Ambientalista interrompe desfile da Louis Vuitton, em Paris
Por Flavia Cirino - 06/10/2021 - 09:09

Uma ativista invadiu o desfile Louis Vuitton, no Louvre, na França, na terça-feira, 05 de outubro. Caminhando pela passarela, a manifestante segurou um cartaz criticando o impacto do consumo excessivo no meio ambiente e denunciando o impacto da indústria da moda nas mudanças climáticas, no último dia da Semana de Moda de Paris.
A mulher, que representava os grupos “Amigos da Terra França”, “Juventude pelo Clima” e “Extinction Rebellion”, causou agitação no público. Na primeira fileira, as estrelas de cinema Catherine Deneuve e Isabelle Huppert quase não piscaram, enquanto alguns membros do clã Arnault, sentados ao lado do presidente da LVMH, Bernard Arnault, se entreolharam.
A manifestante foi levada ao chão pelos seguranças antes de ser retirada do local, mas o tumulto praticamente não impediu o fluxo de modelos que desfilavam pela passarela de pedras em um corredor do Museu do Louvre ao som de um órgão dramático pontuado com toques de sinos.
Veja +: Isis Valverde causou e arrasou nos looks na Semana de Moda de Paris
PROTESTO CONTRA CONSUMO EXCESSIVO
Uma porta-voz do grupo “Amigos da Terra França” disse que o protesto foi feito no evento da Louis Vuitton para jogar um holofote sobre a questão do consumo excessivo.
“A LVMH é a líder mundial de luxo e tem uma responsabilidade no tocante a tendências que impulsionam a indústria têxtil pela renovação constante e rápida das coleções, produzindo mais”, disse Alma Dufour.
Cerca de trinta militantes estiveram por trás dessa ação, dos quais dois foram presos, segundo um comunicado conjunto. Os militantes pedem ao governo que imponha “uma redução imediata dos níveis de produção do setor quando, em 2019, foram comercializadas na França 42 peças de vestuário por habitante”, segundo a mesma fonte.
Na passarela, modelos desfilavam com as propostas Primavera/Verão do diretor criativo da Louis Vuitton, Nicolas Ghesquière, destacando mangas dos casacos rasgadas e acessórios arrojados como botas de combate e acessórios para a cabeça em latão.
O desfile marcou o encerramento da Semana da Moda de Paris, realizada entre 27 de Setembro e 5 de Outubro. Brasileiras como Bruna Marquezine, Sabrina Sato, Simaria, Sasha Meneghel, Isis Valverde, Jojo Todynho, entre muitas outras, invadiram o evento para aplaudir marcas como Dior e Balmain.
O encerramento do evento de moda teve ainda um desfile de homenagem a Alber Elbaz, estilista israelense-americano que foi diretor artístico da Lanvin, que morreu em decorrência da Covid-19 em abril deste ano.
Veja +: Lucas Castellani se juntou às famosas na Semana de Moda de Paris

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino