André Arteche conta que experiência como modelo o levou à TV
Por Redação - 11/02/13 às 19:04
Ainda criança, quando arriscava como modelo, André Arteche já sabia que seu caminho estava ligado às artes. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cidade onde nasceu, o intérprete de Luciano, em Lado a Lado, começou cedo a fazer comerciais e logo passou para o teatro. De lá, foi para o cinema, onde interpretou Chico, o protagonista de Houve Uma Vez Dois Verões.
"Foi um processo natural", garante.
Com o sucesso do longa, de Jorge Furtado, o ator saiu do Sul para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na divulgação do filme.
Quando chegou à Cidade Maravilhosa, André, que agora se considera cariúcho – segundo ele, o termo é uma mistura de carioca com gacho , previu mais oportunidades como ator. Em pouco tempo, fez a mudança e se inscreveu na CAL, Casa das Artes de Laranjeiras, berço de grande parte dos atores globais. Apesar de já ter feito participações em Malhação, séries e especiais, foi em Desejo Proibido que conquistou seu primeiro papel em uma novela.
Na trama de Walther Negrão, André vivia o fotógrafo Clemente. A partir daí, interpretou uma sequência de personagens fortes, como o indiano Indra, de Caminho das Índias, e o homossexual Juninho, de Ti-Ti-Ti. André destaca esses dois últimos como os principais trabalhos de sua carreira na tevê e diz que não teve medo de ficar marcado por eles.
"Quando o personagem tem repercussão, o desafio do ator é dar a mesma repercussão no próximo", afirma, garantindo que cumpriu seu objetivo em relação à resposta do público.
Quando Lado a Lado estreou, em setembro, André já sabia que ia participar da trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage.
"O Luciano já estava na sinopse desde o início", entrega o ator que, para se preparar para interpretar o filho de Diva, de Maria Padilha, fez workshop e teve aulas de história junto com o elenco. Para ele, entrar no meio da novela tem lados positivos e negativos. É bom saber como a trama está no ar, mas não se tem o aquecimento e todo o preparo com o período de pré-produção.
"Quando você começa uma novela no meio, não tem tempo para testar o personagem. Tem de entrar e torcer para dar tudo certo", frisa.
Para André, um dos méritos de Lado a Lado é a naturalidade.
"O texto é suave, não fica pesado", justifica.
A proximidade do ator com seu personagem também facilita o trabalho. Bastante ligado à família e focado na profissão, André vê traços seus em Luciano, que tem uma ambição de crescer, evoluir e buscar seu próprio futuro.
"Eu tive isso na minha vida, de buscar um caminho, fazer alguma coisa que me deixasse feliz", afirma.
Deixando as semelhanças de lado, ele acredita que o figurino da novela também ajudou na construção do papel. Em sua segunda produção de época, André garante não ter preferência entre tramas desse tipo e as contemporâneas.
"O único cuidado que procuro ter é não deixar o personagem muito montado", divide.
Multifacetado, o ator, que ficou em terceiro lugar na Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão, em 2010, já tem planos para quando acabarem as gravações de Lado a Lado. André voltará para o Rio Grande do Sul para gravar a segunda parte do longa Senhores da Guerra, que tem estreia prevista para o fim de 2013. Rafael Cardoso, o Albertinho da trama das seis, fará seu irmão no filme. Com a temática das revoluções do início do século, terá um pano de fundo político e entrará no drama familiar, quando os irmãos decidirem se alistar em exércitos opostos.
"Eles acabam se enfrentando no campo de batalha. É uma história muito interessante", adianta.
André Arteche acha que seu personagem não terá beijo gay
André Arteche curte dia de praia no Rio de Janeiro
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.