Alice Wegmann diz que ator tem que ser versátil

Por - 19/05/13 às 13:02

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Embora esteja feliz com seu momento profissional, Alice Wegmann quer diversificar o currículo. Aos 17 anos, interpretando atualmente sua terceira personagem "boazinha" na Globo, fez Malhação, em 2010, e A Vida da Gente, em 2011 , a atriz quer conhecer novas possibilidades.

"Para mim, a palavra chave para o ator é versatilidade. Por isso, quero muito fazer uma 'vilãzona'", afirma.

Ter capacidade de variar personagens e passear por estilos comportamentais diferentes são características fundamentais para qualquer bom ator. E Alice não discorda disso.

"O ator tem de estar disposto a mudar. Até porque você pode ser ótimo em um papel, mas se sempre fizer igual, que graça vai ter?", indaga, ao reafirmar seu anseio pelo novo. 

Atualmente dando vida a Lia na novela teen, a protagonista da vigésima temporada de Malhação  se diverte ao lembrar de seu primeiro trabalho na tevê.

"Estava assistindo a umas cenas minhas na outra temporada de 'Malhação' e falei: 'Gente, como eu era ruim'", diz, enquanto dá gargalhadas ao recordar. Agora, mais preparada, ela analisa sua trajetória.

"Cresci a cada trabalho. Aprendi a lidar melhor não só com as câmaras, mas com o elenco, com os textos, com tudo", expõe. 

Na trama, Lia tem intensas desavenças com a mãe, Raquel, interpretada por Patrícia Vilela. A jovem não aceita ter sido abandona por ela quando criança. Aliás, sofrimento é algo recorrente na vida da roqueira. Além dos desentendimentos com a mãe e de ter sido traída por seu ex-namorado, Lia agora está sendo rejeitada por Vitor, interpretado por Guilherme Leicam.

"Costumo dizer que com ela é assim: 'Azar no jogo, azar no amor e sorte no azar!'", brinca, ao falar da personagem. Indagada quanto ao fim de Lia com o motoqueiro, a atriz afirma não saber o que vai acontecer, mas tem um palpite. "Acho que a Lia ainda vai correr um pouco atrás dele. Mas acredito ser apenas uma questão de tempo", diz. 

Em geral, os atores interpretam muitos personagens pequenos e intermediários até conseguirem fazer um protagonista. Porém, com Alice foi um pouco diferente. Em seu terceiro trabalho na Globo, a atriz já emplacou o tão desejado papel principal. A "chave" de suas conquistas profissionais ela credita à base que recebeu de sua família.

"Tive uma excelente educação. E isso foi o que me transformou na profissional que sou", declara.

Aprender ao máximo com atores que admira também é uma prática da atriz para aprimorar seu trabalho dia após dia.

"Adoro o trabalho do Wagner Moura. Aprendo observando as atuações dele. Ele é muito bom ator, tem o tempo certo, o tom certo", pontua. 

Conquistar as telas de cinema também é uma meta de Alice. Apaixonada por filmes, como se intitula, a atriz ainda não tem essa experiência em seu currículo, mas torce para que aconteça logo.

"Amo cinema. Tenho uma vontade enorme de gravar um longa. Aparecendo um convite…", resume. 

Fora da tevê…
Atualmente Alice se divide entre a tevê e os palcos de teatro. Na peça Conto de Verão, de Domingos de Oliveira, a atriz interpreta a divertida adolescente Bárbara. Para ela, atuar de frente para o público tem um gostinho especial.

"A sensação de receber a resposta de imediato é maravilhosa, não tem preço", salienta.

Com sorriso no rosto, ela faz questão de descrever a emoção que sente ao representar uma personagem nos palcos.

"Entrar no teatro e ver a galera gritando, parecendo o Maracanã lotado, é o máximo", descreve. 

Para dar conta dos dois compromissos, Alice viaja com o espetáculo aos domingos.

"Adoro atuar na peça. Sempre faço o possível para conciliá-la com a novela", explica.

Além de Conto de Verão, a atriz interpretou também Vera, em A Casa da Madrinha, em 2008. Quanto à tevê, ainda que sua atuação em Malhação esteja sendo bem vista pelo público e pela crítica, Alice não recebeu nenhuma proposta de novos trabalhos por enquanto. 

Instantâneas

# No início do ano, Alice passou para a faculdade de Comunicação Social. Ela pretende se especializar em Publicidade. 

# Antes de começar a atuar em Malhação, a atriz recebeu convites de outras emissoras.

# Há dois anos emendando uma novela na outra, Alice está ansiosa para aproveitar suas férias.

# A atriz confessa ter ficado com medo logo que recebeu a notícia de que seria protagonista da novela. Na época, teve receio de não conseguir conciliar com o colégio.

Alice Wegmann, Juliana Paiva e Pedro Cassiano almoçam juntos
Alice Wegmann fala do peso de ser protagonista em Malhação

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.