7 motivos para sentir saudades do lendário Ayrton Senna
Por Redação - 01/05/19 às 10:10
No dia 1 de maio de 1994, o mundo ficou um pouco menos colorido. Era o dia da morte de um dos maiores ídolos brasileiros: Ayrton Senna da Silva. O piloto de Formula 1 morreu após um trágico acidente no GP de San Marino, em Imola, na Itália.
As manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. A Fórmula 1 nunca mais foi a mesma. As pessoas ficaram incrédulas ao ver o momento na televisão, e quando a morte foi confirmada, causou uma comoção mundial.
Ayrton ficou conhecido como o melhor piloto de todos os tempos, inclusive, o tema da vitória ficou conhecida como a música de Senna.
Nesta quarta-feira (1), está completando 25 anos da morte de Ayrton Senna, que foi tricampeão mundial.
Por isso, a reportagem do OFuxico separou pelo menos alguns motivos que nos fazem sentir muitas saudades do eterno ídolo Ayrton Senna.
Confira!
1. O Brasil nunca venceu um campeonato mundial após a morte dele
A última vez que um brasileiro venceu o campeonato mundial de Formula 1 foi em 1991, com o próprio Ayrton Senna.
Após a morte do piloto, nenhum brasileiro chegou a realizar tal feito. Ayrton foi tricampeão mundial representando o Brasil (1988, 1990 e 1991).
2. Único a vencer seis vezes o GP de Mônaco
O GP de Mônaco é um dos mais esperados pelos fãs do automobilismo. Se os pilotos pudessem escolher apenas um GP para vencer, certamente seria o de Mônaco.
E adivinhem quem é o maior vencedor dessa corrida? Isso mesmo, Ayrton Senna. O piloto venceu seis vezes (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993).
O feito fez o piloto ficar conhecido como o Rei de Mônaco e nenhum outro piloto chegou a atingir essa marca.
3. Rei da Chuva
Outro título conquistado pelo brasileiro foi o de Rei da Chuva. Isso porque o piloto tinha uma habilidade incomum em tempos chuvosos.
Ayrton deixava todos boquiabertos com o seu talento em correr mesmo debaixo de fortes chuvas.
4. Chegou a vencer uma corrida usando apenas uma marcha
Em 1991, no GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, Ayrton Senna fez uma corrida histórica.
O brasileiro venceu usando apenas a sexta marcha no final da corrida e superou a dor para levantar o troféu.
5. Rivalidade histórica com Alain Prost
Um dos maiores adversários de Senna nas pistas era o francês Alain Prost. A rivalidade entre os dois era eletrizante, o que deixava as corridas ainda mais emocionantes.
E nunca mais houve uma rivalidade tão forte entre dois pilotos. O francês chegou a comentar, em entrevista para a revista Isto É, o legado deixado por Ayrton.
“Não apenas minha carreira, mas também minha vida está ligada a Ayrton Senna”, disse Prost.
6. Bondoso e caridoso
Apesar de extremamente concentrado e sério dentro das pistas, fora delas Ayrton era sempre carismático e simpático com todos.
E nutria um desejo muito grande de poder investir em educação para crianças e jovens. Seu sonho foi concretizado pelas mãos de sua irmã Viviane em novembro de 1994 com a criação do Instituto Ayrton Senna.
7. Perdeu uma pole position para salvar Eric Comas, em 1992
Durante a pole position do GP da Bélgica, em 1992, Eric Comas bateu contra o muro e seu carro estava prestes a explodir.
Ao perceber que o piloto francês estava desacordado, Ayrton Senna não pensou duas vezes ao descer do carro e desligar a ignição, salvando a vida de Comas.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.