Ator de Sangue Bom conta que cozinhar virou um hobby
Por Redação - 01/09/13 às 16:04
A cozinha sempre foi um lugar amistoso para Julio Oliveira. Desde que decidiu estudar teatro, aos 13 anos, o intérprete do Peixinho de Sangue Bom viu no cômodo um lugar para levar seus sonhos adiante. Filho de uma cozinheira, o ator não se intimidou e colocou a mão na massa para ajudar a financiar seus estudos.
"Fazia salgados e sacolés para vender pelo bairro", relembra.
Embora se orgulhe do passado humilde, Julio teme passar a imagem de coitadinho.
"Não quero ser lembrado por isso. Tinha de me virar, como todo brasileiro", ressalta.
Embora não precise mais fazer esses bicos, Julio continua gostando de assumir o fogão.
"Prefiro fazer comidas salgadas. Mas meus amigos sempre elogiam meus doces, principalmente meu 'cheesecake'", garante.
Enquanto separa os ingredientes necessários para fazer a torta de queijo, o ator mostra intimidade com a cozinha. Metódico, ele gosta de separar os utensílios e ingredientes antes de começar a cozinhar.
"Facilita o meu trabalho", diz.
Como a massa demora mais para ficar pronta, o ator prefere começar por ela. Para fazê-la, é necessário triturar um pacote de biscoito de maizena no liquidificador, até que ele se torne uma espécie de pó.
"Sempre sobram uns pedacinhos maiores, mas aí é só quebrar com a mão mesmo", explica.
Quando o biscoito estiver em formato de finos grãos, é preciso adicionar duas colheres e meia de manteiga sem sal.
"Aí vem minha parte favorita: a hora de, literalmente, colocar a mão na massa", brinca o ator no resort Hode Luã, situado na Ilha de Guaratiba, no Rio de Janeiro, local escolhido por ele para a sessão de fotos.
"O segredo é misturar até ficar uma massa homogênea", entrega.
Depois, é só espalhar em um recipiente, formando uma espécie de cama para o recheio.
"Algumas pessoas preferem colocar a massa do lado do refratário também. Mas eu acho que colocar só embaixo reduz a chance de cortar na hora de comer", palpita.
A massa, então, deve ir para o forno por cerca de 30 minutos, até ficar seca e com aparência crocante.
"Dá para fazer no microondas também. É só ver o tempo certo para secar a massa toda", explica. "Quando começa a queimar o que ficou nas 'bordinhas' do pirex é porque está na hora de desligar o fogo", ensina.
Para fazer o recheio do cheesecake, é preciso unir o cream cheese, leite condensado e creme de leite e bater a mistura no liquidificador. Enquanto os ingredientes se misturam, Julio dissolve um pacote de gelatina sem sabor em meio litro de água.
"É a gelatina que vai dar a consistência certa e deixar o recheio durinho", destaca.
Depois, é só unir a gelatina ao conteúdo do liquidificador.
"Quando misturar tudo, é só jogar o recheio em cima da cama de biscoito", destaca, dizendo que esperar as próximas duas horas, quando a receita fica finalmente pronta, é a parte mais difícil.
Após ir para a geladeira, o toque final é jogar a geleia de amora por cima da torta já finalizada.
"É uma delícia, sou apaixonado por essa receita", aprova.
Cheesecake
Ingredientes
1 pacote de biscoito de maizena
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina sem sabor incolor
1 lata de geleia de amora
2 tabletes de "cream cheese"
2,5 colheres de manteiga sem sal
Modo de fazer
Para fazer a massa, bata o biscoito de maizena no liquidificador até que se transforme em finos grãos. Acrescente ao biscoito moído duas colheres de manteiga e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Feito isso, coloque a massa em um recipiente até que forme uma fina camada, ocupando toda a extensão do recipiente. Coloque em fogo baixo e cheque, a cada 15 minutos, se a massa está seca. Quando secar, tire do forno e deixe esfriar. Para fazer o recheio, bata o "cream cheese" no liquidificador, junto com o creme de leite e o leite condensado. Enquanto os ingredientes se misturam, dissolva a gelatina sem sabor incolor em meio litro de água. Quando a mistura estiver pronta, junte com os ingredientes do liquidificador e bata mais uma vez. Quando os ingredientes estiverem todos misturados, jogue o recheio por cima da massa. Deixe o recipiente na geladeira por cerca de duas horas. Depois, é só cobrir o recipiente com a geléia e a sobremesa está pronta.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.