Araguaia – personagens

Por - 22/09/10 às 14:27

Divulgação/TV Globo

A estância de Antoninha

Antoninha (Regina Duarte) – Mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). É dona de uma estância na região do Araguaia. Sua família é vítima de uma maldição e por isso carrega a dor de não ter criado seu filho. Ao ficar muito doente, recebe a inesperada visita do filho e do neto, que nunca havia conhecido.

Fernando (Edson Celulari) – Homem de meia-idade, boa vida e elegante. É filho de Antoninha e pai de Solano (Murilo Rosa). Foi criado por uma amiga de sua mãe, Mariquita (Laura Cardoso). É apaixonado pela esposa Estela (Cleo Pires). Quando vai ao Araguaia, conhece sua mãe e descobre a maldição.

Solano (Murilo Rosa) – Forte e corajoso, é o único filho de Fernando e neto de Antoninha. Foi criado pela avó “postiça”, Mariquita (Laura Cardoso). Adestrador experiente e competente, mestre na montaria e na doma, apaixona-se por Manuela (Milena Toscano) e viverá a culpa de se sentir atraído pela envolvente Estela (Cleo Pires), viúva de seu pai.

Estela (Cleo Pires) – Bela, inteligente e sedutora. É casada com Fernando, mas, com a sua morte, se envolve com seu filho Solano (Murilo Rosa) e está disposta a conquistá-lo. Estela guarda muitos segredos sobre suas origens.

Mariquita (Laura Cardoso) – Antiga empregada de Antoninha  e amiga de total confiança. Criou com muito amor Fernando e, depois, o filho dele, Solano. Intuitiva, implica com Estela.

Aspásia (Flávia Guedes) – Empregada da casa de Antoninha, que passa a trabalhar para Mariquita e Solano. É sensível e chora à toa.

A família de Max

Max (Lima Duarte) – Rico e desonesto criador de gado, passa por cima de tudo e de todos para defender seus interesses. Sempre foi apaixonado por Antoninha, mas nunca foi correspondido. Com a esposa Amélia (Júlia Lemmertz), mantém um casamento de aparências. É pai de Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana).

Amélia (Júlia Lemmertz) – Mulher de Max, mãe de Frederico (Raphael Viana) e Manuela (Milena Toscano). Vive um casamento conveniente por conta das regalias que tem a seu dispor.

Manuela (Milena Toscano) – Filha de Max e Amélia, irmã de Frederico (Raphael Viana). Sempre foi cercada de mimos, principalmente pela mãe. Formada em veterinária, trabalha no frigorífico de seu noivo, Vitor Vilar (Thiago Fragoso). Ao conhecer Solano (Murilo Rosa), se apaixona à primeira vista.

Frederico (Raphael Viana) – Filho mais velho de Max e Amélia. Dono de uma operadora de turismo e esportes radicais às margens do rio. Sempre se envolve com as turistas, mas se apaixona perdidamente por Janaína (Suzana Pires).

Vitor Vilar (Thiago Fragoso) – noivo charmoso e cavalheiro de Manuela. Dono de um grande frigorífico, é empreendedor e focado demais no próprio sucesso.

Lurdinha (Luciana Carnielli) – Empregada cheia de personalidade que trabalha na fazenda de Max

Circo Gran Tenório

Terê Tenório (Thaís Garayp) – Dona do Circo Gran Tenório e condutora do carroção que serve de moradia, bilheteria, palco e escritório. Mãe superprotetora de Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto), tem o dom de ler o destino nas cartas e nas linhas da mão. Vai para o Araguaia após ver nas cartas o trágico destino de Fernando.

Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto) – Sedutor, extrovertido e engraçado, É mimado pela mãe, Terê.  É o principal astro do Circo Gran Tenório. Se apaixona por uma policial.

René, o Palhaço Pimpinela (Nando Cunha)- Palhaço do Circo Gran Tenório, é o melhor amigo e confidente de Neca e Terê. Alegre e brincalhão em público, sofre sozinho com seu triste passado. Vai se envolver com Nancy (Mariana Rios).

Marreta (Christovam Netto) – Artista de Terê Tenório graças à sua força descomunal. Ajuda Max (Lima Duarte) a destruir o circo.

Padre e seus órfãos

Padre Emílio (Otávio Augusto) – Um padre sem batina que é amigo, conselheiro e confidente de Antoninha e, posteriormente, do jovem Solano (Murilo Rosa). Inconformado com as desigualdades sociais e com a dura vida do seu rebanho de trabalhadores, cria várias crianças órfãs em seu sítio.

Meninos do Padre Emílio – Quatro meninos órfãos: Pedro (Cadu Paschoal), André (Douglas Moreira), Mateus (Luigi Matheus) e Tomé (Frederico Volkmann). São endiabrados e suas traquinagens pelo sítio e pelas redondezas levam Emílio à loucura.

Meninas do Padre Emílio – Quatro meninas órfãs: Maria (Brenda Diniz), Verônica (Roberta Piragibe), Madalena (Laura Barreto) e Terezinha (Bruna Marquezine). Acompanham os meninos nas traquinagens e também veem em Emílio o pai que nunca tiveram.

Delegacia

Geraldo (Ângelo Antônio) – Delegado rude que vai morar na cidade de Girassol. É casado com Dora (Paula Pereira).

Dora (Paula Pereira) – Esposa do delegado, não consegue engravidar e quer muito adotar uma criança, mas enfrenta resistência do marido que não gosta da ideia da adoção.

Sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta) – Bela policial que trabalha na delegacia. De farda, é muito brava e exige respeito. Fora do serviço, é uma doce e delicada moça que se envolverá com Neca Tenório.

Cirso e suas jóias
 
Cícero (Gésio Amadeu) – Cirso, como é chamado, é rústico, prático, bonachão e religioso. Trabalha para Max por necessidade, pois não suporta o patrão. Casado com Pérola, é muito zeloso na educação e  segurança de suas três filhas, a quem trata por suas “joias do Araguaia”.

Pérola (Tânia Alves) – Mulher de Cirso  e  mãe das jóias. Cozinheira de mão cheia, faz quitutes e marmitas para vender aos turistas da operadora de Fred.

Safira (Cinara Leal) – Filha mais velha de Cirso e Pérola. Gosta de enfrentar os pais e se julga no direito de mandar nas irmãs. Estudou fora e trabalha como monitora da operadora de turismo de Fred.

Ametista (Nanda Lisboa) – Filha do meio de Cirso e Pérola. carinhosa e conciliadora, também  é monitora da operadora de turismo.

Esmeralda (Raquel Villar) – Caçula das “joias” é extrovertida e esperta, adora o trabalho de monitora da operadora de turismo. Vive brigando com a irmã mais velha e é a líder informal das três.

O Bar

Janaína (Suzana Pires) – Mãe de Bruno (Luciano Scalioni) e irmã de Nancy (Mariana Rios), é a dona do bar local. Viúva atraente, tem no coração a memória de seu falecido marido Bento. Corajosa, fala de igual para igual com qualquer homem. Seu grande amigo e conselheiro é o Padre Emílio (Otávio Augusto).

Nancy (Mariana Rios) – Irmã de Janaína, trabalha no bar, apesar de preguiçosa. Tem inveja da irmã e sonha em arrumar um marido rico. Torna-se amiga de Renê, o palhaço Pimpinela, e essa relação desperta nela sentimentos muito diferentes.

Bruno (Luciano Scalioni) – Filho de Janaína, é estudioso, esforçado e um pouco tímido. É um bom filho e ajuda a mãe nas tarefas do bar.

Mamed (Yunes Chami) – Mascate de origem árabe, amigo de Antoninha e circula por toda a região levando e trazendo recados, cartas, encomendas e notícias.

Caroço (Ricardo Castro) – Guia informal da região do Araguaia, faz um bico na operadora de turismo de Fred (Raphael Viana), mas seu negócio mesmo é a viola. Sua paixão é a música.

A Maldição
 
Apoena (Diogo Oliveira) – Guerreiro karuê forte e atraente, conhecedor dos segredos e mistérios da mata. Apesar de casado com a índia Iarú (Suyane Moreira), com que tem dois filhos pequenos, apaixona-se pela branca Antonia (Alice Motta).

Antonia (Alice Motta) – Antepassada de Antoninha, Fernando e Solano.  Ao lado de Apoena, é o alvo da maldição lançada em 1845.

Os que chegam depois

Beatriz/Pierina (Eva Wilma) – Mãe de Solano, dona de um salão de beleza. Reencontra o filho em Girassol, mas não se revela a ele porque sente vergonha de seu passado misterioso. Enfrentará. Com bom humor, Mariquita, para disputar o amor do filho.

Tavinho (Thiago Oliveira) – Criado por Beatriz, trabalha com ela no salão de beleza como cabeleireiro.

Lenita (Ana Lima) – Manicure, tem um visual moderno e colorido, chama a atenção quando chega à cidade e aos poucos começa a ser imitada.

Dr. Ricardo (Eduardo Coutinho) – Jovem médico criado no sítio do padre Emílio, volta a Girassol para assumir o Posto Médico

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.