Angela Davis abre o Festival LED e é reverenciada no Museu do Amanhã
Por Flavia Cirino - 21/06/24 às 11:31
A terceira edição do Festival LED – Luz na Educação, reuniu cerca de oito mil pessoas que transitaram na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, no Museu do Amanhã e no Museu Arte Rio, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Apresentado pela jornalista Aline Midley, da Globonews, o festival teve uma abertura pra lá de potente, com uma palestra da norte-americana Angela Davis.
Personalidade mais esperada do evento, a filósofa, que é professora e filha de educadores, ressaltou a Educação como caminho para a liberdade.
Cariúcha é internada de emergência e passa por cirurgia
“Sem Educação, o que podemos fazer? Quem podemos ser? Educação é a chave da liberdade. O conhecimento liberta”, destacou Angela.
Como é o Festival Led
Com objetivo de mergulhar no universo da educação, o festival reunirá em dois dias 256 palestrantes em 6 palcos, totalizando 133 horas de programação e atividades gratuitas.
Fabio Porchat, Matcos Mion, Ailton Krenak, Criolo, Pequena Lo, Felipe Neto, entre outros, também participarão do festival.
Quem é Angela Davis
Filósofa, escritora, professora e ativista, . desde a década de 1960 a americana luta pelos direitos da população negra e das mulheres, não apenas nos EUA, mas ao redor do mundo.
É defensora da defende a igualdade entre negros e brancos e a igualdade de gênero, além de teorizar acerca da importância do feminismo negro para reconhecer as dificuldades da mulher negra na sociedade, que, além de sofrer pela misoginia, sofre também pelo racismo.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
É de Angela Davis o pensamento: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino