5 documentários da Netflix para assistir e refletir
Por Redação - 16/12/17 às 10:05
Reza a lenda que quem demora menos de 30 minutos para escolher um filme no cardápio da Netflix é uma espécie de “mestre dos magos”. Realmente, a plataforma on demand oferece tantas opções de longas metragem – e, até, alguns curtas – que fica bem difícil decidir o que assistir, principalmente quando tem mais de uma pessoa compartilhando o monitor.
A empresa fornece opções para todos os gostos, de animações à filmes de terror. O menu conta também com filmes fora do circuito hollywoodiano, com títulos como Medianeras, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain e Flores Raras. Fora isso, vários clássicos, como Meninas Malvadas e As Branquelas, estão disponíveis na enxurrada de películas do serviço de streaming.
Mas não é só de ficção que a Netflix é feita. A plataforma tem centenas de documentários a serviço do usuário, com os mais variados temas. Para quem gosta de música, a vida da Lady Gaga, da Beyoncé, da Katy Perry e do Justin Bieber estão entre os títulos mais populares da categoria.
Muitas dessas produções são feitas com o intuito de causar a reflexão e mostram a realidade “nua e crua” de determinados assuntos. Para te ajudar a sair um pouco do “clássico” de final de semana, OFuxico fez uma lista dos filmes desse gênero que vão te colocar para pensar antes mesmo dos créditos finais.
1. Embrace
Após dar à luz a três filhos, a australiana Taryn Brumfitt entrou em uma neura na busca pelo corpo perfeito. A mamãe passava a odiar cada vez mais o seu corpo a cada gestação e não aguantava mais lidar com a pressão para recuperar a “boa forma” que a gravidez tinha lhe tirado. Pensando principalmente no bem-estar futuro de sua filha, a matriarca resolveu mudar seu pensamento e se aceitar do que que era.
Então, Taryn compartilhou uma imagem comparado seu corpo antes e depois de carregar três crianças, a fim de incentivar outras mulheres a “abraçarem” seus corpos como eles eram. A foto viralizou e daí veio a ideia de fazer Embrace – abraçar, aceitar.
A australiana rodou o mundo conversando com mulheres que passaram pelo mesmo processo de ódio à autoimagem, algumas superaram e outras ainda estão no ciclo vicioso de distúrbios alimentares, de modo a conscientizar a população sobre os horrores dessa “corrida pelo corpo da mídia” e as belezas de quem consegue sair dela.
Dá só uma olhada no trailer:
2. The True Cost
Quem não gosta de comprar aquela brusinha naquele preço camarada? Pois é, mas pouco se sabe sobre a produção por trás dessas peças baratinhas. The True Cost mostra o real preço por trás da indústria da moda atual. Vivemos em um mundo onde o ter se tornou necessário e as condições de vida das populações não conseguem cobrir os custos do consumismo.
Nesse cenário, surgem, então, as famosas fastfashion, que oferecem roupas da moda, a baixos preços e qualidade mediana – ou até muito ruim. Mas o que tem por trás dessas condições de venda “ideais” aos consumidores? O documentário mostra que muitas marcas ainda utilizam mão de obra que beira, ou até chegam a de fato ser escravas. Além de retratar os impactos ambientais causados pelas fábricas das maiores grifes populares do mundo.
3. Cidade de Deus: 10 Anos Depois
Depois de dez anos, Cavi Borges volta às comunidades do Rio de Janeiro para mostrar, mais uma vez, como está a realidade dos, até então, meninos que estrelaram o longa que lhe lançou para o mundo.
Conforme o diretor contou ao O Globo, a ideia veio quando, durante um festival, um repórter sugeriu que ele fizesse um documentário como se fosse uma espécie do “por onde anda” dos atores que participaram do filme Cidade de Deus (2002).
E o resultado? Bom, dá só uma olhada no trailer:
4. Nobody Speak: The Trials Of Free Press
Mais uma vez o poder da mídia é colocado à prova. Até que ponto os veículos são “servidores do público”? Em que medida o setor privado influência na mídia de massa? Todas essas questões são levantadas em Nobody Speak: The Trials Of Free Press.
O documentário levanta tal discussão a partir do polêmico caso envolvendo Hulk Hogan e o Gawker Media, no qual o astro do WWE processa o tabloide depois de vazar um vídeo íntimo da estrela norte-americana, onde a mulher de seu melhor amigo também estaria.
Acompanhando tanto o lutador, quanto os jornalistas, o longa levanta questões éticas da imprensa, colocando o público para refletir sobre o que estão consumindo quando o assunto é informação.
5. What The Health
Desde que a neura pelo “corpo perfeito” começou as dietas malucas circulam entre a população. Através de What The Health, Kip Anderson analisa algumas questões dessa insana “corrida pelo corpo saudável”.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.