Alexandre Pires, fenômeno da música no Brasil e no mundo

Por - 27/11/05 às 15:00

Reprodução

Segundo filho do casal João Pires e Maria Abadia. Nasceu em Uberlândia, em 8 de janeiro de 1976.

Seus pais, durante duas décadas, integraram um conjunto musical que animava bailes. João era o baterista do grupo e Maria, a crooner.

Aos 13 anos, incentivado pelo pai, começou a aprender a tocar cavaquinho.

Iniciou a carreira profissional em 1989, quando se juntou com o irmão Fernando e o primo Juliano para formar o Só Pra Contrariar.

O primeiro CD veio em 1993 e ganhou o nome de Que Se Chama Amor.

Com as músicas Que Se Chama Amor, A Barata e Domingo, que estouraram nas paradas das rádios brasileiras, o grupo ganhou fama nacional, gravou mais seis CDs de sucesso e alcançou a marca de 3 milhões de discos vendidos com um único trabalho e 10 milhões ao todo.

O sucesso das músicas Depois do Prazer e Mineirinho, lançadas no Brasil em 1997, levou o SPC a gravar um CD em espanhol, que vendeu 700 mil cópias nos países latinos.

A carreira internacional solo começou a se desenhar em Mônaco, quando ele e o grupo Só Pra Contrariar receberam o prêmio Word Music Awards.

A convite de Glória Estefan, Alexandre gravou um single com a música Santo, Santo onde faz duo com a cantora.

Mesmo em turnê com o SPC em 2001, chegou às lojas seu primeiro CD solo em espanhol, É Por Amor, que depois ganhou versão em português.

Sem conseguir acompanhar todos os compromissos, o cantor deixou o SPC em 2002, depois de uma apresentação para mais de 14 mil pessoas em Nova York.

Em 2002, ganhou o Grammy na categoria Engenharia de Som e o reconhecimento da Revista Billboard Latin Music Awards, de Melhor Artista do Ano de 2001.

No mesmo ano, lançou Minha Vida Minha Carreira, um projeto que trouxe participações especiais e alguns depoimentos de artistas. No CD de Alexandre, a atriz Suzana Vieira narrou a faixa de abertura.

Também em 2003 cantou Garota de Ipanema para o Presidente dos EUA, George Bush, e sua família. O evento marcou a comemoração do Mês da Independência Hispânica nos EUA.

No disco Estrela Guia, dividiu os microfones com Alejandro Sanz (Solo Que Me Falta) e com Rosário Flores na faixa Inseguridad.

Em 2003 fez uma rápida participação no longa Xuxa Popstar, de Xuxa Meneghel.  Porém, sua estréia no cinema foi em Cinderela Baiana, em 1998.  O filme foi estrelado por Carla Perez, com quem Alexandre namorou por um tempo.

Namora a ex-dançarina do É o Tchan, Sheila Mello. A relação dos dois é estável há anos.

No último dia 3 de novembro, Alexandre fez o show de encerramento do Grammy  Latino, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. O cantor se apresentou ao lado de Diego Torres e Olga Tañon.

Seu mais recente trabalho é o disco Meu Samba. São 12 faixas que marcam o retorno do artista ao samba, estilo que o consagrou em todo o país, com co-produção de Claudio Rosa. A Deus Eu Peço (A Dios le Pido), Sair da Solidão, Cuidado com o Negão e A Vida Me Deu Você estão entre os destaques do CD.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.