Aílton Graça: ‘O politicamente correto tem me assustado muito’
Por Redação - 22/09/14 às 08:24
O ator disse ainda que não temia que a personagem pudesse ser rejeitada por fugir dos padrões.
"O politicamente correto tem me assustado muito. Gosto de enfrentar e discutir questões éticas e sociais a partir dos personagens. Meu palanque é meu trabalho. As pessoas estavam presas a determinados vícios, como o sensacionalismo em torno do beijo gay. Ou ao padrão do homossexual aceito socialmente, que é designer de interiores oupersonal stylist, por exemplo. O travesti não tem esse espaço assegurado. E Xana ainda é negro, gordo e líder comunitário. Queremos mostrar que ele rompeu com todos esses bloqueios e barreiras e se estabeleceu na sua comunidade".
Nas ruas, Aílton vem sendo chamado pelas crianças de "Tio Xana", e revelou que, ao contrário do que muitos pensam, não raspou suas sobrancelhas, o que ajuda a compor o figurino, que, aliás, contou com a ajuda de transformistas, muitos deles maquiadores e cabeleireiros que trabalham na própria Globo.
"Eles compram presentes para Xana. São brincos, colares e perfumes. Eu uso tudo em cena. Tem sempre muita gente me assessorando. É como se eu fosse uma diva mesmo".
Aílton também exaltou a parceria com Viviane Araújo, a Naná.
"Já éramos amigos antes. Somos apaixonados por esse universo de escola de samba. Conseguimos uma química muito boa em cena. Eu pego muito no pé dela, falo para ensaiar. Viviane tem muita vontade e potencial".
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.