Além de Maju: Veja famosos que já foram vítimas de racismo
Por Redação - 11/04/20 às 10:00
Recentemente, o empresário Rodrigo Branco causou polêmica nas redes sociais ao afirmar que a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo, é péssima e só está lá porque é negra.
Como era de se esperar, o comentário foi bastante criticado na web e a apresentadora chegou a afirmar que vai processar Rodrigo por preconceito racial.
De acordo com a Lei Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, é considerado crime discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena é de dois a cinco anos.
Infelizmente, Maju Coutinho não é a única a sofrer com o racismo presente em nossa sociedade.
É importante ressaltar que este tipo de comportamento precisa acabar, pois cor da pele não torna ninguém melhor do que ninguém.
A reportagem do OFuxico reuniu outros artista que já sofreram racismo.
Veja!
Maju Coutinho processará Rodrigo Branco por racismo
1. Glória Maria
A jornalista já afirmou em diversas entrevistas que teve que lutar muito contra a discriminação em sua carreira, pois foi a primeira repórter negra do Brasil.
Durante uma participação no Domingão do Faustão, da TV Globo, Glória Maria disse que isso só vai acabar quando o Brasil tiver uma educação de qualidade.
“Enquanto isso não for feito, a gente vai continuar discutindo o mesmo assunto”, disse.
2. Ludmilla
Durante o Prêmio Multishow de 2019, a cantora ouviu alguém a chamando de “macaca” quando subiu no palco.
Nas redes sociais, Ludmilla se pronunciou sobre o caso.
“Você não é obrigado a curtir meu som ou muito menos minha história, mas você é obrigado a me respeitar. Alguém me chama de macaca no vídeo, mas não sabemos quem foi a pessoa exatamente. Até quando isso? As coisas para mim e para a maioria dos brasileiros nunca foram fáceis. Com preconceito e julgamento pela cor da pele, vocês só complicam as coisas. A vontade de me diminuir é tanta que não pensam nas consequências dos atos. Eu só queria deixar bem claro para vocês, racistas, que apesar de a justiça ser lenta aqui e as pessoas que praticaram racismo comigo não terem sido punidas, não significa que a cobrança não vai chegar ou que ela está longe. Ainda bem que tenho um Deus e uma família que não me deixam desmoronar diante dos racistas”, disse.
3. Taís Araújo
A atriz chegou a receber diversas ofensas dos seguidores em uma foto postada em suas redes sociais.
Durante participação no programa Altas Horas, da Globo, Taís comentou sobre casos de racismo.
“Acho que o negro brasileiro passa por isso diariamente. Eu passo por isso até hoje. Qualquer coisa que eu fizer e não gostarem, vão falar 'olha aquela neguinha metida, aquela neguinha…'. É dessa maneira que vão abordar”, disse.
4. Preta Gil
A cantora já teve sua conta no Facebook invadida e foi atacada com diversas frases preconceituosas.
“Meu Facebook foi atacado. Estou em estado de choque, racismo é crime. Será que eles não sabem ainda? No final da vida ninguém é diferente de ninguém e em vez de nos atacarmos, deveríamos nos unir. Quero paz e justiça para mim e para todo mundo”, disse Preta Gil em suas redes sociais.
5. Rihanna
Eva Hoeke, editora da revista holandesa Jackie chegou a referir à cantora como “v**** negra” em um de seus textos.
A pressão nas redes sociais foi tanta que Eva acabou pedindo demissão do cargo.
Em uma entrevista para a Vogue Britânica, Rihanna comentou sobre o sofrimento das pessoas negras na sociedade.
“Eu acho que a brutalidade policial é provavelmente extremamente severa na América, mas o racismo está vivo em todo lugar. Em todo lugar é o mesmo. Ou é flagrante, o que está se tornando cada vez mais normal, ou é inconsciente, quando as pessoas nem sabem que estão sendo óbvias sobre isso”, disse.
6. Oprah Winfrey
A famosa apresentadora contou durante seu programa que foi vítima de racismo enquanto fazia compras na Suíça.
O vendedor afastou a bolsa que Oprah estava olhando e afirmou que o produto era muito caro para ela.
7. Halle Berry
Em uma entrevista para o Daily Mail, a atriz afirmou que existe muito racismo na indústria do entretenimento.
“Já fui chamada de nigger (termo pejorativo para pessoas negras) na minha cara. Mas existem maneiras mais sutis com que o racismo ocorre em Hollywood. Não me importo com o que os outros dizem. Eles podem achar que não existe, mas esses normalmente são os que não são negros. A luta de uma mulher negra para achar bons papeis ainda é muito presente e uma luta que travo todos os dias”, contou Halle Berry.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.