Amor de Mãe: Figurino e caracterização têm realidade como ponto principal
Por Redação - 25/11/19 às 08:20
Um recorte da vida real. Esse é o conceito de trabalhar o mais próximo da realidade possível foi o ponto de partida também das equipes de caracterização e figurino de Amor de Mãe, novela que estreia nesta segunda (25), na faixa das 21h, na Globo.
“É uma novela contemporânea, que o diretor parte do princípio da realidade”, explica a figurinista Marie Salles.
A novela apresenta três mães que se aproximam no amor que sentem pelos filhos, mas que vivem realidades muito distintas. E a diferença fica muito clara também nos figurinos.
“A Lurdes é prática e não usa salto alto, também não sai de tênis. É uma mulher que precisa usar roupas confortáveis, mas não tem uma calça jeans em seu guarda-roupa, por exemplo”, adianta Marie.
Já Vitória é uma advogada sofisticada que precisa estar bem vestida para reuniões com os clientes.
“Ela está sempre bem arrumada e é minimalista. Suas roupas e acessórios são de qualidade e percebe-se um investimento nisso, mas estar com o último grito da moda não é uma prioridade para ela”, explica a figurinista.
Ela fala sobre a indumentária de Thelma.
“O guarda-roupa de Thelma é parado no tempo assim como ela”.
Para Gilvete Santos, que assina a caracterização da novela, foi emocionante pensar no visual da personagem Lurdes.
“Ela é uma mulher nordestina, assim como eu. É uma mãe coragem e guerreira e isso imediatamente me fez lembrar das mulheres da minha família”, conta.
“A Lurdes é prática e não tem vaidade alguma. Então, o meu trabalho é fazer parecer que ela está absolutamente sem maquiagem. O cabelo dela é comprido e ela sempre carrega um prendedor para usar caso precise”, conta a caracterizadora.
No lado oposto de Lurdes, temos Lídia. Uma mulher rica e refinada que pode contratar uma maquiadora particular.
“Ela é aquela mulher que não faz nada sem estar maquiada ou com o corte da moda”.
Gilvete também comenta algumas mudanças de visual que foram feitas para a novela, sempre focando na verdade de cada personagem.
“Fizemos um corte radical na Érica Januza. A Marina é uma mulher que se desdobra trabalhando como garçonete e treina muito para ser campeã de tênis. Nada melhor do que ela ter o cabelo bem curtinho”, finaliza a caracterizadora.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.