Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira
Por Redação - 23/06/16 às 07:55
"Se eu estivesse sentado nessa plateia, teria quase 71 anos. Ao final da premiação, subiria ao palco, cantaria duas músicas e seria aplaudido por vocês. Mas o meu roteiro foi outro. Mesmo assim eu vou participar dessa festa no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, É tão bonito olhar aqui de cima…”.
Com esse emocionante texto, o ator Julio Andrade, que viveu o compositor Gonzaguinha no filme Gonzaga De Pai Pra filho (2012), iniciou, na noite de quarta-feira (22), o 27º Prêmio da Música Brasileira, no Centro do Rio de Janeiro.
Vestido como o falecido cantor, aparência e voz idênticas, Julio apresentou o evento ao lado de Dira Paes. Entre 83 indicações, divididas em 16 categorias, a festa consagrou produções musicais do país em diversos gêneros.
Na plateia, mais atores do que cantores, curiosamente, marcara presença. Adriana Birolli, Vera Zimmermann, Sandra Pêra (ex-namorada de Gonzaguinha, com quem teve uma filha, Amora Pêra), Cacau Protássio, Debora Olivieri, Malu Mader e o marido, Tony Belotto, Claudia Jimenez, Mônica Torres, Marina Elali, Edwin Luis, Luana iovani e o marido, Pedro Scooby, Leandra Leal e a mãe, Angela Leal (foi Ângela quem apresentou Gonzaguinha aos músicos que lhe incentivaram a carreira), Samantha Schmutz, Isabel Fillardis, Maitê Proença, Totia Meirelles, Murilo Rosa e a mulher, Fernanda Tavares, entre outros.
Zélia Duncan foi a grande vencedora da noite, com três prêmios pelo álbum Antes Do Mundo Acabar: Melhor Canção, Melhor Álbum de Samba e Melhor Cantora de Samba. A canora, inclusive, assinou o roteiro da premiação, com texto primoroso e emocionante.
Permeado por vários musicais, destacando a obra do homenageado, a premiação contou com os talentos de Alcione, cantando à capela o clássico Com a Perna no Mundo, Luiz Melodia fazendo dueto com Angela Ro-ro, em Grito de Alerta, Filipe Catto e Simone Mazzer, dividindo o microfone em Sangrando, o incrível cantor Criollo, dando sua interpretação à Comportamento Geral, a banda Dônica, com Lindo Lago do Amor, o indescritível Ney Matogrosso, emocionando a todos com Explode Coração, João Bosco com Galope, Elza Soares com Pretinho da Serrinha e Thiago da Serrinha, em Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz, os filhos de Gonzaguinha, Amora Pêra, Daniel Gonzaga e Fernanda, no momento mais emocionante da noite, cantando Redescobrir e Seu Jorge, dando um show no sucesso É.
Ao longo da noite, momentos memoráveis, como Dira Paes interpretando a mãe de criação de Gonzaguinha. Coube ainda à Dira um momento de ato político ao citar o engajamento do homenageado em movimentos estudantis. Emoção também foi, logo no início, com a homenagem à Cauby Peixoto prestada por José Maurício Mcheline, organizador do evento.
Por conta de uma insuficiência renal, Gilberto Gi foi a ausência mais sentida.
Confira a relação de vencedores:
Canção popular
Melhor cantor: Roberto Carlos (Primeira Fila)
Melhor álbum: ‘Do tamanho certo para o meu sorriso’, de Fafá de Belém
Melhor grupo: Jamz
Melhor cantora: Fafá de Belém
Melhor dupla: Chitãozinho e Xororó
Especiais
Álbum em língua estrangeira: Cauby Sings Nat King Cole, de Cauby Peixoto
Álbum infantil: Para Ficar Com Você, de Palavra Cantada
Álbum eletrônico: Gaia Musica – vol. 1, de Dj Tudo e Sua Gente de Todo Lugar
Álbum projeto especial: Café no Bule, de Zeca Baleiro, Naná Vasconcelos e Paulo Lepetit
Melhor DVD: Loucura Adriana Calcanhoto canta Lupicínio Rodrigues
Álbum erudito: Sinfonia nº12, Uirapuru e Mandu-Çarará, de Villa-Lobos, interpretado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Regional
Melhor cantor: Xangai
Melhor cantora: Elba Ramalho
Melhor dupla: Almir Sater e Renato Teixeira
Melhor álbum: Cordas, Gonzaga e Afins (Sagrama e Encore), de Elba Ramalho
Melhor grupo: Ilê Aiyê
Pop/rock/reggae/hip-hop/funk
Melhor cantor: Lenine
Melhor álbum: A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares
Melhor grupo: Titãs
Melhor cantora: Gal Costa
Categoria melhor canção
Antes Do Mundo Acabar, de Zeca Baleiro e Zélia Duncan, intérprete Zélia Duncan
Categoria revelação
Simone Mazzer
Instrumental
Melhor álbum: Tocata à Amizade, de Tocata à Amizade
Melhor solista: Hamilton de Holanda
Melhor grupo: Tocata à Amizade
Categoria projeto visual
Tereza Bettinardi por Dancê, de Tulipa Ruiz
Categoria arranjador
Guinga por Porto da Madama, de Guinga
Categoria MPB
Melhor álbum: Dois Amigos, um século de música’ de Caetano Veloso e Gilberto Gil
Melhor cantor: Caetano Veloso
Melhor cantora: Virginia Rodrigues
Melhor grupo: Dônica
Categoria samba
Melhor álbum: Antes do mundo acabar, de Zélia Duncan
Melhor cantor: Alfredo Del-Penho
Melhor cantora: Zélia Duncan
Melhor grupo: Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
Fafá de Belém e Chitãozinho & Xororó exibem seus troféus Alcione Chitãozinho & Xororó Rapper Criolo Dira Paes também marcou presença Dira Paes apresentando Elza Soares na premiação Elba Ramalho Elza Soares Elza Soares se apresentou na premiação Fafá de Belém e Chitãozinho & Xororó exibem seus troféus Fafá de Belém Gal Costa Hamilton de Holanda, vencedor da Categoria Instrumental – Melhor Solista Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira Daniela Mercury e Malu Verçosa Fernanda Abreu e o namorado Tuto Ferraz Tonico Pereira Emanuelle Araújo Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira Grupo Melanina Carioca com Roberta Rodrigues Roberta Rodrigues Marisa Orth e o marido Da Lua Arlete Salles Gabriel Braga Nunes Daniel del Sarto e namorada Baby do Brasil e uma de suas filhas Tiago Abravanel Vanusa Cris Vianna e namorado João Gilberto Artistas prestigiam o 27º Prêmio da Música Brasileira Ney Matogrosso Zélia Duncan (à direita) posou para fotos com um dos troféus do evento Zélia Duncan em premiação Zélia Duncan recebeu um dos prêmios
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.