Anajú Dorigon sobre vencer depressão: ‘É renascer’
Por Redação - 24/04/19 às 16:38
Anajú Dorigon, a vilã Camila de Orfãos da Terra, atual trama das 18h da Globo, falou, em entrevista ao site da revista Glamour, de sua carreira na atuação, o período que enfrentou as crises de pânico e depressão e como os exercícios a ajudam a manter corpo e mente equilibrados.
Para ela, que estreou em Malhação, em 2014, cada personagem é um aprendizado e colocar rótulos na personalidade deles não é uma coisa que gosta de fazer. No processo de criação de Camila, Anajú contou que visitou ONGs para refugiados para entender a fundo a situação deles e levar à novela.
“Eu estou amando viver essa personagem! Tem sido muito gostoso conhecer o mundo dela. Quando estamos construindo um personagem, estamos, na verdade, entendendo uma vida. A primeira coisa que busco fazer é entender o “porque”. Por que essa pessoa é assim? Qual a dor dela? O que a faz ver o mundo como vê? Não gosto de me apegar muito a nomenclaturas, como “mimada” “vilazinha” porque acho que ninguém é uma coisa só e estamos fazendo uma obra aberta”, afirmou. “[…] Além de já estarmos antenados nas notícias e de nossas pesquisas pessoais, tivemos uma semana de workshop para a novela aonde pudemos conversar com os diretores da ACNUR, da IKMR, com refugiados sírios, congoleses, venezuelanos; tivemos palestras com jornalistas especializados em política internacional e diálogo com cuidadores de centros de refugiados. Foi uma experiência linda, sensível e tocante”, acrescentou a artista.
Ao ser questionada sobre uma autoavaliação desde Malhação, Anajú acredita que tudo acontece no tempo certo e percebeu um amadurecimento em todos os aspectos nesses cinco anos.
“Vejo essa trajetória como uma grande prova de que tudo acontece no momento certo, de maneira perfeita e que absolutamente tudo que é nosso, não nos escapa. Vejo claramente minha transição, meu amadurecimento, profissional e pessoal”.
Em 2013, a global passou por um momento delicado. A depressão acompanhada de crises de pânico foram vencidas depois de passar por terapia, além do apoio familiar.
“Acredito que um quadro psicológico nunca tenha uma origem só, sabe? Seja esse quadro qual for! É sempre uma combinação de experiências, de padrões de comportamento, de predisposição, de pontos de vista, de ambiente e de circunstâncias”. E ela ressalta a importância de se falar do assunto e quebrar os preconceitos que o cercam. “Por isso é tão importante falarmos sobre isso porque é necessário procurar ajuda, coisa que, infelizmente, ainda vemos um pouco de relutância e preconceito com isso. Tive a grande sorte de ter uma família muito próxima de mim, como tenho até hoje”.
“Transtorno não tem cara, não tem estereótipo e isso a gente precisa entender para poder se abrir mais ao outro. O simples ato de prestar mais atenção uns aos outros pode salvar vidas. Conhecer suas vontades, seus gatilhos, seus padrões, sua forma de ver o mundo, o reflexo das suas ações e, aí, no seu tempo, ir transformando o que precisa ser transformado, ir aprendendo a apreciar o que você muitas vezes não vê, a entender que tudo bem dizer não e que existe um importante peso no sim. É renascer”.
Outro ponto importante em sua recuperação foi o ioga. A meditação dentro do exercício a ajudou na conquista de um respeito próprio e paciência.
“Yoga é meditação no corpo. Com toda certeza a yoga me ajudou demais, acho que jamais conseguiria colocar em palavras o quanto. Mas o principal foi a me ouvir. Com calma. Uma vez que a gente se escuta, a gente se respeita, a gente entende aonde nosso limite começa e termina”.
Para finalizar, a beldade comentou que a sua participação no filme espanhol Jesus de Nazareth foi uma sonho se tornando realidade. Essa é a sua primeira contribuição internacional.
“Foi a realização de um sonho. Sempre quis atuar em espanhol e ainda quero viver mais dessa experiência. […] E espero poder viver mais experiências como esta”.
Vem ver os looks das atrizes de Órfãos da Terra
Lívian Aragão participará de reality show em Los Angeles
Flávia Alessandra esbanja sensualidade em clique de maiô
Zoe esbanja estilo e rouba a cena ao deixar hotel
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.