Apresentador é confundido com criminoso em abordagem policial
Por Luigi Civalli - 29/05/24 às 12:56
O apresentador Diego Sarza, do UOL, revelou que foi confundido com um criminoso e passou por uma abordagem pela policial no meio da rua. Em seu relato, ela falou do constrangimento em toda a ação.
“Para PM, eu tenho cara de bandido. Negros brasileiros já estão acostumados a serem abordados aleatoriamente pela polícia. Ah, apenas por existirem e a minha vez chegou”.
Bruno Gagliasso leva Bless ao terreiro de candomblé e sofre intolerância religiosa. Veja!
“Hoje, terça-feira, em bairro de classe média em São Paulo, eu fui abordado por uma dupla de policiais. Essa dupla me perseguiu por várias eua, disse que minhas características físicas batiam, que elas eram parecidas com a de alguém que tem um alvará de prisão mandado de prisão em aberto e está foragido”.
Diego Sarza ainda postou um trecho de como foi a abordagem feita pelos policiais e contou que pediu para que a abordagem fosse em um local reservado, mas eles preferiram fazer na rua.
“Pedi até para que eles me levassem para dentro da barbearia. Estava indo cortar o cabelo, mas eles não quiseram, fizeram abordagem no meio da rua, na frente de todo mundo. Dá para imaginar que o constrangimento foi enorme, né? E eu tive a sorte, se dá para chamar de sorte, de me identificar como jornalista e carregar só essa vergonha provocada pelo perfilamento racial. Só que a gente sabe que muitos não têm a mesma sorte”.
Apresentador da Globo sofre racismo por causa do cabelo
No vídeo, Diego ainda revelou que nos últimos 10 anos quase 150 mil homens negros foram vítimas fatais de tiros em vias públicas. Ele, que é apresentador do UOL, contou que a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que a abordagem foi conduzida de acordo com os procedimentos.
“Resumindo, para a polícia brasileira, que sempre viu negros como suspeitos, eu sou apenas mais um”, finalizou.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais