Archie não pode ter título de Príncipe, segundo protocolo

Por - 10/03/21 às 14:00 - Última Atualização: 6 abril 2021

Grosby Group

Parece que nem mesmo o Príncipe Harry conhece todos os protocolos oficiais da monarquia. Depois que ele e Meghan Markle deram a entender na entrevista com Oprah Winfrey que o título de Príncipe foi tirado do filho por conta, supostamente, de sua cor, especialistas em temas da realeza britânica fizeram um esclarecimento. 

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo Rei George V em cartas patentes que datam de 1917, Archie não tem o direito automático ao título de Sua Alteza Real ou Príncipe, porque na época de seu nascimento, ele era bisneto de um soberano, e não um neto. 

Archie só terá direito a esses títulos quando o Príncipe Charles assumir o trono. 

A publicação rebate dizendo que 'Archie não foi desprezado'. 

Markle disse a Oprah que enquanto ainda estava grávida do filho, ela foi informada que ele não teria um título real e que eles não teriam direito a segurança. 

Questionada por Oprah se ela acha que foi 'por causa de sua raça', Markle pareceu concordar. 

“Ao mesmo tempo – temos uma conversa paralela de, 'Ele não terá segurança, ele não receberá um título', e também preocupações e conversas sobre como sua pele pode ficar escura quando ele nascer", ela respondeu. 

Oprah quis saber se o título era importante para ela, e Meghan disse: “Se isso significava que ele estaria seguro, então é claro”

E acrescentou: "Mas toda a grandeza em torno dessas coisas é um anexo que não tenho… Já fui garçonete, atriz, princesa, duquesa… Tenho certeza de quem sou, independente dessas coisas. O título mais importante que terei é ‘Mãe’”. 

Esclarecendo que o Príncipe George – filho mais velho do irmão mais velho de Harry, o príncipe William – tinha o direito ao título de "príncipe" porque ele está na linha direta de sucessão ao trono, relatou o Guardian. 

Antes do nascimento de George, a rainha emitiu documentos para garantir que os filhos do duque e da duquesa de Cambridge Kate Middleton, teriam os títulos de príncipe e princesa, porque estão na linha direta ao trono. Já Archie não tem esse direito. 

Seu pai, Harry, é o sexto na linha de sucessão ao trono, e suas chances de ascensão se tornarão ainda menos prováveis ​​se William e Kate tiverem mais filhos – e assim que George, Charlotte e Louis tiverem seus próprios filhos também.

 

Comunicado da Rainha

Dois dias depois da polêmica entrevista que os Duques de Sussex concederam à Oprah Winfrey, a Rainha Elizabeth II finalmente quebrou o silêncio, de acordo com o jornal Daily Mail. 

Por meio de um comunicado, a monarca de 94 anos afirma que  'embora algumas lembranças possam variar', a 'família inteira está triste'. 

Sua Majestade disse que um suposto comentário racista feito sobre a cor do bebê Archie será 'dirigido em particular pela família'. 

No comunicado a Rainha afirma: "A família inteira está triste ao saber de como os últimos anos foram desafiadores para Harry e Meghan. As questões levantadas, especialmente as de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas são levadas muito a sério e serão tratadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros da família muito queridos." 

O diário britânico comenta que a rainha pediu discrição para abordar o assunto do racismo. 

Uma fonte comentou ao tabloide que 'membros da realeza estão preocupados de que Harry e Meghan possam revelar a figura acusada de comentar sobre a cor da pele de Archie'. 

O Palácio de Buckingham está sob intensa pressão para emitir sua resposta a uma série de afirmações extraordinárias e prejudiciais feitas na entrevista de Oprah na noite de domingo (7), e ainda segundo o Daily Mail uma fonte sênior do palácio afirmou que negar o racismo dentro da instituição sem investigar completamente as alegações poderia levar Harry e Meghan a revelar que foi a pessoa que acusam de fazer o comentário.

---

Tags: ,