Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira

Por - 23/06/16 às 07:55

Roberto Filho/Brazil News

"Se eu estivesse sentado nessa plateia, teria quase 71 anos. Ao final da premiação, subiria ao palco, cantaria duas músicas e seria aplaudido por vocês. Mas o meu roteiro foi outro. Mesmo assim eu vou participar dessa festa no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, É tão bonito olhar aqui de cima…”.

Com esse emocionante texto, o ator Julio Andrade, que viveu o compositor Gonzaguinha no filme Gonzaga De Pai Pra filho (2012), iniciou, na noite de quarta-feira (22), o 27º Prêmio da Música Brasileira, no Centro do Rio de Janeiro.

Vestido como o falecido cantor, aparência e voz idênticas, Julio apresentou o evento ao lado de Dira Paes. Entre 83 indicações, divididas em 16 categorias, a festa consagrou produções musicais do país em diversos gêneros.

Na plateia, mais atores do que cantores, curiosamente, marcara presença. Adriana Birolli, Vera Zimmermann, Sandra Pêra (ex-namorada de Gonzaguinha, com quem teve uma filha, Amora Pêra), Cacau Protássio, Debora Olivieri, Malu Mader e o marido, Tony Belotto, Claudia Jimenez, Mônica Torres, Marina Elali, Edwin Luis, Luana iovani e o marido, Pedro Scooby, Leandra Leal e a mãe, Angela Leal (foi Ângela quem apresentou Gonzaguinha aos músicos que lhe incentivaram a carreira), Samantha Schmutz, Isabel Fillardis, Maitê Proença, Totia Meirelles, Murilo Rosa e a mulher, Fernanda Tavares, entre outros.

Zélia Duncan foi a grande vencedora da noite, com três prêmios pelo álbum Antes Do Mundo Acabar: Melhor Canção, Melhor Álbum de Samba e Melhor Cantora de Samba. A canora, inclusive, assinou o roteiro da premiação, com texto primoroso e emocionante.

Permeado por vários musicais, destacando a obra do homenageado, a premiação contou com os talentos de Alcione, cantando à capela o clássico Com a Perna no Mundo, Luiz Melodia fazendo dueto com Angela Ro-ro, em Grito de Alerta, Filipe Catto e Simone Mazzer, dividindo o microfone em Sangrando, o incrível cantor Criollo, dando sua interpretação à Comportamento Geral, a banda Dônica, com Lindo Lago do Amor, o indescritível Ney Matogrosso, emocionando a todos com Explode Coração, João Bosco com Galope, Elza Soares com Pretinho da Serrinha e Thiago da Serrinha, em Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz, os filhos de Gonzaguinha, Amora Pêra, Daniel Gonzaga e Fernanda, no momento mais emocionante da noite, cantando Redescobrir e Seu Jorge, dando um show no sucesso É.

Ao longo da noite, momentos memoráveis, como Dira Paes interpretando a mãe de criação de Gonzaguinha. Coube ainda à Dira um momento de ato político ao citar o engajamento do homenageado em movimentos estudantis. Emoção também foi, logo no início, com a homenagem à Cauby Peixoto prestada por José Maurício Mcheline, organizador do evento.

Por conta de uma insuficiência renal, Gilberto Gi foi a ausência mais sentida.

Confira a relação de vencedores:

Canção popular
Melhor cantor: Roberto Carlos (Primeira Fila)
Melhor álbum: ‘Do tamanho certo para o meu sorriso’, de Fafá de Belém
Melhor grupo: Jamz 
Melhor cantora: Fafá de Belém 
Melhor dupla: Chitãozinho e Xororó

Especiais
Álbum em língua estrangeira: Cauby Sings Nat King Cole, de Cauby Peixoto
Álbum infantil: Para Ficar Com Você, de Palavra Cantada 
Álbum eletrônico: Gaia Musica – vol. 1, de Dj Tudo e Sua Gente de Todo Lugar 
Álbum projeto especial: Café no Bule, de Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit 
Melhor DVD: Loucura Adriana Calcanhoto canta Lupicínio Rodrigues 
Álbum erudito: Sinfonia nº12, Uirapuru e Mandu-Çarará, de Villa-Lobos, interpretado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Regional

Melhor cantor: Xangai 
Melhor cantora: Elba Ramalho 
Melhor dupla: Almir Sater e Renato Teixeira 
Melhor álbum: Cordas, Gonzaga e Afins (Sagrama e Encore), de Elba Ramalho 
Melhor grupo: Ilê Aiyê

Pop/rock/reggae/hip-hop/funk
Melhor cantor: Lenine 
Melhor álbum: A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares
Melhor grupo: Titãs 
Melhor cantora: Gal Costa

Categoria melhor canção
Antes Do Mundo Acabar, de Zeca Baleiro e Zélia Duncan, intérprete Zélia Duncan

Categoria revelação
Simone Mazzer

Instrumental
Melhor álbum: Tocata à Amizade, de Tocata à Amizade 
Melhor solista: Hamilton de Holanda 
Melhor grupo: Tocata à Amizade

Categoria projeto visual
Tereza Bettinardi por Dancê, de Tulipa Ruiz

Categoria arranjador
Guinga por Porto da Madama, de Guinga

Categoria MPB
Melhor álbum: Dois Amigos, um século de música’ de Caetano Veloso e Gilberto Gil 
Melhor cantor: Caetano Veloso 
Melhor cantora: Virginia Rodrigues 
Melhor grupo: Dônica

Categoria samba
Melhor álbum: Antes do mundo acabar, de Zélia Duncan 
Melhor cantor: Alfredo Del-Penho
Melhor cantora: Zélia Duncan 
Melhor grupo: Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira

Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira

Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.