Ananda presta queixa contra Ana Paula Minerato: ‘Precisava digerir’
Por Flavia Cirino - 28/11/24 às 06:50
A cantora Ananda, alvo de racismo por parte de Ana Paua Minerato, prestou queixa na quarta-feira, 27 de novembro, A integrante do grupo Melanina Carioca, registrou uma ocorrência na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), na Lapa, Rio de Janeiro.
Saiba tudo sobre a cantora Ananda
A artista deu detalhes sobre o registro da denúncia e explicou sua ausência em comentários públicos sobre o caso.
“Acabei de fazer esse registro de ocorrência. Estou só passando para avisar a vocês que logo vou voltar para fazer meu pronunciamento, mas eu precisava desse tempo para poder digerir o que está acontecendo na minha vida nesse momento e tudo que vou precisar falar”, disse Ananda.
Em seguida a cantora reforçou a necessidade de preparar um discurso que representasse não apenas sua vivência pessoal, mas também a relevância coletiva da situação.
“Então, para que eu pudesse me pronunciar de forma adequada, não só falando por mim, mas por tudo que isso envolve, eu precisava de um pouco de tempo. Obrigada por vocês estarem tendo essa paciência”, completou.
Investigações em andamento
O caso continua repercutindo e chama atenção pela gravidade das acusações. A expectativa é que Ananda apresente novo pronunciamento em breve, dando mais detalhes sobre as próximas etapas.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Civil do Rio de Janeiro não havia se pronunciado sobre a denúncia registrada por Ananda. Da mesma forma, Ana Paula Minerato e sua assessoria não retornaram os contatos da reportagem de OFuxico.
O que Ana Paula Minerato fez com Ananda
Em áudios que viralizaram, Ana Paula Minerato conversa com o ex-namorado, KT Gomes e faz comentários racistas se referindo à Ananda.
KT Gomes justifica áudios de Ana Paula Minerato
“A empregada do cabelo duro. Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali, ou pai, ou a mãe veio da África ali, tá na cara.” Outro trecho afirma: “Ela é feia, hein. Ela é feia. Essa faixa de nega aqui que ela usa…”
As declarações geraram repercussão imediata, colocando Minerato sob fortes críticas. Em consequência, a Gaviões da Fiel, onde Ana Paula atuava como musa, anunciou seu desligamento. A organização destacou que as falas não condizem com seus valores.
“Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória.”
Além disso, a Band também encerrou seu vínculo com a modelo. “As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, afirmou a emissora.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino