar o trono de José Alfredo.

Marina Ruy Barbosa realiza sonho de fã para formatura
 

O Comendador também tem uma vida amorosa paralela. A sua eleita é Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), uma jovem linda, mas extremamente frágil. Ela é uma menina pobre, de uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro, que se apaixonou verdadeiramente por José Alfredo. Seus pais, Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), quando descobrem do romance da filha, tratam de se aproveitar da situação. Eles acabam sustentados pela mesada que Maria Ísis recebe de seu amante.

José Alfredo (Alexandre Nero) e Cristina (Leandra Leal)

A heroína

Do passado obscuro e misterioso de José Alfredo, abre-se um novo capítulo em sua vida. O reaparecimento de Cristina (Leandra Leal), filha daquela que foi seu grande amor, Eliane.
 
Depois da partida de José Alfredo, Eliane manteve-se casada com Evaldo  e teve dois filhos, Cristina e Elivaldo (Rafael Losso). A morte prematura do marido fez com que ela tivesse uma vida solitária e muito difícil. Eliane lutou dia após dia para criar os dois com poucos recursos. Com muito esforço, ela conseguiu construir uma barraca no camelódromo no centro do Rio de Janeiro.

Cristina tem enorme admiração pela mãe e faz tudo para manter sua família unida. Seu irmão, Elivaldo tem um filho de um relacionamento adolescente, que também mora com eles, fruto de um romance com Tuane (Nanda Costa). Assim que o bebê nasceu, ela tratou de entregá-lo para o pai e sumiu no mundo. Muito tempo depois, reaparece, casada com um homem riquíssimo e bem mais velho que ela, Reginaldo (Flávio Galvão), e anuncia, sem a menor cerimônia, que quer seu filho de volta.

Marina Ruy Barbosa relembra novela Império: ‘Comecei a acreditar em mim como atriz’

A família fica completa com Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes), que ninguém desconfia ser "um lobo em pele de cordeiro". Durante anos a fio, Cora pesquisou a vida de José Alfredo e fez um álbum com dezenas de reportagens sobre a vida do Comendador, sem que ninguém soubesse. É através deste álbum que Cristina descobre toda a história do passado da mãe. Cora, sua tia, é quem conta o caso proibido para a sobrinha. Tudo, claro, com uma bela pitada de romantismo. Cristina fica na dúvida se é, ou não, filha de José Alfredo. Em condições "normais", ela não teria a menor curiosidade em saber se o tal Comendador é, de fato, seu pai. Para Cristina, sua família é sua mãe, sua tia, seu irmão e seu sobrinho.
 
O destino, no entanto, faz com que ela mude de ideia. É em uma festa de lançamento de mais uma coleção da Império que Cristina  faz a revelação diante da imprensa: ela pode ser filha bastarda de um dos homens mais poderosos do país.

Claudio Bogari (José Mayer)

O cerimonialista

Todos os lançamentos da Império são feitos por Cláudio Bolgari (José Mayer), cerimonialista de referência no mundo dos ricos. Figura importante nas principais festas do Rio de Janeiro, ele é casado com a ex-miss Brasil Beatriz (Suzy Rêgo), com quem tem dois filhos: Enrico (Joaquim Lopes) e Bianca (Juliana Boller). Por trás desta família, há um grande segredo que Cláudio esconde de toda a sociedade e divide apenas com a mulher, Beatriz. Nem mesmo seus filhos desconfiam da vida paralela do cerimonialista.

Paulo Betti conta que ‘nota zero’ na estreia de Império o deixou arrasado
 

Enrico, o mais velho, é dono de um restaurante renomado, que leva o seu nome, e estudou na melhor escola de gastronomia da Suíça. Logo após a inauguração, o local se torna rapidamente o ponto de encontro preferido dos abastados da cidade, e é lá que ele conhece Maria Clara, a filha do meio do Comendador. Já Bianca é uma menina estudiosa e aplicada. O que ninguém imagina é que por trás do seu rosto angelical, existe uma paixão disfarçada por João Lucas, o filho mais novo de José Alfredo. De alguma forma, todos estão ligados ao Comendador.

Os moradores de Santa Teresa

Santa Teresa e seus personagens

Cristina e sua família ainda vivem em Santa Teresa, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro. É lá que também mora o seu namorado, o advogado Fernando (Erom Cordeiro). Diferente dele, Cristina não quer saber de casamento por agora, pois está focada nos estudos.

Alexandre Nero: ‘Fiz a novela e não lembro, esqueço a história e até nome de personagens’

O bairro também é o palco da relação entre Juliane Matos (Cris Viana) e Orville Neto (Paulo Rocha). Linda e com um corpo escultural, é a passista mais premiada do pedaço. Por suas atuações, ganhou duas vezes o Estandarte de Ouro. Quando conhece Orville, um pintor de grande prestígio, logo se apaixona e tem um filho com ele. Por esta relação, Juliane deixou o samba e os desfiles no carnaval carioca de lado. Tudo está indo muito bem, até que uma surpresa vem à tona: Orville é um falsário. Quando descoberto, é preso, julgado e condenado por falsificação de obras de arte. Juliane não se abala e continua fiel ao seu marido, ajudando-o e fazendo visitas regulares na cadeia. Até que surge a Dra. Carmen Godinho (Ana Carolina Dias), a advogada dele. Os dois se apaixonam e Orville rompe relações com Juliane, o que a deixa arrasada. Com a ajuda do amigo Xana Summer (Aílton Graça), ela dá a volta por cima, fica ainda mais linda e volta a desfilar.

Xana Summer é figurinha carimbada no bairro. Dono de um salão de beleza onde as moças batem ponto, seu nome verdadeiro é Adalberto Silva. Amigo e fã número um de Juliane Matos, sua eterna "musa", é fiel depositário dos segredos que ela lhe conta. Mas morre de ciúmes quando se dá conta de que Juliane tem uma nova amiga confidente: Cristina.

Lilia Cabral relembra dia em que foi esquecida no alto de um carro alegórico na Sapucaí
Rafael Cardoso prova que é o ‘rei das novelas’ da Globo. Entenda!

Notícias Relacionadas