10 enredos que prometem brilhar neste Carnaval

Por - 24/02/19 às 12:00

Reprodução / Instagram

O Carnaval está chegando e isso significa que a passagem das escolas de samba pelas avenidas também está próxima. Nos dias 1º e 2 de março acontecem os desfiles do Grupo Especial de São Paulo no Sambódromo do Anhembi, enquanto o Grupo Especial do Rio de janeiro passa pela Marquês de Sapucaí nos dias 3 e 4 do mesmo mês.

 

Confira alguns enredos das escolas que prometem dar um show durante os desfiles:

 

São Paulo

 

Império de Casa Verde

A Império de Casa Verde tem como tema os 124 anos do cinema. O nome escolhido para o enredo foi "O Império Contra-Ataca", fazendo alusão a saga Star Wars. A escola prometeu homenagear grandes clássicos e sucessos da cultura pop.

 

Já dá para esperar uma apresentação bem colorida, com muitas referências e aquela nostalgia quando aparecer o filme favorito.

 

Águia de Ouro

A campeã do Grupo de Acesso chega ao Grupo Especial neste ano com um enredo interessante, que contesta a situação política do País.

 

O tema escolhido foi "Brasil, eu quero falar de você! Que país é esse?", que ainda tratará das riquezas e os problemas trazidos pela ganância e corrupção. Com os problemas enfrentados atualmente na política, a escola promete ser bastante provocativa.

 

Mocidade Alegre

Neste ano a Mocidade Alegre planeja fazer bonito com o tema "Ayakamaé – As águas sagradas do sol e da lua".

 

A ideia veio de uma lenda indígena que conta a história entre o sol e a lua, amantes que nunca conseguem se encontrar. Então a lua começa a chorar e de suas lágrimas surgiu o Rio Amazonas.

 

Outras escolas se inspiraram em lendas, mas a Mocidade deu um grande enfoque na cultura brasileira, o que pode trazer figurinos e carros muito bem decorados, além de grandes referências ao povo que fundou o Brasil.

 

Acadêmicos do Tucuruvi

Com um tema bastante atual, a escola quer levar toda a liberdade até a avenida. Com o tema "Liberdade, o canto retumbante de um povo heróico", a Tucuruvi pretende mostrar a história de luta acerca de algo que se tornou pauta da sociedade desde o começo dos tempos e que continua até hoje.

 

O assunto é interessante e causa bastante curiosidade para saber como vão representar a ideia nas fantasias, carros alegóricos e pode ser uma enorme surpresa desta vez.

 

Gaviões da Fiel

Uma das escolas paulistanas mais conhecidas escolheu um tema mais inusitado, porém importante. “A saliva do santo e o veneno da serpente” é uma reedição do enredo de 1994, com o qual a Gaviões garantiu o vice-campeonato. O objetivo é falar de histórias, lendas, benefícios e malefícios do tabaco.

 

Não deixa de ser interessante e provavelmente vai chamar a atenção quando entrar no Sambódromo do Anhembi!

 

Rio de Janeiro

 

Acadêmicos do Grande Rio

Outra escola que vai apostar em tema político é a Grande Rio. A escolha foi "Quem nunca…? Que atire a primeira pedra" para tratar de assuntos que envolvem educação, convivência e o famoso jeitinho brasileiro.

 

É um assunto polêmico, no entanto promete levar à Sapucaí uma reflexão e um alerta em forma de diversão e beleza.

 

Imperatriz Leopoldinense  

A escola verde e dourada segue a colega de Carnaval e envolve política em seu tema. "Me dá um dinheiro aí" garante levar ao público uma crítica bem-humorada a respeito dos problemas que envolvem corrupção e ambição.

 

O enredo tem muito em comum com as outras escolas, porém a intenção mais cômica pode ser um grande diferencial dentro das alegorias.

 

Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca trouxe um dos temas mais originais deste ano. A escola pretende usar o pão como protagonista do seu desfile com o enredo "Cada macaco no seu galho. Ó, meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome".

 

O objetivo é mostrar a importância de um alimento tão simples e sua simbologia ao redor das necessidades.

 

A apresentação já tem um ar bem emotivo na descrição e pode garantir algumas lágrimas quando sair pela avenida.

 

Portela

A grande Portela levará ao público uma homenagem à cantora Clara Nunes, referência no mundo do samba. O tema decidido foi "Na Madureira Moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá".

 

A rainha de bateria Bianca Monteiro fez aulas de dança afro para encarnar o lado espiritual da sambista na Sapucaí.

Todo o seu gestual estará focado nos trejeitos do orixá de Clara, Iansã.

 

O desfile promete ser umas das mais belas homenagens do dia.

 

Paraíso do Tuiuti

A Paraíso também foi muito original no enredo. Seu tema é nada mais do que uma representação política em forma de homenagem ao bode Ioiô, famoso entre as rua de Fortaleza.

 

“Salvador da pátria” foi o nome dado ao conjunto da obra. O bode foi eleito vereador em 1922 como um protesto da população pela insatisfação com a política na época.

 

A escola vai levar mais críticas ao desfile e pode ser um destaque ao usar o animal como figura principal. Com certeza o bode Ioiô  ficará marcado na lembrança de quem assistir ao evento!

 
---

Tags: ,