Alexandre Pires presta homenagem a Lupicínio Rodrigues, no Som Brasil

Por - 03/06/10 às 15:02

Divulgação/TV Globo

Você certamente já ouviu falar em ‘dor de cotovelo’, mas talvez não saiba que quem inventou esta expressão foi Lupicínio Rodrigues, homenageado do Som Brasil que deve ir ao ar em julho, na Rede Globo.

O termo, muito conhecido como a tristeza sentida por homens e mulheres abandonados pela pessoa amada, se refere ao gestual de apoiar os cotovelos na bancada de um bar, pedir uma bebida e ali chorar as mágoas de um amor perdido. E Lupicínio sabia muito bem o que era isso. A própria vida do compositor servia de inspiração para as letras melancólicas, já que ele era constantemente abandonado por seus amores.

Para celebrar a melancolia e beleza da obra do cantor e compositor gaúcho, o programa Som Brasil convidou os cantores Alexandre Pires, Moska, Eduarda Fadini e Thedy Corrêa, além do pianista Sacha Amback.

“O Lupicínio é um clássico do cancioneiro brasileiro. É inacreditável a lista de pessoas que já gravaram músicas dele. Ele criou um gênero próprio com essa história de dor de cotovelo, através de histórias que aconteceram com ele mesmo”, diz Luiz Gleiser, diretor da atração.

Eduarda Fadini, uma especialista na obra do compositor, gravou um CD chamado Lupicínio Volta, um álbum só com músicas do gaúcho. Ela conta que as canções dele são um presente para qualquer intérprete:

“Lupicínio é tudo o que uma cantora quer, porque você tem melodias belíssimas e letras maravilhosas. Ele consegue transformar uma situação corriqueira em um grande acontecimento, um grande drama”, garante.

Como muitos gaúchos, Thedy Corrêa cresceu ouvindo em casa as canções de seu conterrâneo. Até que resolveu se aprofundar na sua obra e incluí-la em um projeto de música eletrônica que tinha ao lado de Sacha Amback. A parceria resultou no disco Loopcínio:

“Eu optei por fazer uma homenagem que eu achava merecida, a um cara que já estava tão encruado dentro de mim. Eu tive muito zelo pelo conteúdo principal da música. A melodia e a letra estão quase sempre lá, o entorno que é contemporâneo. Mas o espírito do Lupicínio enquanto criador está dentro desse projeto”, afirma.

Canções muito conhecidas no Brasil

Lupicínio Rodrigues é autor de grandes clássicos da música popular brasileira como Volta, Vingança, Felicidade e Nervos de Aço. Eduarda Fadini também cresceu com estas canções em seu imaginário:

“Acho que todo mundo de qualquer idade e qualquer geração já ouviu ao menos uma ou duas músicas de Lupicínio Rodrigues”, afirma.

Muitos conhecem suas músicas, mas nem sempre sabem quem as criou. Moska não considera este “anonimato” um problema, muito pelo contrário:

"Felicidade é uma das canções mais conhecidas no Brasil e é praticamente uma canção anônima. É igual ao Parabéns para Você, que é tão popular e as pessoas não sabem de onde ela surgiu. Embora pareça um engano, isso pode ser considerado uma grande vitória. Eu desejo que um dia as minhas canções sejam maiores do que eu”, diz.

Tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico, o
site que é referência em celebridades!

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.