Ação destaca projetos para deficientes auditivos
Por Redação - 07/07/06 às 14:20
O programa Ação, da Globo, deste sábado, dia 8, destacará projetos pioneiros que possibilitam que deficientes auditivos realizem atividades culturais e de lazer cotidianas, normalmente. É o caso do trabalho realizado por Manoel Silva de Carvalho, o Mestre Mané. Em São Paulo, o professor de educação física, pós-graduado em atividade motora adaptada, resolveu ensinar capoeira a crianças surdas.
As aulas, gratuitas, acontecem em uma sala emprestada na universidade em que se formou. A falta de audição das crianças não é dificuldade para Mestre Mané. Com os alunos, ele desenvolveu uma espécie de cartilha com sinais diferenciados para cada movimento.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, uma importante escola de formação de atores decidiu inovar ao oferecer aulas de interpretação para surdos. Para isso, os professores coordenados por Sonáli Becker, idealizadora do projeto, investem em novas formas de comunicação e, principalmente, na improvisação.
No estúdio, Serginho Groisman recebe a professora Becker, que irá falar um pouco mais sobre como funciona essa nova linguagem criada por ela.
Ação vai ao ar logo após o Globo Ecologia.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.