Artistas defendem Fernanda Montenegro, após ataque de diretor
Por Redação - 24/09/19 às 09:11
Indignação foi o que mais se viu nas redes sociais na segunda-feira (23). No dia anterior, o Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, o dramaturgo Roberto Alvim, chamou Fernanda Montenegro de "sórdida", em postagens no Facebook. O ataque contra a veterana de 89 anos foi feito após a atriz posar para a edição de outubro da revista literária Quatro Cinco Um. Na publicação, Fernanda é retratada como uma bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira com livros. A imagem estará em um pôster encartado nos exemplares para assinantes.
"Um amigo meu, bem-intencionado, me perguntou hoje se não era hora de mudar de estratégia e chamar a classe artística pra dialogar. Não. Absolutamente não. Trata-se de uma guerra irrevogável. A foto da sórdida Fernanda Montenegro como bruxa sendo queimada em fogueira de livros, publicada hoje na capa de uma revista esquerdista, mostra muito bem a canalhice abissal destas pessoas, assim como demonstra a separação entre eles e o povo brasileiro. Temos, sim, que promover uma renovação completa da classe teatral brasileira. É o único jeito de criarmos um renascimento da arte no teatro nacional. Porque a classe teatral que aí está é radicalmente podre. E com gente hipócrita e canalha como eles, que mentem diariamente, deturpando os valores mais nobres de nossa civilização, propagando suas nefastas agendas progressistas, denegrindo nossa sagrada herança judaico-cristã, bom – com essa corja não há diálogo possível", escreveu o diretor.
Em outra postagem, ele seguiu acusando a atriz.
"Acuso Fernanda de mentirosa. Além de expor meu desprezo por ela, oriundo de sua deliberada distorção abjeta dos fatos. Diante disso, sites, blogs e páginas da classe artística, além de inúmeras postagens, afirmam que sou "grosseiro" e que tenho que "respeitá-la", me xingam de tudo que é nome, e exigem que eu me retrate e que seja demitido do cargo de Diretor de Artes Cênicas. Fernanda mente escandalosamente, deturpa a realidade de modo grotesco, ataca o Presidente e seus eleitores de modo brutal, e eu sou grosseiro e desrespeitoso, apenas por ter revidado a agressão falaciosa perpetrada por ela?".
A atitude gerou indignação na classe artística e entre políticos. O próprio presidente da Funarte, Miguel Proença, disse estar completamente chocado com o posicionamento do diretor da casa. A hastag #SomosTodosFernanda tomou conta da web.
"Sou mais Fernandona", escreveu Lulu Santos.
No ar em Órfãos da Terra, Marcelo Médici resumiu exaltando a magnitude da artista.
"Dona Fernanda Montenegro no Oscar. Apenas. Continuemos aplaudindo e andando, rs…".
"Quem é o Roberto Alvim, mesmo? Ninguem sabe,ninguém viu", destacou Anderson Muller.
Mouhamed Harfuch não deixou de comentar o assunto.
"Onde paramos? Como fazemos para explicar que Cultura e Fernanda são sinônimos? Que Teatro e Fernanda são indissociáveis? Que basta apensas ler a biografia da Dona Fernanda para entender o significado de Patrimônio Nacional".
"Prestes a fazer 90 anos, Fernanda Montenegro se mantém como um sopro de cultura e inteligência! Ela é a própria arte, a arte que resiste, a arte que se reinventa para sempre encantar, chocar, provocar reflexão", destacou Patrícia Pillar.
Fábio Assunção questionou o diretor.
"Viva Fernanda Montenegro! Plena aos 90! Quem tem medo de Alvim, o esquilo?".
Daniela Mercury foi precisa nas palavras.
"Fernanda Montenegro está no plano do divino, do sonho.A arte colocou essa extraordinária atriz em um lugar sagrado para os brasileiros e para os estrangeiros. Quanto mais forte é uma mulher, mas a sua existência incomoda".
A cantora Teresa Cristina chamou Fernanda de Mãe do Brasil.
"Xingar Fernanda Montenegro é como xingar a mãe. Mãe do Brasil, mãe da nossa arte, da nossa cultura. Esse verme q hoje está diretor da Funarte não merece nem q eu diga seu nome. Fernanda Montenegro é patrimônio nosso! Respeito!".
Fernanda Montenegro, sobre nova novela: 'Foi um tormento e um presente'
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.