Angelina Jolie relata experiência de gravar com abelhas por 18 minutos

Por - 22/05/21 às 03:00

angelina jolie em tapete vermelhoGrosby Group

Angelina Jolie confessa que sentiu um pouco de medo de gravar com tantas abelhas subindo pelo seu corpo, mas se sentiu 'honrada'. A atriz, diretora e ativista participa de uma campanha da National Geographic pelo Dia Mundial das Abelhas, para conscientizar o mundo sobre a importância da conservação desses insetos. 

E para filmar o clipe, Jolie, de 45 anos, passou três dias sem tomar banho, porque o cheiro de perfume, sabonete ou xampu poderia confundir as abelhas e ela corria o risco de ser picada. Ficou 18 minutos aguentando as abelhas passeando por ela. 

As fotos foram feitas pelo fotógrafo Dan Winters e Angelina aparece sentada com um vestido branco com os ombros de fora. Nas imagens você pode ver várias abelhas que andam pelo pescoço, tórax, clavícula, queixo e bochechas da artista. 

Algumas até se enfiaram em suas roupas, mas surpreendentemente, ela saiu ilesa, sem nenhuma picada. 

“Eu tinha uma abelha que ficava entrando debaixo do meu vestido o tempo todo. Foi como uma daquelas velhas comédias”, acrescentou. "Você tem que estar bem quieto, o que não foi fácil para mim. Acho que parte do pensamento por trás disso é que essa criatura é vista como perigosa”, disse a atriz. 

“Foi maravilhoso me sentir tão conectada a essas lindas criaturas”, afirmou. 

Dan Winters contou que todos no set, exceto Angelina, tinham que usar um traje de proteção. E tudo tinha que estar silencioso e escuro o suficiente para manter as abelhas calmas. 

A revista compartilhou até o making-off da gravação para ninguém ter dúvidas de que não se tratou de uma montagem. Era ela mesma ali, com tantas abelhas, porém com ouvidos e nariz com uma proteção para que nenhum inseto entrasse. 

Na entrevista Angelina Jolie comentou: "Com tanta coisa para se preocupar no mundo e tanta gente se sentindo sobrecarregada com as notícias ruins e tudo que está entrando em colapso, isso nós podemos resolver. Certamente podemos fazer nossa parte", explicou sobre a preservação da espécie. "A intenção é que compartilhemos este planeta", concluiu. 

Sobre a iniciativa

 

Angelina Jolie fez o ensaio dia 15 de março. Segundo a National Geographic, ela está envolvida há muito tempo com o ACNUR como enviada especial, e agora ela também está trabalhando com a UNESCO e a Guerlain em uma iniciativa da Women for Bees que irá construir 2.500 colmeias e reabastecer 125 milhões de abelhas até 2025 – enquanto treina e apoia 50 mulheres apicultoras. 

Dan Winters explicou em seu Instagram: 

"Para promover a iniciativa do Dia Mundial da Abelha, em colaboração com @natgeo, Angelina quis fazer um retrato coberta de abelhas. Sou apicultor e, quando recebi a designação de trabalhar com Angelina, minha principal preocupação era a segurança. Rodar durante a pandemia, com tripulação completa e abelhas vivas, complicou a execução. E eu sabia que a única maneira de garantir que alcançássemos o efeito desejado para a foto era usar a mesma técnica que [fotógrafo] Richard Avedon usou há 40 anos para criar seu icônico retrato de apicultor", afirma Dan. 

"Contratei meu amigo Konrad Bouffard, um apicultor mestre, para ajudar. Ele contatou o entomologista que formulou um feromônio especial (conhecido como feromônio mandibular rainha, ou QMP) para Avedon e trabalhou com ele para capturar a imagem do apicultor Ronald Fisher, que apareceu em seu livro "The American West". O entomologista se ofereceu para nos deixar usar o feromônio real do ensaio de Avedon. Usamos abelhas italianas, mantivemos a calma durante a filmagem de Konrad. Todos no set, exceto Angelina, tinham que usar roupas de proteção. Tinha que estar silencioso e bastante escuro para manter as abelhas calmas. Apliquei o feromônio nos lugares de seu corpo onde queria que as abelhas se reunissem. As abelhas foram atraídas pelo feromônio, mas também as incentivava a não se aglomerarem. Também colocamos um grande número de abelhas em uma prancha que ficava na frente de sua cintura. Angelina ficou perfeitamente imóvel, coberta de abelhas por 18 minutos sem uma picada. Estar perto de abelhas é sempre uma experiência que me deixa maravilhado. Acho que essa sessão fotográfica também foi um evento inspirador para todos os presentes – e nossa proposta para o Dia Mundial da Abelha tem suas próprias raízes na história da fotografia. Ao criar este retrato exatamente 40 anos depois, não estamos apenas homenageando abelhas e apicultores em todos os lugares hoje, estamos também homenageando Avedon, sua imagem icônica e a técnica pela qual ela foi alcançada. #WorldBeeDay".

---