Amor de Mãe: Cenografia foi criada nos novos estúdios Globo
Por Redação - 25/11/19 às 08:25
Amor de Mãe, que estreia nesta segunda-feira (25), na faixa das 21h, é a primeira novela gravada nos novos estúdios da Globo, inaugurado em agosto deste ano. Em uma área construída de 26 mil m², as novas instalações são uma comunhão do que há de melhor na indústria audiovisual com a expertise Globo, que desenvolveu, in house, soluções inovadoras no mercado mundial. O redesenho de processos de gestão e produção, aliados aos novos padrões de tecnologia, pretendem trazer maior flexibilidade para a produção de conteúdo da Globo.
É a primeira vez que uma cidade cenográfica construída nos estúdios da Globo é cortada por um viaduto. O fictício Bairro do Passeio, onde boa parte da trama se desenrola, foi inspirado em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro, que abriga de fábricas têxteis a restaurantes tradicionais, passando ainda por uma feira de cultura nordestina e a Linha Vermelha, que atravessa o lugar e deu novos contornos ao espaço quando foi construída.
“É o viaduto que determina o traçado da cidade cenográfica de nove mil metros que construímos nos estúdios da Globo. Eu e minha equipe fizemos várias visitas e levantamentos em São Cristóvão e, apesar de se tratar de um bairro fictício, reproduzimos algumas construções do lugar”, explica Alexandre Gomes, que assina a cenografia da novela.
Gomes ainda enfatiza a importância do cenário fixo.
“O mais marcante que destaco no trabalho que estamos fazendo no MG4 é que o cenário fixo permite que não tenhamos o desgaste de montagem e desmontagem diariamente. E, claro, nos dá a possibilidade de usar na cenografia materiais reais, como os pisos, as cerâmicas”.
A realidade dos materiais ajuda a construir o conceito da novela dirigida por José Luiz Villamarim que preza pelo realismo em todos os aspectos, da atuação à caracterização. Para que seu trabalho se aproxime o máximo possível da vida real, o produtor de arte Moa Batsow afirma que ele e sua equipe têm um “olhar de escolhas, não de interferências”.
“Essa realidade passa muito pelo erro, e não por compor tudo certinho. Deixar um pedaço vazio faz parte. Deixar a cor errada idem”, explica Batsow.
O produtor de arte também destaca a grande pesquisa que fizeram para a conclusão do cenário do personagem Davi (Vladimir Brichta): um galpão de reciclagem. O espaço fica localizado na cidade cenográfica e possui um amplo ambiente interno.
A diferença na personalidade das mães também é percebida por meio da cenografia e da produção de arte.
“A casa da Thelma e o restaurante são datados. Ela só troca o que precisa. Já na casa da Vitória, você percebe que ali vive uma mulher de bom gosto e que tem condições de investir nisso. E na casa de Lurdes notamos muitas sobreposições. Um sofá que sempre está com capa para não estragar o estofado, já que é um móvel caro e ela não tem condições de trocá-lo. Ou uma mesa boa que ganhou de alguma ex-patroa, mas com cadeiras que não são de qualidade, por exemplo”, detalha Batsow.
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