AACD alerta sobre os cuidados com acidentes durante o Carnaval

Por - 24/02/06 às 22:00

Em feriados prolongados como o Carnaval, diversão, bebida e brincadeiras fazem parte da festa. A falta de responsabilidade e ingestão de alta quantidade de bebida alcoólica ajuda no aumento do número de acidentes.

Estudos realizados nos últimos três anos, feitos pela clínica de Lesão Medular da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), aponta que 46,9% de seus pacientes sofreram lesões medulares traumáticas por acidentes ou atitudes impensadas.

Além de inúmeros acidentes por ingestão de bebidas alcoólicas, simples brincadeiras como mergulhos de cabeça em água rasa podem resultar em graves acidentes. 

De acordo com a pesquisa, as principais lesões traumáticas são provocadas por ferimentos por arma de fogo (43,5%), acidentes automobilísticos (30,5%), quedas de altura (13%) e mergulho em águas rasas (6,8%).

Em relação aos acidentes automobilísticos, nem sempre a culpa é de quem está no volante. As péssimas qualidade das pistas e de sinalização das estradas brasileiras também contribuem para o aumento das ocorrências.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que 54,6% das estradas têm problemas na pavimentação.

Sobre a AACD

Atualmente, a instituição realiza cerca de 5 mil atendimentos diários em suas sete unidades. Os pacientes recebem assistência de médicos, fisioterapeutas, terapeutas-ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, arte-terapeutas, musicoterapeutas e hidroterapeutas, além das escolas da entidade, com turmas de ensino fundamental (de primeira à quarta série), cujo objetivo é preparar as crianças para o ingresso em escolas de padrão convencional.

A abordagem multidisciplinar, característica da AACD, contribui para a redução do tempo de espera por consultas, tratamento mais adequado e progresso mais rápido do paciente.
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.