Apoio ao Retiro dos Artistas vira modelo para outros setores
Por Redação - 22/08/06 às 15:44
A Rede Mercure, no Brasil reverte desde 2004, uma porcentagem de sua renda para o Retiro dos Artistas, todo dia 19 do mês. A iniciativa pode virar exemplo para outros setores. Nesse dia, os estabelecimentos que pertencem Accor Hotels – maior operadora hoteleira do mundo – desconta R$ 1 de cada diária. A previsão é de que, este ano, R$ 60 mil sejam destinados à entidade, dos quais R$25 mil já foram doados pela rede Parthenon, no primeiro semestre.
A sugestão foi feita pelo produtor cultural Eduardo Barata e a atriz Nathália Timberg, no evento de lançamento do projeto Mercure Mais Cultura, realizado no Mercure da rua Sorocaba, em Botafogo, zona sul do Rio, no início da tarde desta terça-feira, 22. Pela atriz, em toda estréia teatral também seria destinado ao Retiro o valor de R$ 1 de cada ingresso vendido.
Stepan Nercessian, que preside o Retiro, ficou bastante entusiasmado com a proposta. E fez questão de deixar claro que, se existe um setor ao qual ele não solicita doações é exatamente o relacionado com o meio artístico.
“Sempre achei que a classe artística é que deve encontrar espontaneamente a melhor forma de ajudar aos nossos colegas que vivem no Retiro.”
Nathália Timberg, por exemplo, endossou as palavras do produtor Eduardo Barata e de Stepan, deixando claro que, o que depender dela, não haverá o menor problema de se destinar uma verba para a instituição.
Projeto
O Retiro dos Artistas virou o centro das atenções porque a Rede Mercure já colabora para o local. Mas o brunch que reuniu famosos e onde ocorreu esse tipo de sugestão tinha como finalidade maior fazer o lançamento do Projeto Mercure Mais Cultura de apoio ao teatro, cinema e artes plásticas. O projeto consiste em oferecer hospedagens, em todo o Brasil, para as produções contempladas com o patrocínio da Rede Mercure.
Foram anunciados novos patrocinados pela Rede, entre eles: O Fantasma da Ópera, Fala Baixo Senão Eu Grito(Ana Beatriz Nogueira e Thiago Lacerda), Leonce e Lena (Gabriel Vilella), Achadas e Perdidas( Maitê Proença) e Sweet Charity (Claudia Raia). Atualmente 20 projetos estão em análise para patrocínio.
“Nosso principal objetivo é incentivar a cultura por meios de patrocínios e apoio para diversas manifestações culturais do país”, diz Orlando de Souza, diretor de Operações da Accor Hotels.
O que reuniu Raul Gazolla, Luciana Braga, Ivone Hofman, Jaqueline Lawrence, o autor e diretor Flavio Marinho, entre outros, contou ainda com a exibição de um vídeo institucional estrelado por Thiago Lacerda e Ana Beatriz Nogueira. A dupla já conta com o apoio da Rede Mercure para a excursão do espetáculo Fala Baixo Senão Eu Grito. O vídeo será mostrado em todas as ações culturais incentivadas pela Rede.
“Normalmente os produtores dos locais para onde viajo com os meus espetáculos sempre arrumam um lugarzinho para a gente se hospedar, até porque, normalmente, é uma equipe pequena. Mas poder contar com um incentivo certo, como o desse projeto, é muito animador”, ressalta Raul Gazolla, que em setembro estréia
Thiago e Ana, que tinham outros compromissos profissionais no horário – ele grava a novela Páginas da Vida, da Globo, e ela participa de Bicho do Mato, da Record –, não compareceram. Thiago Lacerda é esperado no lançamento do Mercure Mais Cultura em São Paulo, na quarta-feira, 23, na unidade que fica na rua Capote Valente, 500, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista.
Regionalização
O Projeto Mercure Mais Cultura está diretamente ligado à regionalização. O cliente encontra em cada hotel uma equipe treinada para ajudar a elaborar o programa de visita local, incluindo roteiros culturais e gastronomia. A idéia é incentivar os apoios às manifestações locais, como a Virada Cultural, em São Paulo, as festas de São João, em todo o Nordeste, e o Festival de Cinema de Gramado, entre outros. Desta forma, a Mercure se firma como a rede hoteleira da Accor Hotels de apoio à cultura nacional. A Accor é responsável pelas marcas Sofitel, Novotel, Íbis e Formule 1.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.