Ator do Pânico na TV passa por cirurgia, em SP

Por - 15/08/06 às 12:35

Luizinho Coruja

O humorista,  Wellington Muniz, mais conhecido como Ceará, do programa Pânico na TV, da RedeTV!, não participou da atração neste domingo, dia 13. Isso porque, teve que se submeter a uma cirurgia não muito comum: de ginecomastia. O humorista tinha nódulos nas mamas, que precisaram ser retirados. A ginecomastia é o nome dado para a alteração hormonal ou acúmulo de gordura nas mamas masculinas.

A cirurgia aconteceu na Clinica Santé, em São Paulo. De acordo com informações apuradas pelo OFuxico, Ceará já está bem e deve voltar ao trabalho ainda esta semana.

Ao lado do Repórter Vesgo, seu companheiro de todas as horas, a imitação mais marcante de Ceará é no papel do homem do baú, Silvio Santos.

Saiba Mais sobre a Doença

Ginecomastia (literalmente, mamas femininas) é causada por um desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina. Ocorre nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e velhice) sem nenhuma patologia de base, na maior parte dos casos. A alteração é normalmente causada por uma variedade de mudanças hormonais, sendo a maioria delas reversíveis durante a puberdade. Na maioria dos casos nesta faixa etária, ela é uma condição benigna, tratável e corrigível.

Sinais Clínicos, Sintomas e Causas

No homem adulto normal, não há tecido mamário palpável. A ginecomastia apresenta-se como uma massa palpável, na região mamária, variando de 1 a 10cm de diâmetro. Geralmente ela se apresenta de forma unilateral, podendo desenvolver-se, após meses ou anos, na outra mama.

O mamilo e a aréola raramente apresentam mudanças significativas, embora a hipertrofia dos mamilos e o alargamento das aréolas possam ocorrer. Os sintomas limitam-se à massa palpável e pouca dor à palpação, principalmente nos adolescentes, porém na maioria dos casos, a doença é assintomática.

Cirurgia e Técnicas Atuais

A técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração (a mais simples), lipoaspiração ultrassônica (considerada por muitos como o tratamento de escolha para a maioria dos casos) e mamoplastia redutora (nos pacientes com redundância de pele).

Fonte: www.boasaude.com.br

 


×