Acervo de Adoniran Barbosa ganha abrigo na Galeria do Rock

Por - 06/12/17 às 02:06

Acervo Adoniran Barbosa/Divulgação

O acervo de Adoniran Barbosa, saudoso ícone do samba paulista, retorna a São Paulo após 10 anos afastado da cidade e sem abrigo fixo. São mais de 1.000 itens que preservam e ajudam a contar histórias de personagens e cartões-postais da maior cidade da América Latina, entre as décadas de 1950 e 1980, bem como da música, do cinema, do rádio e da publicidade desta época, imortalizados nas obras do cantor, compositor e ator.

O novo lar do acervo é inusitado, mas revela a afinidade entre dois gêneros que retratam a voz do povo: a Galeria do Rock.

Grandes preciosidades fazem parte desta coleção, como objetos de época, ternos, chapéus, gravatás borboleta, sapatos e óculos; documentos como uma carta de uma entidade francesa que assegura ao compositor brasileiro os direitos autorais pela execução de Trem das Onze, na França, onde fez enorme sucesso, além de fotografias que revelam a intimidade de João Rubinato, o cidadão por trás do artista.

Conta também detalhes da carreira artística, com instrumentos musicais, banjo, flauta e tambor, partituras,

Um dos objetos mais curiosos criados por Adoniran e que fazem parte do acervo é uma aliança confeccionada com uma corda ‘mi’ de um cavaquinho, com a qual ele presenteou a sua segunda esposa, Mathilde. A história acabou virando o samba ‘Prova de Carinho’, lançado em 1960. 

Todo o acervo chegou à Galeria do Rock em novembro, para ser recatalogado e, futuramente, virar uma exposição e at´mesmo ganhar um museu próprio, por conta de tamanha quantidade de materiais que marcam época e grandes  histórias.

 

 

 


×