Apresentador na MTV denuncia polícia militar por racismo
Por Flavia Cirino - 05/10/21 às 07:02
Apresentador da MTV, Spartakus Santiago não teve uma tarde das melhores na segunda-feira, 04 de outubro. O publicitário e youtuber de 27 anos saiu para caminhar só com celular e registou o momento em que policiais militares chegaram com “arma na cara”, abordando-o. Spartakus logo iniciou uma transmissão ao vivo em seu perfil m Instagram e acusou dois policiais militares de racismo.
“Sofri racismo da PM de São Paulo. Não adianta ignorar o racismo, ele sempre acaba batendo à sua porta!”, disse ele.
O youtuber foi abordado no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo. No desabafo, ele disse que tinha saído para caminhar apenas com o celular e o fone de ouvido e estava parado próximo ao viaduto. Os PMs alegaram “atitude suspeita” para a abordagem. Já o apresentador entendeu que houve racismo. Um dos policiais mostrados nas imagens do apresentador durante a transmissão também é negro.
“Esses dois policiais vieram apontando a arma pra mim, me tratando como se fosse um bandido. Trataram como atitude suspeita porque fiquei 10 minutos parado mexendo no celular”, disse.
“Se você é pessoa negra nesse país, você não é respeitado, você é tratado como bandido. Chegaram com duas armas apontadas para mim, como se eu fosse um criminoso”, pontuou.
Depois de cerca de dez minutos de abordagem, um dos policiais informou a Spartakus que ele estava “liberado”: “O senhor está liberado, conforme o sargento orientou a gente aqui”, afirmou o policial.
Veja +: Americanos chamam Anitta de racista
O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR
Em nota, a PM informou que o procedimento foi normal, uma vez que ele estava sem documento: “A abordagem ocorreu conforme os protocolos vigentes na Instituição. O influencer Spartakus Santiago em nenhum momento foi ofendido ou agredido pelos policiais militares. Como ele não portava documentos foi necessário consultar o COPOM para confirmar sua identificação”, informou a corporação.
Veja +: Samara Felippo relata racismo sofrido pela filha
“As fiscalizações e abordagens realizadas pelos policiais militares seguem protocolos rigorosos e amparados pela legislação brasileira, constituem-se importante ferramenta de trabalho policial e, em grande parte, foram responsáveis pelas quase 5 mil armas e 131 toneladas de drogas apreendidas de janeiro a agosto deste ano. Comprovado que não há nada de ilícito ou irregular com a pessoa abordada ela é imediatamente liberada, tal qual aconteceu no caso e pode ser observado nas imagens do vídeo”, disse a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O QUE DIZ O APRESENTADOR
Em suas redes sociais, Spartakus Santiago detalhou o ocorrido na tarde de segunda-feira, 04 de outubro, na Zona Norte de São Paulo.
“Sofri racismo da PM de São Paulo. Não adianta ignorar o racismo, ele sempre acaba batendo à sua porta! Hoje, dia 4 de outubro de 2021, saí pra caminhar apenas com meu celular e meu fone de ouvido no bairro que moro, em Santana – SP. Parei por 10 minutos pra mexer no celular em um viaduto e quando vi, dois PMs se aproximaram apontando revólveres pra mim e mandando eu colocar minhas mãos na cabeça como se eu fosse um criminoso. Ambos me detiveram por ‘atitude suspeita’. UÉ? O que há de suspeito em ser negro e ficar parado em algum lugar? Será que um branco loiro com cara de gringo também seria tratado dessa forma?”, questionou.
Veja +: Relembre alguns famosos que foram vítimas de racismo
“Fui tratado como bandido por quem deveria me proteger. Se você é negro, não adianta ser honesto, trabalhador, se você tem a cor de quem é marginalizado você vai ser tratado como tal! Pode virar publicitário, youtuber, apresentador da MTV Brasil, o que for. Não adianta! Nunca seremos respeitados”, disse.
“Eu estou muito abalado e não estou conseguindo nem escrever esse texto direito. Ver dois policiais apontando o revólver pra você é ver sua morte de perto. Só agradeço a deus e aos orixás por estar vivo, porque outros jovens negros não terão a mesma sorte que eu”, escreveu o youtuber”.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Noiva de Lucas Penteado tentou suicídio após polêmica de suposta traição
Nego do Borel se despede da mãe e desaparece
A Fazenda 13: ‘Deixa de ser louca’, dispara Tati Quebra Barraco para Erika
Penélope Nova é convidada de ‘A Culpa é da Carlota’
Famosos retornam ao Brasil após Paris Fashion Week
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino